Fundação Pão dos Pobres começa a ser restaurada

Restauro e retrofit – Palavras legais, né!? Pois é o que estamos começando a fazer com nosso edifício tombado, aqui na República, 801. O monumental prédio projetado pelo arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger, pai do ambientalista José Lutzenberger, passará por restauro.

O arquiteto Lucas Volpato e sua equipe estão colocando o prédio em forma novamente. A primeira etapa dos trabalhos está sendo realizada nas fundações.

O restauro está previsto desde o seu tombamento, no início dos anos 2000.
Depois de concluída a intervenção nas fundações, será a vez das fachadas. Nosso edifício vai chamar a atenção depois de restaurado e “retrofitado”, estando apto para o pleno uso.

Imagem: Google Earth com indicações by Porto Imagem

Link: https://www.paodospobres.org.br/site/destaque/restauro-e-retrofit/

Fotos do prédio alguns anos atrás, todas por © Gilberto Simon.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Restaurações | Reformas

Tags:, ,

3 respostas

  1. Muito legais as fotos internas, nunca havia visto por dentro.

    Curtir

  2. Pior que uns tempos atras quando passei na frente imaginei que aquele prédio merecia mais destaque na avenida, pois é muito lindo, porém, muito escondido.
    Uma pena um prédio tão bonito como esse não receber um destaque maior para as pessoas que por ali passam.

    Curtir

  3. Ano passado cuidei de um cachorro de um familiar falecido e todo dia passeava com ele de manhã na praça em frente ao TJ. Foi a primeira vez que parei pra olhar esse prédio. Pqp, que prédio bonito escondido atrás de um muro horrível e mal cuidado e postes com 40 mil fios de luz desorganizados, em uma rua que serve pra escoar a zona sul e os carros passam a 60km/h no mínimo. O prédio em si também parece bem acabado, e tem algumas grades nas janelas mais acima em mal estado que dão um ar de prisão abandonada.

    A entrada principal também foi tapada pelo muro, de um jeito que parece muito dizer que ninguém é bem vindo ali, nem mesmo quem está lá dentro. Me lembrou o prédio da engenharia mecanica da ufrgs onde estudei faz tempo, que tinha a entrada direto para a rua e agora é tapada por uma grade onde contrataram o serralheiro mais barato da cidade (mesma coisa no prédio da medicina do outro lado da rua).

    Desabafei, espero que fique boa a reforma!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: