
A partir das 21h desta terça-feira, 11, as equipes da concessionária IPSul darão início a uma série de testes nas luminárias em LED instaladas pela cidade. O roteiro inicia em sete ruas e avenidas dos bairros Navegantes e Floresta e contará com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), pois será necessário o bloqueio total do trânsito nos trechos onde ocorrerão os serviços.
A previsão é que as testagens em cada via tenham duração de uma hora e meia e que os serviços se encerrem às 5h de quarta-feira, 12. Na madrugada de quinta, 13, para sexta, 14, uma nova rodada de testes será realizada em ruas e avenidas dos bairros Santana, Azenha, Jardim Botânico e Menino Deus nos mesmos horários. Os serviços serão realizados no período da noite para diminuir os impactos no trânsito.
Os testes para medir o desempenho das lâmpadas em LED estão previstos em contrato fiscalizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e visam mostrar a qualidade das luminárias em si, bem como a luminosidade refletida no solo. Por isso, as equipes fazem as análises em cada faixa de uma mesma via para medir, inclusive, a distância alcançada pelas novas lâmpadas. Os testes são por sorteio e por amostragem.
“A realização de testes é fundamental para aferir a qualidade do serviço que a prefeitura está entregando para a cidade por meio da concessionária. Além disso, o pagamento para a empresa se dá também após a análise de desempenho e das entregas, por isso todas as medições são acompanhadas pela equipe técnica da SMSUrb”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
Confira aqui a lista de ruas e avenidas onde as equipes vão atuar:
11/10
Rua Dona Margarida, 525
Av. França, 1057
Av. França, 1045
Av. Pernambuco, 2607
Rua Cairu, 702
Av. Farrapos, 128
Assis Brasil, 191
13/10
Rua Jacinto Gomes, 406
Av. Venâncio Aires, 325
Av. Ipiranga, 1580
Av. Ipiranga, 1802
Av. Ipiranga, 5812
Av. Ipiranga, 241
Bento Gonçalves, 303
Trânsito e Transporte – Em razão do serviço de medição de luminância da iluminação pública, realizado pela concessionária IPSul, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai dar apoio na interdição de vias para garantir a segurança viária durante a execução dos trabalhos e orientar a população. Eventuais bloqueios temporários poderão ocorrer para o assegurar o êxito da medição.
Para minimizar os impactos na circulação de veículos, a iluminação pública nas vias de menor fluxo será medida a partir das 21h enquanto os trabalhos em avenidas ocorrerão somente após a meia-noite.
Modernização da iluminação pública – Desde julho de 2021, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da IPSul, vem implantando o plano de modernização da iluminação pública na cidade, que visa a substituição das lâmpadas já existentes por outras em LED. Até o momento, mais de 86 mil pontos já foram substituídos dos 103 mil inicialmente previstos. O plano ainda passou a contemplar a iluminação cênica de monumentos e LED em praças e parques.
Solicitações de serviços relacionados à iluminação podem ser feitas pelo aplicativo 156+POA. Também é possível realizar pedidos pelos telefones 156 e o 0800-0001-740. Por esses canais, o cidadão pode solicitar manutenção e reparos de falhas, instalações, informações e fazer reclamações ou receber retorno sobre as solicitações pendentes.
Categorias:Outros assuntos
No meu bairro, Menino Deus ficaram mais escuras as ruas após a implantação d eiluminação LED
CurtirCurtir
No Floresta também. Do que adianta colocar LED de baixíssima potência? Serviço porco.
CurtirCurtir
A expectativa era alta e a realidade ficou igual ou pior, só que com luz branca. Em outras cidades, como Rio de Janeiro, trocaram por uma lâmpada LED mais forte do que as anteriores. Ficou mais próximo da ideia de ˜a noite vai virar dia˜.
CurtirCurtir
Nas grandes Avenidas a iluminação tá muito boa, mas nas ruas menores eu notei que ficaram bem escuras.
CurtirCurtir