Prefeitura divulga melhor proposta para revitalização do Viaduto Otávio Rocha

Serão recuperados os elementos construtivos e decorativos, com a substituição do cirex, revestimento característico do viaduto. PMPA/Divulgação

Foram conhecidos, nesta terça-feira, 17, os valores das propostas das duas empresas interessadas na revitalização do Viaduto Otávio Rocha. Com o menor valor, a Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia ofertou R$ 13.706.609,76. Já a Marsou Engenharia ofereceu R$ 13.723.857,25. A sessão pública para abertura dos envelopes com as propostas ocorreu às 10h, na sala de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio.

Por ser uma licitação na modalidade concorrência, do tipo menor preço global, vence a empresa que apresentou a proposta mais baixa. Seguindo os trâmites legais, a homologação só ocorre após todas as etapas do certame serem vencidas. Agora segue o prazo legal de recursos. 

“Pretendemos homologar essa licitação o mais breve possível, pois a revitalização do Viaduto Otávio Rocha vai devolver um espaço importante para a comunidade. Não havendo recursos, na próxima semana poderemos declarar a empresa como vencedora”, afirmou o secretário André Barbosa.

Revitalização – Além da recuperação dos elementos construtivos e decorativos – com a substituição de todo o cirex, revestimento característico do viaduto – também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, sistemas de segurança e iluminação pública. Serão efetuadas adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e um processo de impermeabilização.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial. Outra intervenção importante será a que promoverá a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.

União contra o vandalismo – Uma das principais missões a partir da revitalização do Viaduto Otávio Rocha será manter a estrutura livre da ação de vândalos. O viaduto é alvo de depredações e pichações há décadas. Em 2021, um levantamento do Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro) apontou que a estrutura possuía 747 pichações, além de dezenas de obras de arte, postes e outros equipamentos fora de uso, devido aos ataques ao patrimônio público. Dessa forma, a prefeitura projeta uma campanha de conscientização com o intuito de mobilizar a comunidade em prol da conservação do espaço. Também está sendo prospectada a ampliação do sistema de videomonitoramento no entorno.

Link: https://prefeitura.poa.br/smap/noticias/prefeitura-divulga-melhor-proposta-para-revitalizacao-do-viaduto-otavio-rocha



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Restauro Viaduto Otávio Rocha

Tags:,

6 respostas

  1. Falaram os especialistas em Cirex

    Curtir

  2. Não se faz o Cirex como o do viaduto há pelo menos 40 anos em Porto Alegre. As últimas substituições desse material e reformas foram desastrosas. Não há necessidade de substituí-lo, fora pequenas partes.

    Curtir

    • Isso explica porque o único lugar que conheço com esse tipo de material é o viaduto Otávio Rocha.

      Curtir

      • Tem a sede do Comando Militar do Sul, Santander Cultural, Reitoria da UFRGS e diversos Art Déco pelo Centro, Farrapos, Cidade Baixa… Uruguai e Argentina são cheios também. Cada vez menos porque a técnica é de muito difícil (diria impossível) reprodução atualmente e via de regra se pinta por cima, mudando completamente o caráter dessas fachadas. Quando se tenta imitar fica com mais aspecto de cimento que de cirex. A Praça Marquesa de Sevigné era cercada de construções em cirex, inclusive o edifício da escola, que devia ser um dos mais altos em cirex da cidade, e foram todos descaracterizados nos últimos 10 anos.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: