
As obras do Quadrilátero Central iniciam no trecho 2 (Dr. Flores) nesta segunda-feira, 27, com isolamento da área, término da remoção de paralelepípedos e retirada do subleito contaminado. Os trabalhos seguem dentro do cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
No trecho 1 (rua Marechal Floriano Peixoto), as ações continuam, com recebimento de base de brita graduada, compactação de subleito e o início da colocação de meio-fio. Os serviços podem sofrer alterações em caso de chuva.
O primeiro trecho do Quadrilátero Central, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Dr. Flores, começou no dia 13 de junho. Nesta etapa foram realizados diversos serviços, como isolamento de áreas, remoção de paralelepípedos e meio-fio, escavação e remoção de solo, remoção de meio-fio e paralelepípedos do trecho 2 da rua Otávio Rocha, recebimento de brita graduada e compactação com rolo no trecho 1, instalação de rede elétrica provisória e colocação de novos contêineres.


Link: https://prefeitura.poa.br/smoi/noticias/obras-do-quadrilatero-central-avancam-para-o-trecho-2
Categorias:250 anos de Porto Alegre, Arquitetura | Urbanismo, Programa de Reabilitação do Centro Histórico
Alguma novidade sobre o material de acabamento? Se for verdade que o granito será trocado por concreto em menos de 10 anos o trecho estará pior do que é hoje.
CurtirCurtir
Depende de quem executar o concreto. Se for a prefeitura, aí aposto no basalto também.
CurtirCurtir
O concreto mais bem executado não supera o granito dos meio-fios e paralelepípedos. Além de serem parte da identidade da paisagem da cidade e de já serem o padrão da região central, os granitos avermelhados da região de Porto Alegre são excepcionais, os do centro provavelmente de minas desativadas, portanto “extintos”. O basalto não é feio mas bem menos nobre.
CurtirCurtir
Pelas fotos parecem ter deixado os granitos no canteiro em vez de descartá-los então creio que serão reutilizados.
CurtirCurtir
Projeção da Avenida Otávio Rocha, em Porto Alegre, após obras.
Rua Otávio Rocha: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.
Acho que irão manter o granito porém as calçadas de basalto serão trocadas por calças patéticas de concreto.
CurtirCurtir
Calçada*
Gostaram do concreto no gasômetro , a moda agora será “gasometrar” toda cidade.
CurtirCurtir