Prefeitura pede apoio da bancada gaúcha para conclusão da segunda ponte do Guaíba

Senadores, deputados e vereadores foram recebidos pelo prefeito e vice na manhã desta segunda. Alex Rocha/PMPA

O prefeito Sebastião Melo convidou deputados federais e senadores da bancada gaúcha no Congresso Nacional para debater na manhã desta segunda-feira, 15, os problemas decorrentes da não conclusão da segunda ponte do Guaíba, na entrada da cidade. Os parlamentares, incluindo representantes da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, discutiram sobre a possibilidade de destinar recursos a partir de emendas para o reassentamento das famílias que residem junto às alças de acesso.  

“Há dois importantes encaminhamentos a serem feitos. O término da obra civil que, tudo indica, deverá ocorrer na concessão, e fica nosso apelo para que seja o primeiro item da concessão. E a obra mais importante, que é a social, com o reassentamento das famílias”, – Prefeito Sebastião Melo.

O vice-prefeito Ricardo Gomes esteve em Brasília no final de julho para dialogar com os ministérios. “Precisamos de um prazo para que isso seja resolvido. Apresentamos o nosso senso de urgência e a importância de finalizar essa obra. É a entrada de Porto Alegre, é o caminho da Arena do Grêmio ao Centro e um ponto de conexão de diversas regiões com a Capital”, reforçou Gomes. 

Conforme o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, a prefeitura solicitou acesso ao cadastramento dos moradores realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Informalmente, o departamento informou que a ocupação inclui cerca de 600 famílias.

Mobilização – O deputado federal Giovani Cherini, coordenador da bancada, afirmou que construirão emenda e farão mobilização em Brasília para avançar as negociações com o governo federal. “Reafirmamos o compromisso da bancada com esta solução. Vamos trabalhar para abrir rubrica e podermos assumir compromisso com a finalização das intervenções para a ponte e os moradores”, disse. 

Melo agradeceu a mobilização dos parlamentares. “Esta união de esforços é fundamental. Além da bancada oferecer um valor de emenda para ajudar no reassentamento, acertamos que promoverão junto com a prefeitura e o governo estadual reuniões nos ministérios envolvidos para que o governo federal aporte os recursos necessários, porque só valores de emendas não serão suficientes para enfrentar um tema desta envergadura”, finalizou o prefeito. 

Participaram da reunião os senadores Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e a suplente do senador Paim, Reginete Bispo, e os deputados federais Alceu Moreira, Bohn Gass, Marcel Van Hattem, Márcio Biolchi, Onyx Lorenzoni, além de deputados estaduais e vereadores. Também acompanharam o debate o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, o presidente da Associação das Empresas do Humaitá/Navegantes, Alexandre Fortes, e o vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, Paulo Luz.

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/prefeitura-pede-apoio-da-bancada-gaucha-para-conclusao-da-segunda-ponte-do-guaiba



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:,

2 respostas

  1. Admirando e respeitando cada vez mais esse homem que demonstra tanto empenho, coisa de coração mesmo, em mudar a cara da cidade. Com isso Porto Alegre vai saindo do estado de abandono generalizado, e deixando seu potencial (que é gigante!) enfim aflorar. O término dessa ponte é de fato de suma importância e desejamos que o esforço tão louvável do prefeito sim frutifique. Que se alcance tal finalização e que venham os ganhos estético, o de mobilidade e o de moradia mais adequada para essas famílias.

    Curtir

  2. E nenhum representante das 600 famílias que serão removidas?
    A chamada democracia burguesa

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: