Segunda linha da nova adutora subaquática é instalada no Guaíba

Implantação faz parte do novo Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado, no bairro Belém Novo. Foto: Luciano Lanes / PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu, nesta quarta-feira, 20, a instalação da segunda linha de tubulação da adutora subaquática de captação de água bruta. A implantação faz parte do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no bairro Belém Novo. A operação de alta complexidade, autorizada pela Marinha, iniciou-se na terça, 19, às 17h, e prosseguiu na madrugada com deslocamento dos tubos das proximidades da Ilha das Flores, no rio Jacuí, até a margem, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. Durante esta quarta-feira, 20, com o apoio de embarcações, a linha de tubos em polietileno de alta densidade (Pead) está sendo afundada no lago Guaíba. A primeira etapa da instalação ocorreu no dia 5 de abril. 

As duas linhas adutoras com dois quilômetros de extensão cada ficarão dispostas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, lado Sul. Iniciados em abril e efetuados pela Ster Engenharia Ltda, os trabalhos têm estimativa de término neste primeiro semestre e estão com cerca de 75% de execução. Elas ficarão a cinco metros de profundidade e terão sinalização náutica de boias.

A partir da próxima semana, iniciam-se duas novas etapas das obras. “Será realizado o reaterro da vala que abriga a adutora, restabelecendo o leito do lago, e também começaremos a execução da torre de captação, na extremidade das linhas”, destaca o diretor-geral do Dmae,  Alexandre Garcia. A torre ficará submersa até o limite da linha d’água do lago e também será sinalizada com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local”.

Foto: Luciano Lanes / PMPA

Após o aterramento das linhas de adutoras, o Dmae fechará seu canteiro de obras na Praia do Poleto, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizará as obras de melhoria na Praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade. 

A obra para captação de água bruta do Guaíba tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2024.



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: