
Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 20, o prefeito Sebastião Melo e o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentaram o novo método de cálculo que permitirá manter a tarifa do transporte coletivo nos atuais R$ 4,80. Além do valor da passagem, foi anunciada a estratégia de retomada gradativa da estrutura de operação do sistema, para qualificar o serviço aos usuários, chamada de Mais Transporte – Programa de Reestruturação do Transporte em Porto Alegre.
Conforme Melo, enquanto ocorre a mobilização nacional para aprovar o custeio das isenções dos idosos pelo governo federal, a equipe da prefeitura se debruçou em buscar soluções para atender melhor o usuário, sem aumentar o preço da passagem nem o volume que já vem sendo subsidiado pelo município nos últimos anos.
“Além da pandemia e da segurança pública, o transporte é a maior chaga na qualidade de vida do cidadão e no funcionamento da cidade.Tratamos do tema com máxima prioridade e estamos avançando com um plano concreto para retomar serviços, criar instrumentos de qualificação e mantendo o esforço de caixa para fazer mais com o mesmo patamar de aporte, sem penalizar o usuário com aumento de tarifa”- Prefeito Sebastião Melo.
Caso o projeto de lei seja aprovado na Câmara Federal e sancionado pelo governo federal, com confirmação dos recursos, Melo afirmou que o volume poderá ser aplicado na redução da passagem e no custeio da qualificação.
Retomada da operação – O secretário de Mobilidade Urbana explicou as medidas imediatas, de médio e de longo prazos. A oferta de viagens será ampliada em 20%, com mais 19 linhas, 109 ônibus, aumento de 2.163 viagens por dia e mais de 52 mil quilômetros rodados diariamente, considerando dias úteis.
Acesse a íntegra da apresentação do Mais Transporte.
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MAIS LINHAS? Aonde que cabe mais linha nessa cidade? Em corredor de ônibus é que não cabe mais nada.
Isto dito: a reorganização dos custos em função do custo por quilômetro é uma ótima ideia, é algo que eu já defendo faz muito tempo. Mas o verdadeiro potencial dessa medida só pode ser realizado racionalizando as linhas, eliminando sobreposições, criando integrações ágeis e opções de tarifa que premiem o passageiro frequente. É surreal que ainda não existam tíquetes diários/semanais/mensais, mas é INSANO que se cobre extra o passageiro que precisa pegar dois ônibus.
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O grande problema é que as empresas são literalmente uma máfia, daí a prefeitura se dobra a elas e faz coisinhas como tirar cobrador (péssima ideia do jeito que tá sendo feito) em vez de reestruturar as linhas e eliminar sobreposições.
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Deixa eu ver se entendi: O Diesel nas alturas, o numero de passageiro por km despencou e a prefeitura conseguiu além de manter o preço da passagem pra esse ano, garantir o AUMENTO da oferta de linhas? NOSSA, ESSA PREFEITURA É INCRÍVEL!!! Só digo uma coisa: tem caroço nesse angu. Alguem vai pagar essa conta. E ainda tem a histórinha de obrigatoriedade dos ar condicionado nos onibus.. será que tiraram porcausa do covid? se tiraram, baixaram os R$ 0,10 que o sistema custava quando foi implementado?
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Provavelmente a resposta está em que a arrecadação realizada nos últimos dois anos superou a previsão em cerca de 600 milhões de reais, por conta do aumento de preços, principalmente dos combustíveis, fato que beneficiou também o governo estadual. Por exemplo, em 2021 a receita prevista foi de 8.622.893.179,00 e a realizada, 9.228.365.287,60. Também reduções no custo da passagem aconteceram, como o programa de extinção dos cobradores, em execução, a redução nas isenções e dias de passe livre anuais. Com essas situações ocorrendo , possivelmente a prefeitura está com mais folga de caixa para fazer mais repasses ao sistema, que é cronicamente deficitário.
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