Luminárias de LED passarão por teste de qualidade a partir desta semana

Giulian Serafim / PMPA

A partir das 21h desta terça-feira, 11, as equipes da concessionária IPSul darão início a  uma série de testes nas luminárias em LED instaladas pela cidade. O roteiro inicia em sete ruas e avenidas dos bairros Navegantes e Floresta e contará com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), pois será necessário o bloqueio total do trânsito nos trechos onde ocorrerão os serviços. 

A previsão é que as testagens em cada via tenham duração de uma hora e meia e que os serviços se encerrem às 5h de quarta-feira, 12. Na madrugada de quinta, 13, para sexta, 14, uma nova rodada de testes será realizada em ruas e avenidas dos bairros Santana, Azenha, Jardim Botânico e Menino Deus nos mesmos horários. Os serviços serão realizados no período da noite para diminuir os impactos no trânsito.

Os testes para medir o desempenho das lâmpadas em LED estão previstos em contrato fiscalizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e visam mostrar a qualidade das luminárias em si, bem como a luminosidade refletida no solo. Por isso, as equipes fazem as análises em cada faixa de uma mesma via para medir, inclusive, a distância alcançada pelas novas lâmpadas. Os testes são por sorteio e por amostragem.

“A realização de testes é fundamental para aferir a qualidade do serviço que a prefeitura está entregando para a cidade por meio da concessionária. Além disso, o pagamento para a empresa se dá também após a análise de desempenho e das entregas, por isso todas as medições são acompanhadas pela equipe técnica da SMSUrb”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. 

Confira aqui a lista de ruas e avenidas onde as equipes vão atuar:

11/10

Rua Dona Margarida, 525

Av. França, 1057

Av. França, 1045

Av. Pernambuco, 2607

Rua Cairu, 702

Av. Farrapos, 128

Assis Brasil, 191

13/10

Rua Jacinto Gomes, 406

Av. Venâncio Aires, 325

Av. Ipiranga, 1580

Av. Ipiranga, 1802

Av. Ipiranga, 5812

Av. Ipiranga, 241

Bento Gonçalves, 303

Trânsito e Transporte – Em razão do serviço de medição de luminância da iluminação pública, realizado pela concessionária IPSul, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai dar apoio na interdição de vias para garantir a segurança viária durante a execução dos trabalhos e orientar a população. Eventuais bloqueios temporários poderão ocorrer para o assegurar o êxito da medição. 

Para minimizar os impactos na circulação de veículos, a iluminação pública nas vias de menor fluxo será medida a partir das 21h enquanto os trabalhos em avenidas ocorrerão somente após a meia-noite.

Modernização da iluminação pública – Desde julho de 2021, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da IPSul, vem implantando o plano de modernização da iluminação pública na cidade, que visa a substituição das lâmpadas já existentes por outras em LED. Até o momento, mais de 86 mil pontos já foram substituídos dos 103 mil inicialmente previstos. O plano ainda passou a contemplar a iluminação cênica de monumentos e LED em praças e parques. 

Solicitações de serviços relacionados à iluminação podem ser feitas pelo aplicativo 156+POA. Também é possível realizar pedidos pelos telefones 156 e o 0800-0001-740. Por esses canais, o cidadão pode solicitar manutenção e reparos de falhas, instalações, informações e fazer reclamações ou receber retorno sobre as solicitações pendentes.

Link: https://prefeitura.poa.br/smsurb/noticias/luminarias-em-led-passarao-por-teste-de-qualidade-partir-desta-semana



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

4 respostas

  1. No meu bairro, Menino Deus ficaram mais escuras as ruas após a implantação d eiluminação LED

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: