Após mais de 15 anos, está saindo do papel o empreendimento chamado Shopping Belvedere.
Com um projeto totalmente diferente do original, a preparação com retirada de vegetação e início da construção das vias internas assim como terraplenagem já é visível para quem passa na Terceira Perimetral.
Mas o que temos aqui para mostrar hoje são essas incríveis fotos da “Drones e Afins”, mostrando a área do alto.
As imagens são capturas de um vídeo da Drones e Afins.
As imagens:







O vídeo:
Para quem não lembra do projeto:


Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Shopping Centers
Que lástima este projeto, só foi piorando através do tempo desde que apresentaram a primeira proposta. Galpões brancos parecendo depósitos, totalmente desconexos com o ambiente, arquitetura pobre, algo inexplicável nos dias de hoje, onde temos diversidade de materiais, recursos e até mesmo a facilidade de programas de computador para arquitetura, sem falar das inúmeras referências nacionais e mundiais que poderiam ajudar no processo. Depois de tanto tempo esperando a gente ver isto, é um atentado ao bom gosto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente. Tem razão. O projeto foi do ousado ao mais do mesmo. Lamentável !
CurtirCurtir
Numa cidade decente, a Tibiriçá já teria sido transformada em túnel ou viaduto, os prédios com moradores e as outras dependências da prefeitura já teriam sido desapropriados e transferidos de lugar e esse terreno todo teria sido transformado em uma extensão do Jardim Botânico. Que aberração. Que horror. Só Porto Alegre poderia nos proporcionar isso.
CurtirCurtir
Porto Alegre se livrou de um mega pombal da Encol nessa área com a falência da mesma, assim como falência da Maguefa nos salvou de um paredão na Praia de Belas.
CurtirCurtir
Espero que encontre seu nicho de mercado, pois o varejo em grandes centros comerciais já está saturado em Porto Alegre, ainda mais com o avanço do comércio eletrônico, que é inexorável.
CurtirCurtir
Esperamos que esse “render” que dá vontade de sair correndo, não seja de fato o que efetivamente venham a construir no local! Há em várias cidades brasileiras algumas delas menores e mais pobres que a capital gaúcha aonde já foram construídos centros comerciais incríveis, e que acabam agregando valor ao cenário urbano. Um viés que poderiam ter explorado nesse tal Belvedere é exatamente a presença de vegetação tentando aproveitar algo e mesclar com a construção, o que destacaria bastante o empreendimento. Se for isso aí do render mesmo de fato será algo bastante medíocre e a perda da oportunidade de se fazer um centro comercial espetacular. Deem uma olhada nessa página do que estão construindo atualmente em Asunción del Paraguay, aonde mostra alguns exemplos de uma arquitetura bem superior em alguns casos ao que se faz em Porto Alegre, o que nos faz pensar afinal que tipo de arquitetos parados no tempo e limitados são esses que atuam na capital gaúcha.
https://www.skyscrapercity.com/threads/paraguay-projects-construction.1520341/page-11
CurtirCurtir
Não creio que seja um problema da falta de criatividade dos nossos arquitetos. Como linhas arrojadas custam caro, o empreendedor acaba por limitar a atuação do profissional para que crie algo mais econômico, sem muito arrojo.
Pelo que me parece, não quiseram criar um local icônico, bonito ou diferente para a cidade. Parece que é apenas um centro comercial e não um novo marco para Porto Alegre.
CurtirCurtir
Maneiro, mais um blocão isolado por muros e cercas sem nada vivo em volta. Acho que seri a até mais prático proibirem pedestres na área duma vez. Urbanismo idiota.
CurtirCurtir
Uma verdadeira aberração urbanística.
CurtirCurtir
Infelizmente o urbanismo está na mão de políticos leigos,
preocupados com interesses privados, e não a cargo de arquitetos urbanistas que se restringem a dar conselhos. Anotem aí: Muitas aberrações surgirão ocupando o solo.
CurtirCurtir
Infelizmente tem uma arquitetura dos anos 90, nada moderna..
Não acho que valoriza a região onde está implantado, muito menos a cidade como um todo.
É apenas um centro de compras,
CurtirCurtir
que oportuidade de um edificio iconico, com mais de 150 metros, para fazer um bom skyline.. uma pena
CurtirCurtir
E com um grande parque no entorno.
CurtirCurtir
E será que a próxima geração vai ter a chance de desenvolver um novo modelo? Infelizmente, se não mudarmos o mais urgente possível essa situação, teremos um caos ambiental no futuro não muito distante.
CurtirCurtir
Será que precisamos de mais um shopping? Os shoppings que temos ja têm muitos espaços vazios.
Do ponto de vista de urbanismo, o projeto é bastante ultrapassado: quarteirões de grande escala, uso exclusivamente comercial do espaço, prédios sem qualquer relação com o entorno e ausência de fachadas ativas.
CurtirCurtir
Podendo fazer algo Belo escolhem o feio…
CurtirCurtir
parece um atacadão de beira de estrada, mas com palmeiras na frente.. insano
CurtirCurtir
Infelizmente para o lucro de poucos, o prejuízo de muitos…. cidade perdendo vegetação, erguendo monstros de concreto, e a cidade ficando cada vez mais quente. Com tantos modelos urbanísticos sustentáveis e orgânicos, Porto Alegre ainda sofre com a limitação de projetos obsoletos e incompatíveis com a nova arquitetura sustentável. Triste demais.
CurtirCurtir
Essa área não era uma reserva biológia, ou parque estadual ou municipal. É uma área privada, já ha décadas destinada a empreendimentos imobiliários assim como várias outras na cidade. Caso exista algum responsável este é o poder público que não tratou de preservá-la.
CurtirCurtir
Encheram o teu comentário de não gostei por simplesmente sugerir a necessidade de uma arquitetura mais sustentável e orgânica, a cidade está condenada a decadência e poucos são capazes de enxergar isso, espero nunca mais ter de morar em Porto Alegre.
CurtirCurtir
A cidade está longe de estar em decadência. A arquitetura não é um fator relevante pra atestar a decadência ou a pujança de uma cidade.
CurtirCurtir
Engraçado como esses discursos mudam a cada poucos anos conforme a necessidade do empreendedor, a poucos anos a desculpa para alguns dos grandes empreendimentos era que ícones arquitetônicos ajudariam a revitalizar e valorizar a cidade, essa foi uma das teclas muito batidas na primeira tentativa de revitalização do cais Mauá e do Pontal do Estaleiro. Agora a arquitetura é irrelevante para a revitalização da cidade.
E qualquer um que ande de ônibus por Porto Alegre vai atestar a decadência da cidade, não sobrou nenhuma parada de ônibus em bom estado na 3ª Perimetral.
CurtirCurtir
Entendo a necessidade de geração de empregos em um país pobre com a nossa economia, apesar de preferir indústrias que gerem mais valor agregado, mais riqueza e salários. Mas sempre me parte o coração ver a antiga área verde destruída. Mas infelizmente nessa geração não teremos um modelo de desenvolvimento que consiga equacionar natureza e o nosso “urbanismo”.
CurtirCurtir