Prainha do Iberê será revitalizada

Projeção ilustrativa mostra como ficará o local com mobiliário e paisagismo
Foto: Arte: Taís Puretz Arquitetura/Divulgação PMPA

Tradicional ponto turístico dos porto-alegrenses, localizado em frente à Fundação Iberê Camargo, o espaço conhecido como Prainha do Iberê será adotado pela empresa Boom Sabor que Faz Bem. O projeto inovador inclui a instalação de novo mobiliário para a área, manutenção e conservação do paisagismo e urbanismo, na margem do Guaíba, na Zona Sul. Um pórtico de madeira com balanço para contemplar a paisagem, pallets e cadeiras de praia, além de um contêiner para venda de sucos naturais, açaí e sanduíches, serão implementados.

A prefeitura lançou, em maio, o edital de chamamento público para adoção da Prainha do Iberê, com vistas à sua manutenção, trafegabilidade e intensificação de uso. A proposta da empresa vencedora foi definida em julgamento público realizado por comissão formada pelas secretarias de Serviços Urbanos; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Urbanismo; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Parcerias e o Gabinete do Prefeito.

Como contrapartida, o adotante poderá propor a exploração comercial do local. A adoção se dará por um período de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. O valor total de implementação é de R$ 100 mil, além de manutenção mensal de R$ 4 mil.

Para o diretor de Parcerias da Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi, a prainha ainda não tinha um ponto tão atrativo e específico para acompanhar a chegada do pôr do sol. “Recebemos uma única proposta no edital de adoção, mas a empresa preencheu todos os requisitos mínimos contratuais e superou as expectativas”, explica Pedro.

A previsão é de que até setembro, aconteça a instalação de mobiliário urbano com identificação da marca e limpeza da área. A instalação de estrutura removível como ponto de venda, lixeiras, bicicletários e outros mobiliários urbanos complementares será feita até dezembro, incluindo paisagismo e decoração O projeto arquitetônico é da Taís Puretz Arquitetura.

Para o sócio-fundador da empresa Boom, David Fonseca, o foco do projeto foi o clima de praia. “Como o lugar já é chamado de Prainha do Iberê, vamos aproveitar esse espírito de lazer e descontração”.

Mais fotos:

Link: https://prefeitura.poa.br/smp/noticias/prainha-do-ibere-sera-revitalizada



Categorias:ORLA

Tags:, ,

3 respostas

  1. ainda sinto a falta de um projeto atras do campo suplementar do gremio perto da arena. aquela area esta sub aproveitada e poderia dar um belo por do céu com o contraste dos aviões descendo, beneficiaria aquela comunidade. não existe nem um projeto para ali sera?

    Curtir

  2. So pensar um pouco.. Orla arrumada, Parque da Orla vindo ai, Pontal Shopping, Revitalização do centro, Projeto cais Mauá parece que agora vai, Criação do 4D e implantação, Bairro planejado da Fraport, Shopping Belvedere e o novo Bourbon Shopping da Carlos Gomes… Porto Alegre se reinventando e daqui uns 5 anos sera bem diferente.

    Curtir

    • Muito projeto bom que vão mudar a cidade, mas só espero que a revitalização do centro não seja apenas o que já foi anunciado. O centro precisa de outras ideias que possam mudar detalhes mais amplamente. Estudar uma mudança do padrão das calçadas não é nada mal. Já mostraram aqui como são calçadas em Montevideo. Impossivel que não exista nenhuma matéria prima/pedra que fique bonita quanto aquela mas não custe tanto dinheiro. Nem precisa ser a mesma de lá. Isso com uma mudança gradual durante uns anos. Parece que os comercios tem a responsabilidade das calçadas, então não deve ser tão simples.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: