Praça Osvaldo Cruz é entregue revitalizada no Centro de Porto Alegre

Foto: Alex Rocha/PMPA

A praça Osvaldo Cruz foi entregue revitalizada para a população na manhã desta quinta-feira, 30. O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, ressaltou a importância do espaço para a valorização do bairro. “Nossa gestão tem feito um esforço muito grande para valorizar o Centro da cidade e apostamos nesta parceria com o setor privado para cuidar dos espaços públicos. Também é importante reforçar que este é um ambiente de todos nós. Ajudem-nos a preservar esta praça que é histórica”, disse Gomes.

O local foi adotado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), que será responsável pela manutenção por cinco anos. Foram recolocadas pedras portuguesas e basalto originais na área central – a praça recebeu ainda decks em diferentes níveis para que os frequentadores possam aproveitar a sombra em torno das árvores.

Novos canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação e bicicletário também foram instalados na praça Osvaldo Cruz, que recebe esta denominação em homenagem ao médico e sanitarista brasileiro. O busto dele, instalado no local em 24 de fevereiro de 1928 e um dos símbolos históricos da praça, também passou por restauração completa.

Foto: Alex Rocha/PMPA

O presidente do CDL POA, Irio Piva, reforçou a importância da parceria com a prefeitura para os bons resultados. “O nosso objetivo é oferecer um ambiente melhor para o convívio de todos que vivem, trabalham e transitam por essa região. Acreditamos na nossa cidade. Temos participado de uma série de iniciativas em parceria iniciativa pública para melhorar a vida da sociedade”, afirmou.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou uma tenda com profissionais que aplicaram a vacina contra a gripe no público. A iniciativa segue até as 15h desta quinta-feira, no local.

Participaram do ato os secretários da Cultura, Gunter Axt; da Fazenda, Rodrigo Fantinel; e dos Serviços Urbanos Adjunto, Vitorino Baseggio.

Nome da praça – existe uma curiosidade em relação ao nome da praça, por ser grafado com a letra ‘v’, e o nome do médico sanitarista ser escrito com ‘w’. Uma das explicações encontradas foi a exclusão das letras ‘w, k, y’ do alfabeto na revisão ortográfica de 1943, o que pode ter gerado uma atualização dos logradouros do município.

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/praca-osvaldo-cruz-e-entregue-revitalizada-no-centro-de-porto-alegre



Categorias:Meio Ambiente

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: