Aprovado Estudo de Viabilidade Urbanística do Cais Mauá

Em reunião ordinária na noite desta terça-feira,7, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) aprovou o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do projeto de revitalização do Cais Mauá. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, presidente do conselho, conduziu os trabalhos e destaca a importância da aprovação. “Trata-se de um projeto de magnitude revolucionária, que coloca Porto Alegre num outro patamar. Ressalto que a proposta mantém áreas livres de uso público, como um grande promenade junto a toda orla do Cais, um contínuo boulevard, ao longo da Mauá, e vários passeios, praças e jardins nos setores do Gasômetro e das Docas”. 

A área total do empreendimento é de aproximadamente 239.400 metros quadrados, sendo subdividido em três setores distintos de implantação:

Setor Armazéns – corresponde à restauração e à reformulação dos armazéns existentes na parte central do Cais, bem como a qualificação dos espaços abertos de todo o setor, com utilização voltada a atividades institucionais, empresariais, de lazer, culturais, de entretenimento, de eventos e de hospedagem. 

Setor Docas – corresponde à implantação de nove  torres, com uso residencial, comercial e serviços, além da restauração do frigorífico preexistente e da urbanização e qualificação das áreas externas do sítio. 

Setor Gasômetro – corresponde à implantação de edifício para atividades de ensino, gastronomia e comércio e de atividades diversificadas ao ar livre. 

O Estudo de Viabilidade Urbanística aponta ainda as medidas mitigatórias. O empreendedor deverá firmar Termo de Compromisso com o Município, o qual é condicionante para o licenciamento urbanístico e ambiental do empreendimento.

A reunião foi transmitida pelo canal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no YouTube. 

Link: https://prefeitura.poa.br/smamus/noticias/aprovado-estudo-de-viabilidade-urbanistica-do-cais-maua



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:

8 respostas

  1. A fachada dos prédios é a definitiva? será que poderá ser alterada? está faltando algo de destaque, está muito cinza. Que pena que não incluíram uma torre panorâmica no local

    Curtir

  2. Adorei o projeto, só espero que vá adiante, e os contra tudo não se manifestem contra, assim como as torres ao lado do beira rio, que seria um baita ponto turistico com o rooftop, e os contra tudo, olha que surpresa, estão fazendo de tudo pra não ser aprovado.

    Curtir

  3. Espero que os esquerdopatas de plantão, que conduziram nossa cidade por anos e tornaram ela caótica não comecem a remar para traz.

    Curtir

    • Nunca gostei desses esquerdistas, mas dou todo apoio a eles quando pedem um cais Mauá voltado para a população e não apenas para alguns. O peninha que eu detesto fez um ótimo trabalho chamando o povo para protestar alguns anos atrás.

      Curtir

      • Em teoria faz sentido, mas já se viu que essa história de cais para a população é conversa mole para deixar o local como está, abandonado e de ninguém. Mesma coisa que diziam da orla, que somente agora, após décadas, que é verdadeiramente de toda a população, porque antes era apenas dos noiados e sem-teto. Idem para o Pontal.

        Curtir

        • Essas áreas não são qualquer uma como no interior da cidade, são as áreas que após concluídas se transformam em uma imagem da cidade, seus impactos são muito maiores(supondo que a cidade não permita espigões, pois se destacam muito também), então cais Mauá, centro histórico e orla do Guaíba merecem uma atenção diferenciada, depois de construído um prédio por exemplo, permanecerá por décadas ou séculos. Não liguei muito para os quiosques porque são algo que em alguns anos basta trocar por uma coisa melhor..mas um prédio irá trocar como?

          Curtido por 1 pessoa

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: