Prefeito sanciona lei de incentivo a investimentos no 4º Distrito

Legislação irá estimular desenvolvimento dos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. Foto: Pedro Piegas / PMPA

O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta quinta-feira, 6, a lei que institui o Programa +4D de Regeneração Urbana do 4º Distrito para atrair investimentos aos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. A expectativa é triplicar o número de economias, isto é, endereços ativos, incentivando a ocupação do local com moradores e trabalhadores e dando um novo uso a espaços da antiga área industrial de Porto Alegre.

Antes de sancionar a nova lei, na Fábrica do Futuro, o prefeito afirmou que, apesar dos muitos desafios de infraestrutura locais, a prefeitura está assumindo seu papel de estimular o desenvolvimento.

“O plano diretor do 4º Distrito agora é realidade e poderá trazer efetiva transformação econômica e social para uma região histórica da nossa cidade” – Prefeito Sebastião Melo.

Coordenado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, o projeto foi aprovado em agosto pela Câmara Municipal. “O 4º Distrito já está acontecendo. A transformação chegou por meio de um processo com muitas mãos envolvidas. Mais de 150 horas de trabalho e um grande diálogo com a sociedade para que todos pudessem fazer parte deste projeto. É um programa com eixo ambiental, social, econômico, urbanístico, infraestrutura e mobilidade. Uma área de muita história e, consequentemente, um futuro promissor”, afirma Gomes.

Legislação – A lei determina regimes especiais, incentivos urbanísticos e tributários e execução de obras públicas estruturantes. “Essa lei é um esforço conjunto para recuperar o 4º Distrito, baseada em três pilares: incentivos urbanísticos, obras viárias prioritárias e segurança jurídica. O papel do poder público é facilitar que novos empreendimentos surjam para movimentar a economia e atrair novos moradores e frequentadores desta importante região da cidade”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

“Estamos tornando realidade a vontade dos porto-alegrenses de dar vida ao 4º Distrito. Temos ações concretas, como o anúncio da empresa de data center que irá investir R$ 250 milhões na cidade. Estamos trazendo desenvolvimento econômico e social para essa região”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone.

Regras – Entre os principais benefícios para quem investir no 4º Distrito estão o aumento do índice construtivo, isto é, aumento no tamanho da construção, e descontos no valor do pagamento de Solo Criado. Assim, o empreendedor poderá adquirir metros quadrados a mais em troca de obras em equipamentos urbanos e comunitários na região.

Para determinar o benefício, foi estabelecido um sistema de pontos que varia de acordo com a atividade do empreendimento (residencial, comercial, de serviço ou industrial), dos parâmetros urbanísticos do projeto, enquadramentos específicos e utilização de técnicas e práticas sustentáveis. Também estão previstos descontos até a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) a depender do projeto.

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/prefeito-sanciona-lei-de-incentivo-investimentos-no-4o-distrito



Categorias:Revitalização 4º Distrito

Tags:,

3 respostas

  1. hoje em dia tudo se resume a TI, cerveja artesanal e decoração industrial.

    Curtir

  2. Maravilhoso! Estou gostando muito do trabalho do nosso prefeito! AVANTE POA!

    Ps: Gilberto, ignore quem dá deslike nas postagens. O blog é uma maravilha, não desanime com os trolls/invejosos de plantão. Abraços.

    Curtir

  3. tem que zerar imposto pra empresa de tecnologia, em troca, contribuem com a formação de novos profissionais da área

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: