
As obras no Terminal Princesa Isabel, na Azenha, foram entregues nesta segunda-feira, 24, com vistoria feita pelo prefeito Sebastião Melo. O local foi revitalizado pela empresa I9 Engenharia, que foi contratada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para a reforma de oito grandes terminais. O da Princesa Isabel, por onde passam cerca de dez mil passageiros diariamente, foi o primeiro a receber melhorias.
“A mobilidade humana é desafio permanente da nossa gestão. Fizemos a entrega de um terminal reestruturado à população. Também dialogamos com os comerciantes da região para que nos ajudem a cuidar e preservar para que se mantenha assim. Seguiremos trabalhando em melhorias para facilitar a vida de quem utiliza o transporte público” – Prefeito Sebastião Melo.
No terminal foi feita limpeza, pintura, substituição da iluminação, manutenção da rede elétrica, do piso das plataformas e dos sanitários, colocação de piso tátil, restauração do pavimento dos boxes dos ônibus, poda e melhorias na sinalização. Além disso, foram instalados bancos para dar mais conforto ao passageiro.
“Neste contrato queremos qualificar os locais que recebem grande parte dos passageiros do transporte coletivo. Segurança e conforto são pontos que estamos priorizando nesta etapa do Mais Transporte”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
No dia 10 de outubro começou a revitalização do Terminal Antônio de Carvalho, na Zona Leste. No local, serão feitas lavagem, pintura, desobstrução de calha, impermeabilização, colocação de piso tátil, revitalização do passeio e manutenção dos sanitários. O contrato no valor de R$ 2,2 milhões tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses.
Além dos dois espaços, passarão por reformas nos próximos meses o Nilo Wulff, o Parobé, o Triângulo, o Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves).
Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/revitalizacao-do-terminal-princesa-isabel-e-entregue-populacao
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Esse terminal foi construído em 1982 para fazer a baldeação das linhas de Viamão que não deveriam seguir até o Centro. Os terminais Antônio de Carvalho e Alameda (demolido) faziam integração com as linhas troncais de ônibus articulados da Sudeste em direção ao Centro. Era um piloto do sistema integrado que começou pela zona leste. Mas infelizmente o prefeito Collares acabou com esse sistema em 1988 e encheu o Centro com mais ônibus.
CurtirCurtir
Onde ficava esse terminal Alameda?
CurtirCurtir
Achei! Ficava na Ten. Alpoim esquina Luiz Moschetti
https://imgur.com/a/MSZVUQk
https://www.google.com/maps/@-30.0675563,-51.1766346,3a,89.2y,257.69h,70.33t/data=!3m6!1e1!3m4!1s2Ko46G-NN3BfRInT9g0dRQ!2e0!7i13312!8i6656?hl=en
CurtirCurtir
Eu já ia te responder. Eu não tinha certeza, mas achei também.
CurtirCurtir
Hoje já tem no lugar uma unidade de saúde do Campo da Tuca.
CurtirCurtir
Quisera eu que esse terminal fosse mais útil. Hoje ele tem basicamente o final de linha do T-6 e do 178, algumas linhas de Viamão e… só. Tem uma miríade de linhas que passam meio perto, mas longe o suficiente pra não ser prática a baldeação, como por exemplo as linhas que vêm do Sul pela Princesa Isabel e dobram na João Pessoa para o Centro (e que vão pro Sul via Azenha).
É urgente reorganizar as linhas e fazer uso mais racional dessas estruturas
CurtirCurtir
Positivo que estejam cuidando desses bens e assim melhorando suas condições para o atendimento das necessidades dos usuários do sistema de transporte público. Super aplaudimos a prefeitura atual. Apenas sobre o terminal Parobé, acredito que sim ok reformar nesse momento, mas quanto a esse deveria ser discutida a possibilidade de desativação para a liberação do espaço para implantação de uma praça que remetesse à praça histórica que um dia existiu naquele local. Isso iria harmonizar o centro histórico e valorizar seu maior tesouro que é o Mercado Público por conta da melhoria estética conjugada à diminuição da poluição sonora e atmosférica que produzida pelos ônibus primitivos. Pulmões dos clientes do mercado agradeceriam e a pintura duraria muito mais e mais bonita sem aquela fuligem que se acumula nas paredes e que emana dos escapamentos.
CurtirCurtir
O terminal Triângulo não passou recentemente por reforma como contrapartida pela construção de mais um Burbon Shopping? Qual o objetivo de revitalizar algo que foi reformado recentemente?
CurtirCurtir
Quem, com minima capacidade de interpretação de texto, negativa uma pergunta?
CurtirCurtir
Amigo, o terminal da matéria é na Princesa Isabel. Você se referiu ao triangulo na Assis Brasil
CurtirCurtir
“Além dos dois espaços, passarão por reformas nos próximos meses o Nilo Wulff, o Parobé, o Triângulo, o Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves).”
Ultimo parágrafo da matéria aí em cima, Ricardo. Ou não se lê toda a matéria, não presta-se atenção no que se lê ou não compreendem o que está escrito. Só pode.
CurtirCurtir
é que na verdade não é necessário deixar os terminais ficarem um bagaço para depois arrumar, entao é estranho alguem reclamar que antes que tudo vire merda estejam arrumando.
Ou vai dizer que prefere que o terminal triangulo fique de novo uma decada sem telhado direito pra depois reformarem?
CurtirCurtir
Nao estou reclamando. Uma coisa é manutenção preventiva em um terminal que há aproximadamente 1 ano passou por uma revitalização. Outra coisa é planear que esse mesmo terminal seja revitalizado.
Só gostaria de entender o que foi feito no terminal Triângulo no ano passado como contrapartida para construção de um outro Burbon Shopping (se não me engano) e o que se está planejando como revitalização desse mesmo terminal.
Não entendo como uma pergunta honesta vira, de alguma forma patológica, um ataque à quem pergunta.
CurtirCurtir