Imagens: preparação e terraplenagem do terreno do Shopping Belvedere

Após mais de 15 anos, está saindo do papel o empreendimento chamado Shopping Belvedere.

Com um projeto totalmente diferente do original, a preparação com retirada de vegetação e início da construção das vias internas assim como terraplenagem já é visível para quem passa na Terceira Perimetral.

Mas o que temos aqui para mostrar hoje são essas incríveis fotos da “Drones e Afins”, mostrando a área do alto.

As imagens são capturas de um vídeo da Drones e Afins.

As imagens:

O vídeo:

https://youtu.be/XfonG9-uXOA

Para quem não lembra do projeto:

Complexo Belvedere – Foto: Elizabeth Pocztaruk Arquitetos/Divulgação
Complexo Belvedere – Foto: Elizabeth Pocztaruk Arquitetos/Divulgação


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Shopping Centers

Tags:, , ,

21 respostas

  1. Numa cidade decente, a Tibiriçá já teria sido transformada em túnel ou viaduto, os prédios com moradores e as outras dependências da prefeitura já teriam sido desapropriados e transferidos de lugar e esse terreno todo teria sido transformado em uma extensão do Jardim Botânico. Que aberração. Que horror. Só Porto Alegre poderia nos proporcionar isso.

    Curtir

  2. Porto Alegre se livrou de um mega pombal da Encol nessa área com a falência da mesma, assim como falência da Maguefa nos salvou de um paredão na Praia de Belas.

    Curtir

  3. Espero que encontre seu nicho de mercado, pois o varejo em grandes centros comerciais já está saturado em Porto Alegre, ainda mais com o avanço do comércio eletrônico, que é inexorável.

    Curtir

  4. Esperamos que esse “render” que dá vontade de sair correndo, não seja de fato o que efetivamente venham a construir no local! Há em várias cidades brasileiras algumas delas menores e mais pobres que a capital gaúcha aonde já foram construídos centros comerciais incríveis, e que acabam agregando valor ao cenário urbano. Um viés que poderiam ter explorado nesse tal Belvedere é exatamente a presença de vegetação tentando aproveitar algo e mesclar com a construção, o que destacaria bastante o empreendimento. Se for isso aí do render mesmo de fato será algo bastante medíocre e a perda da oportunidade de se fazer um centro comercial espetacular. Deem uma olhada nessa página do que estão construindo atualmente em Asunción del Paraguay, aonde mostra alguns exemplos de uma arquitetura bem superior em alguns casos ao que se faz em Porto Alegre, o que nos faz pensar afinal que tipo de arquitetos parados no tempo e limitados são esses que atuam na capital gaúcha.
    https://www.skyscrapercity.com/threads/paraguay-projects-construction.1520341/page-11

    Curtir

    • Não creio que seja um problema da falta de criatividade dos nossos arquitetos. Como linhas arrojadas custam caro, o empreendedor acaba por limitar a atuação do profissional para que crie algo mais econômico, sem muito arrojo.
      Pelo que me parece, não quiseram criar um local icônico, bonito ou diferente para a cidade. Parece que é apenas um centro comercial e não um novo marco para Porto Alegre.

      Curtir

  5. Maneiro, mais um blocão isolado por muros e cercas sem nada vivo em volta. Acho que seri a até mais prático proibirem pedestres na área duma vez. Urbanismo idiota.

    Curtir

  6. Infelizmente o urbanismo está na mão de políticos leigos,
    preocupados com interesses privados, e não a cargo de arquitetos urbanistas que se restringem a dar conselhos. Anotem aí: Muitas aberrações surgirão ocupando o solo.

    Curtir

  7. Infelizmente tem uma arquitetura dos anos 90, nada moderna..
    Não acho que valoriza a região onde está implantado, muito menos a cidade como um todo.
    É apenas um centro de compras,

    Curtir

  8. que oportuidade de um edificio iconico, com mais de 150 metros, para fazer um bom skyline.. uma pena

    Curtir

  9. E será que a próxima geração vai ter a chance de desenvolver um novo modelo? Infelizmente, se não mudarmos o mais urgente possível essa situação, teremos um caos ambiental no futuro não muito distante.

    Curtir

  10. Será que precisamos de mais um shopping? Os shoppings que temos ja têm muitos espaços vazios.

    Do ponto de vista de urbanismo, o projeto é bastante ultrapassado: quarteirões de grande escala, uso exclusivamente comercial do espaço, prédios sem qualquer relação com o entorno e ausência de fachadas ativas.

    Curtir

  11. Podendo fazer algo Belo escolhem o feio…

    Curtir

  12. parece um atacadão de beira de estrada, mas com palmeiras na frente.. insano

    Curtir

  13. Infelizmente para o lucro de poucos, o prejuízo de muitos…. cidade perdendo vegetação, erguendo monstros de concreto, e a cidade ficando cada vez mais quente. Com tantos modelos urbanísticos sustentáveis e orgânicos, Porto Alegre ainda sofre com a limitação de projetos obsoletos e incompatíveis com a nova arquitetura sustentável. Triste demais.

    Curtir

    • Essa área não era uma reserva biológia, ou parque estadual ou municipal. É uma área privada, já ha décadas destinada a empreendimentos imobiliários assim como várias outras na cidade. Caso exista algum responsável este é o poder público que não tratou de preservá-la.

      Curtir

    • Encheram o teu comentário de não gostei por simplesmente sugerir a necessidade de uma arquitetura mais sustentável e orgânica, a cidade está condenada a decadência e poucos são capazes de enxergar isso, espero nunca mais ter de morar em Porto Alegre.

      Curtir

      • A cidade está longe de estar em decadência. A arquitetura não é um fator relevante pra atestar a decadência ou a pujança de uma cidade.

        Curtir

        • Engraçado como esses discursos mudam a cada poucos anos conforme a necessidade do empreendedor, a poucos anos a desculpa para alguns dos grandes empreendimentos era que ícones arquitetônicos ajudariam a revitalizar e valorizar a cidade, essa foi uma das teclas muito batidas na primeira tentativa de revitalização do cais Mauá e do Pontal do Estaleiro. Agora a arquitetura é irrelevante para a revitalização da cidade.

          E qualquer um que ande de ônibus por Porto Alegre vai atestar a decadência da cidade, não sobrou nenhuma parada de ônibus em bom estado na 3ª Perimetral.

          Curtir

  14. Entendo a necessidade de geração de empregos em um país pobre com a nossa economia, apesar de preferir indústrias que gerem mais valor agregado, mais riqueza e salários. Mas sempre me parte o coração ver a antiga área verde destruída. Mas infelizmente nessa geração não teremos um modelo de desenvolvimento que consiga equacionar natureza e o nosso “urbanismo”.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: