Gabinete do Prefeito e oito secretarias estão instalados no Centro Administrativo Municipal

Nova sede fica na rua General João Manoel, 157 Foto: Alex Rocha/PMPA

O Centro Administrativo Municipal (CAM) já está em funcionamento na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico. A nova sede do Executivo reúne nove órgãos, entre eles os gabinetes do prefeito Sebastião Melo e do vice Ricardo Gomes. O Paço Municipal, localizado na Praça Montevidéo, será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre e o prédio da prefeitura na rua Siqueira Campos, nº 1.300, segue em operação com os mesmos serviços de atendimento ao público.

Além da economia com aluguéis, a mudança aproxima diversos órgãos municipais, melhora a qualidade do atendimento oferecido à população e valoriza o Centro Histórico. “A mudança da nossa sede administrativa traz muitos ganhos. Iremos economizar nos aluguéis dos prédios e podemos investir esses valores naquilo em que a cidade precisa. Com a centralização dos serviços, ganhamos agilidade e eficiência no nosso trabalho”, afirma o vice-prefeito, que esteve à frente da negociação com a Habitasul, antiga proprietária do imóvel que liquidou débitos tributários de cerca de R$ 24 milhões com o Município.

A transferência das pastas ocorre de forma gradativa. A primeira secretaria a trocar de endereço foi a de Obras e Infraestrutura, em março. As secretarias de Parcerias; Planejamento e Assuntos Estratégicos; gabinetes de Comunicação Social; Primeira-Dama, Causa Animal e Junta Militar também já operam no novo local. A Secretaria Municipal de Governança e Coordenação Política será a próxima a se instalar no prédio. Até o final do ano será a vez do Gabinete de Inovação.

Foto: Gilberto Simon

Cultura – A entrega oficial do prédio histórico do Paço dos Açorianos à Secretaria Municipal de Cultura ocorreu no dia 26 de março, dentro das comemorações de 250 anos da Capital. O espaço, que desde o seu início, em 1901, abrigava obras de arte, muitas das quais estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli, será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre.

O Salão Nobre, que abriga três quadros monumentais de Carlos Scliar, com representações da vida da cidade, permanecerá intacto, assim como o Gabinete do Prefeito, que receberá ornamentação de quadros e/ou esculturas. No espaço, também deverá funcionar parte da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, que hoje está localizada na Casa Torelly, na avenida Independência, 453.

Junta Militar – A Junta Militar de Porto Alegre começou a atender no andar térreo do Centro Administrativo Municipal nesta quinta-feira, 4. Além das novas instalações, a Junta Militar estará próxima das forças armadas na região central, facilitando a procura por atendimento. O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Segurança, funcionava na sede da pasta, localizada no bairro Praia de Belas. Mais informações pelo telefone (51) 3289-5057.

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/gabinete-do-prefeito-e-oito-secretarias-estao-instalados-no-centro-administrativo

A vista do 15º andar (fotos: Gilberto Simon)



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Prédios

Tags:, , , ,

3 respostas

  1. Quem ja visitou alguns centros de atendimento, orgaos, secretarias e departamentos da pref de POA talvez tenha percebido: Existem muitas salinhas, casinhas e puxadinhos abrigando serviços, espalhados por vários locais da cidade em terrenos pequenos ou fora de mão para o cidadão acessar.

    Esse monte de pequenas construções tornam cara e ineficiente a adm pública. A transferencia de vários orgãos para dentro de um prédio só é de extrema importancia para a melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços.

    Curtir

    • Só que foram meia dúzia de secretarias pra esse prédio da João Manoel. Não resolveu muita coisa. O predio tem 18 andares mas tem pouca área por andar. Não seria o ideal pra centro administrativo de uma metrópole como Porto Alegre, com uma prefeitura com mais de 20 mil servidores. O prédio do INSS, atrás da Prefeitura Nova sim, seria um ótimo centro administrativo. Ele tem quase 30 andares e tem uma área enorme. E está abandonado. Ainda tenho esperança que ele vá pra prefeitura um dia.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: