A Secretaria Municipal de Segurança, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, desencadeou nesta segunda-feira, 1º, mais uma edição da operação Calçada Livre no Centro de Porto Alegre. A ação visa coibir o comércio irregular de ambulantes na rua Voluntários da Pátria e entorno.

Além da Guarda Municipal e Brigada Militar, fiscais municipais e Corpo de Bombeiros também integram os trabalhos, que ainda envolvem a desobstrução de calçadas e vias da região. Os trabalhos ocorrem de forma periódica visando à segurança, regularização do comércio e o bom andamento das obras de revitalização do Quadrilátero Central.
“De forma preventiva estamos atuando para impedir o comércio ilícito, principalmente em calçadas da Voluntários da Pátria. Além de prejudicar o lojista regular, a venda ilegal de produtos fomenta o contrabando de mercadorias”, diz o secretário-adjunto municipal de Segurança, Comissário Zottis.
Denúncias podem ser realizadas pelos telefones 153 e 156.
Obras – As obras de revitalização e urbanização do Quadrilátero Central compreendem nove ruas do Centro Histórico. O investimento previsto é de R$ 16 milhões. As intervenções englobam desde ampliação de calçadas, como a remodelação de vias, melhorias na pavimentação, iluminação pública, ampliação do sistema de videomonitoramento e renovação da rede de abastecimento de água. Iniciada em junho e liberada por etapas, as obras devem ser concluídas em 18 meses.
Categorias:Outros assuntos
Sou lojista no centro e chamo isso de piada. Vi a fiscalização chegando. Dois ou três ambulantes fizeram fiasco, enquanto 100 levantavam acampamento pra retornar 1 hora depois. Essa ação tem que ser diária, de outra forma, é desperdício de dinheiro público, o famoso “para inglês ver”.
Obrigado pelo depoimento Carlos. É sempre importante ouvirmos todos os lados. A imprensa adora só abordar um dos lados.
Podiam indignar-se a combater os carros estacionados sobre as calçadas.
Isto vale para a Rua da Praia?? Estive no centro recentemente e o calçadao da Rua da Praia esta deploravel…..parece um acapamento de refugiados…. triste…. de ver…
Bravo!!!
Que bom que está havendo o devido combate a esse comércio irregular! Porto Alegre merece ter suas calçadas livres para a circulação a fim de que as pessoas possam ter sua mobilidade na condição de pedestres garantida e assim também possam usufruir melhor dos espaços públicos sem barreiras e poluição visual. Que mais pessoas sintam-se motivadas a ir ao centro, e possam se sentir mais confortáveis para curti-lo, para fazer passeios bacanas, parar nele também fazer compras incentivando o comércio legal, que é o que assina carteiras e garante os direitos dos trabalhadores e sua dignidade.