Porto Alegre apresenta projeto ‘Ruas Completas’ em Dublin, Irlanda

Revitalização da João Alfredo é um dos casos que estão na programação da conferência internacional Foto: Arte SMMU/Divulgação PMPA

Porto Alegre é uma das sete cidades brasileiras que irá participar da 22ª Conferência Internacional Walk21, a partir desta segunda-feira, 19, em Dublin, na Irlanda. A capital gaúcha foi selecionada para apresentar o projeto para requalificação da rua João Alfredo: o Ruas Completas, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU). 

O evento global de caminhabilidade segue até a sexta-feira, 23, e tem como tema The Decade to Change (A Década para a Mudança) e irá reunir profissionais, acadêmicos, planejadores, políticos e cidadãos para tratar sobre a importância de planejar o mundo habitável e sustentável. 

A apresentação da Capital será feita na quinta-feira, 22, às 5h (horário de Brasília), pela arquiteta e urbanista da SMMU, Ana Paula Hoppe Bonini, representante de Porto Alegre no evento.  “Nossa viagem só reforça que acertamos em produzir uma verdadeira e radical transformação na região com a implantação do projeto Ruas Completas na rua João Alfredo. Ao longo do processo foi feita uma grande escuta ativa da população do entorno e a etapa seguinte prevê um investimento pesado em obra”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. 

Projeto – Este trabalho iniciou como um projeto de segurança viária para a rua João Alfredo. “Tiramos proveito da largura generosa da via, que possibilitou a ampliação dos passeios, criando assim travessias mais curtas e seguras, e uma faixa livre acessível ao longo da calçada em toda a via, além de rampas para proporcionar acessibilidade universal”, comentou Ana Paula. 

O novo desenho viário proporcionou uma melhor organização de fluxos veiculares e de pedestres – demarcando mais claramente o espaço de cada modal – e mantendo ainda as duas faixas de rolamento. Foi previsto um sistema de informação para pedestres e ciclistas (sinalização com informações sobre rotas e serviços) e mapas táteis para os cegos.

Evento – Walk21 é uma conferência global de caminhabilidade nas cidades. A missão da Walk21 está alinhada com três pilares derivados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030: pessoas, planeta e parceria. 

Desde a primeira Conferência Walk21 em Londres em 2000, a série promoveu o perfil da caminhabilidade internacional e celebrou o valor da caminhada para os desafios de transporte, saúde e clima, bem como habitabilidade local, bem-estar pessoal e vitalidade social.

Link: https://prefeitura.poa.br/smmu/noticias/porto-alegre-apresenta-projeto-ruas-completas-em-dublin

Ficou faltando citar na matéria que o projeto Ruas Completas não foi desenvolvido exclusivamente pela prefeitura e, sim, em conjunto com a ONG WRI BRASIL. Isto está claramente evidenciado nas páginas deste blog. Eu mesmo tive oportunidade de participar de uma oficina promovida pela WRI BRASIL, com vários servidores da prefeitura e toda a equipe nacional desta entidade.

Aqui alguns links que falam na WRI BRASIL aqui no Blog:

https://portoimagem.wordpress.com/2020/12/04/porto-alegre-vence-premio-nacional-por-urbanizacao-tatica-da-rua-joao-alfredo/

https://portoimagem.wordpress.com/2021/12/30/projeto-da-rua-joao-alfredo-e-apresentado-a-comunidade/

https://portoimagem.wordpress.com/2019/04/01/prefeitura-apresenta-o-ruas-completas-na-cidade-baixa/

LINK PARA O SITE DA WRI BRASIL, EM ESPECIAL PARA O PROJETO RUAS COMPLETAS:

https://www.wribrasil.org.br/projetos/ruas-completas



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, ruas completas

Tags:, ,

3 respostas

  1. Quem negativou meu comentário acima, não deve ter entendido lhufas do projeto.
    Em vez de negativar, pode explicar qual o problema do comentário?

    Curtir

  2. Olha… ao menos observando o google maps atual, essa ilustração do projeto em contraste ao que se vê nas imagens deixa muito a desejar, inclusive nesse ponto de rótula. Nas imagens do google maps vemos uma tinta verde de demarcação do pavimento que só podia ser da pior qualidade já toda desbotada. Nota-se um paisagismo muito medíocre com vasos rústicos grandes por ali espalhados (parecem jogados) com árvores de médio porte mal escolhidas, tipo espécies incompatíveis para gerar uma sensação de beleza ou ao menos algo como uma ecologia urbana qualificada e com encanto. Analisando apenas por essas imagens do google maps se o projeto já implantado é aquilo ali acho péssimo irem para o exterior (curtir turismo pago) para apresentar uma projeção que não se materializa. Queremos crer que o projeto ainda não tenha sido plenamente executado e por isso a região continua com aquela atmosfera detonada. Pedindo desculpas prévias se por acaso as imagens que vi não procedem, por não estarem atualizadas e a região já estar melhor mesmo, ainda assim no final das contas continuo mantendo minha opinião de que: o setor de paisagismo, a secretaria de urbanismo da prefeitura de Porto Alegre, precisa mandar seu pessoal para capacitação e de preferência junto a profissionais no nosso país (não precisa ser no tal first world) que com os mesmos recursos (em algumas até menos) e de forma simples ok fazem coisas lindas no espaço público que valorizam por demais as cidades. E como sugestão como sempre acho que deveriam ir aprender sobre urbanismo e paisagismo em Maringá cidade mara exemplo do Norte do Paraná.

    Curtir

    • Maurício, creio que tu possivelmente não entendeu o projeto. Ele foi feito em fases. Um dos objetivos é ver a aceitação da mudança na rua pela população. O projeto ainda não foi executado em sua fase final, ou seja, a fase que ele é executado como esta nas fotos. Se não me engano a prefeitura anunciou dias atrás o início das obras em breve. Vou localizar e postar aqui.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: