Dia histórico: pista do Aeroporto Salgado Filho tem oficialmente 3.200 metros a partir de hoje

O Aeroporto Internacional Salgado Filho passa a operar a partir de hoje, dia 19 de maio de 2022, com sua pista ampliada, com 3.200 metros.

Foto: Fraport / Divulgação

Com capacidade de operar jatos cargueiros e de passageiros, como Airbus A330-900, Boeing 777-300ER e Boeing 747-400 com cargas máximas em rotas para Europa e Estados Unidos esperamos que aumente significativamente os voos, em especial os de carga, terminando com a dependência das empresas gaúchas de terem que operar em aeroportos como Guarulhos e Campinas, fazendo incrementar nossa economia, através de exportações e mesmo importações de outros países diretamente do nosso terminal. Hoje em dia, há um gasto maior das empresas da serra e da grande Porto Alegre, terem que enviar suas mercadorias pra exportação através de caminhões para São Paulo e dos aeroportos deste estado para o exterior, aumentando os custos.

A partir de agora existirá para as empresas exportadoras a opção de partir diretamente de Porto Alegre.

Na madrugada de hoje foram atualizadas as sinalizações da parte ampliada da pista, integrando-a pista já existente. A partir das 5:15 da manhã, oficialmente ela passou a contar com 3.200 metros operacionais.

Para entender:

A ampliação da pista permite que aviões provenientes da Europa, Estados Unidos e África pousem no Salgado Filho, assim como aeronaves possam enviar cargas a partir de Porto Alegre, conseguindo colocar mais combustível, mais carga, passageiros e despachar voos diretos e com menos escalas. Entre as aeronaves que vão poder utilizar a pista, estão os modelos B777-300ER (11.120 km de autonomia e 300 toneladas de peso máximo de decolagem), B747-400 (13.450 km de autonomia e 397 toneladas) e B787-900 (13.950 km de autonomia e 253 toneladas), todos da Boeing, e o A330-900 (13.334 km de autonomia e 251 toneladas), da Airbus. 

Atlas Air, a empresa de carga que possui a maior frota de Boeing 747 do mundo é uma das empresas que poderá operar no Salgado Filho. Foto: AEROIN

Texto: Blog Porto Imagem

Fonte: Fraport e imprensa em geral



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

4 respostas

  1. Um sonho de pelo menos 20 anos, realizado!
    Para quem gosta de viajar, de comércio exterior e de ver a cidade e o Estado se desenvolverem, é um grande alegria ver isto se tornar realidade

    Curtir

  2. Bendita Fraport!!! Como foi ótimo essa empresa assumir o Salgado Filho, fazer as benfeitorias do terminal e agora essa extensão da pista, que definitivamente alçam o aeroporto da capital gaúcha a um outro patamar! Com certeza muitos benefícios serão colhidos e tanto a empresa, como a cidade e o estado, sairão ganhando. E que venham muitos voos de transporte de cargas e mais voos internacionais, cremos que são viáveis direto para Roma, bem como Frankfurt é super viável, e claro algo para Miami e NY. Só positividade e coisas boas aportando!

    Curtir

  3. Uma obra esperada a muitos anos, finalmente está finalizada e liberada para uso
    Ganha Poa e ganha o RS com a pista ampliada do SF

    Parabéns Fraport.

    Curtir

    • Ontem fui no aeroporto a noite, na parte de responsabilidade da Fraport tudo perfeito, já o entorno totalmente escuro, alças do viaduto sem pintura, extremamente mal sinalizadas e sujas. O prefeito vem fazendo um bom trabalho, mas essa primeira impressão e cuidado estão devendo, tanto para quem chega no aero, quanto pela rodoviária. Mais capricho e zelo ai prefeito.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: