Começam as obras de revitalização do Parcão

Ampliação da pista para prática de atividade física já iniciou Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA

O Parque Moinhos de Vento está passando por uma série de melhorias. A ordem de início para elaboração do projeto das obras de revitalização do lago foi assinada nesta terça-feira, 12, e deve ficar pronto em 70 dias. Já a ampliação da pista para prática de atividade física já começou. Também está em estudo a instalação de quadras de beach tennis. As ações têm por objetivo estimular a prática adequada de esportes, garantir espaço de contemplação junto ao lago do moinho e promover educação ambiental com os frequentadores.

A empresa contratada para recuperação do lago irá desenvolver trabalhos de desassoreamento, projetos civil e de sistemas de drenagem, de paisagismo, além de gerenciamento ambiental, educação ambiental e manejo de fauna e flora. A intervenção é resultado de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (TASCC) firmado com a Melnick Even Coqueiro Empreendimento Imobiliário Ltda para a aquisição de índices construtivos necessários para a implantação do empreendimento na avenida Nilo Peçanha.

“As contrapartidas da iniciativa privada são um instrumento legal que possibilita ao município qualificar áreas públicas, com investimentos que o município não disporia. Cabe ressaltar que esses investimentos não fazem parte do escopo de adoção do parque”, explica o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Smamus) Germano Bremm.

Lago – O diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza, explica que os projetos com a proposta de intervenção na área do lago deverão contemplar áreas de circulação, passeios, áreas verdes com vegetação a ser mantida e nova a ser implantada, elementos de proteção, segurança e mobiliário urbano. “No projeto de paisagismo, deverão constar muretas ou cercas de contenção no entorno do lago para preservação das margens, bem como para limitação de área de contenção dos cágados”, explica diz Souza.

“A Melnick tem enorme satisfação em poder reverter a verba destinada à aquisição de índices construtivos em um projeto tão importante para nossa cidade. A recuperação do Lago do Parcão é um resgate a um dos mais belos cartões postais da nossa cidade, mais um presente importante no ano de comemoração dos 250 anos de nossa Porto Alegre”, afirma a diretora Cláudia Lima.

Na obra, que será feita pela empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente – contratada pela Melnick -, há previsão de retirada dos patos e marrecos e realocação dos cágados e peixes dentro do próprio lago. Todas as obras serão fiscalizadas por técnicos da Smamus.

Esporte – Também foram iniciados os serviços de ampliação da pista para prática de atividade física. As obras irão complementar o trecho de 490 metros por dentro do parque. Esta intervenção é uma obrigação legal da Companhia Zaffari Comércio e Indústria, como contrapartida à obra no Shopping Moinhos. Outra ação de incentivo à prática esportiva diz respeito à instalação de quadras de beach tennis no Parcão, ainda em etapa de estudo.

Link: https://prefeitura.poa.br/smamus/noticias/comecam-obras-de-revitalizacao-do-parcao



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, ,

3 respostas

  1. Será que um banner já não chamaria atenção suficiente?

    Curtir

  2. Com certeza isso é ótimo e é daquelas benfeitorias que agregam bastante valor para quem utiliza a área. Agora esperamos que a prefeitura se mobilize, ou cidadãos mesmo façam uma campanha, para a reforma do moinho em si, que está em petição de miséria e se vê uma lástima só. O moinho que é o símbolo máximo desse parque e desse bairro nobre da cidade, merece ser revitalizado a fim de poder ser utilizado para coisas interessantes, como poderia ser uma briquedoteca;espaço cultural de primeira padrão das existentes em Curitiba, ou então um café/confeitaria finesse com um dos visuais mais bacanas da capital com certeza.. Enfim, tal construção merece sair do estado de abandono atual.

    Curtir

    • E se todos fizéssemos uma campanha nas redes sociais e marcássemos as empresas adotantes do parque para que algo seja feito?

      Achei super válida a ideia de um espaço cultural e de um café!

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: