Revitalização do Terminal Princesa Isabel é entregue à população

Este foi o primeiro de oito grandes terminais a serem reformados Foto: Alex Rocha/PMPA

As obras no Terminal Princesa Isabel, na Azenha, foram entregues nesta segunda-feira, 24, com vistoria feita pelo prefeito Sebastião Melo. O local foi revitalizado pela empresa I9 Engenharia, que foi contratada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para a reforma de oito grandes terminais. O da Princesa Isabel, por onde passam cerca de dez mil passageiros diariamente, foi o primeiro a receber melhorias. 

“A mobilidade humana é desafio permanente da nossa gestão. Fizemos a entrega de um terminal reestruturado à população. Também dialogamos com os comerciantes da região para que nos ajudem a cuidar e preservar para que se mantenha assim. Seguiremos trabalhando em melhorias para facilitar a vida de quem utiliza o transporte público” – Prefeito Sebastião Melo. 

No terminal foi feita limpeza, pintura, substituição da iluminação, manutenção da rede elétrica, do piso das plataformas e dos sanitários, colocação de piso tátil, restauração do pavimento dos boxes dos ônibus, poda e melhorias na sinalização. Além disso, foram instalados bancos para dar mais conforto ao passageiro. 

“Neste contrato queremos qualificar os locais que recebem grande parte dos passageiros do transporte coletivo. Segurança e conforto são pontos que estamos priorizando nesta etapa do Mais Transporte”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

No dia 10 de outubro começou a revitalização do Terminal Antônio de Carvalho, na Zona Leste. No local, serão feitas lavagem, pintura, desobstrução de calha, impermeabilização, colocação de piso tátil, revitalização do passeio e manutenção dos sanitários. O contrato no valor de R$ 2,2 milhões tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. 

Além dos dois espaços, passarão por reformas nos próximos meses o Nilo Wulff, o Parobé, o Triângulo, o Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves).

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/revitalizacao-do-terminal-princesa-isabel-e-entregue-populacao



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

13 respostas

  1. Esse terminal foi construído em 1982 para fazer a baldeação das linhas de Viamão que não deveriam seguir até o Centro. Os terminais Antônio de Carvalho e Alameda (demolido) faziam integração com as linhas troncais de ônibus articulados da Sudeste em direção ao Centro. Era um piloto do sistema integrado que começou pela zona leste. Mas infelizmente o prefeito Collares acabou com esse sistema em 1988 e encheu o Centro com mais ônibus.

    Curtir

  2. Quisera eu que esse terminal fosse mais útil. Hoje ele tem basicamente o final de linha do T-6 e do 178, algumas linhas de Viamão e… só. Tem uma miríade de linhas que passam meio perto, mas longe o suficiente pra não ser prática a baldeação, como por exemplo as linhas que vêm do Sul pela Princesa Isabel e dobram na João Pessoa para o Centro (e que vão pro Sul via Azenha).

    É urgente reorganizar as linhas e fazer uso mais racional dessas estruturas

    Curtir

  3. Positivo que estejam cuidando desses bens e assim melhorando suas condições para o atendimento das necessidades dos usuários do sistema de transporte público. Super aplaudimos a prefeitura atual. Apenas sobre o terminal Parobé, acredito que sim ok reformar nesse momento, mas quanto a esse deveria ser discutida a possibilidade de desativação para a liberação do espaço para implantação de uma praça que remetesse à praça histórica que um dia existiu naquele local. Isso iria harmonizar o centro histórico e valorizar seu maior tesouro que é o Mercado Público por conta da melhoria estética conjugada à diminuição da poluição sonora e atmosférica que produzida pelos ônibus primitivos. Pulmões dos clientes do mercado agradeceriam e a pintura duraria muito mais e mais bonita sem aquela fuligem que se acumula nas paredes e que emana dos escapamentos.

    Curtir

  4. O terminal Triângulo não passou recentemente por reforma como contrapartida pela construção de mais um Burbon Shopping? Qual o objetivo de revitalizar algo que foi reformado recentemente?

    Curtir

    • Quem, com minima capacidade de interpretação de texto, negativa uma pergunta?

      Curtir

      • Amigo, o terminal da matéria é na Princesa Isabel. Você se referiu ao triangulo na Assis Brasil

        Curtir

        • “Além dos dois espaços, passarão por reformas nos próximos meses o Nilo Wulff, o Parobé, o Triângulo, o Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves).”

          Ultimo parágrafo da matéria aí em cima, Ricardo. Ou não se lê toda a matéria, não presta-se atenção no que se lê ou não compreendem o que está escrito. Só pode.

          Curtir

          • é que na verdade não é necessário deixar os terminais ficarem um bagaço para depois arrumar, entao é estranho alguem reclamar que antes que tudo vire merda estejam arrumando.
            Ou vai dizer que prefere que o terminal triangulo fique de novo uma decada sem telhado direito pra depois reformarem?

            Curtir

            • Nao estou reclamando. Uma coisa é manutenção preventiva em um terminal que há aproximadamente 1 ano passou por uma revitalização. Outra coisa é planear que esse mesmo terminal seja revitalizado.

              Só gostaria de entender o que foi feito no terminal Triângulo no ano passado como contrapartida para construção de um outro Burbon Shopping (se não me engano) e o que se está planejando como revitalização desse mesmo terminal.

              Não entendo como uma pergunta honesta vira, de alguma forma patológica, um ataque à quem pergunta.

              Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: