Catamarã completa 11 anos nesta sexta

Nesta sexta-feira, 28/10, o catamarã completa 11 anos da travessia Porto Alegre-Guaíba, transportando quase oito milhões de passageiros no período, sempre ampliando o atendimento e facilitando o aceso. Nas tardes de  sábados, domingos e feriados, o catamarã tem parada no Embarcadero e até o final do ano terá uma estação de embarque/desembarque no Parque Pontal.

RESUMO DAS OPERAÇÕES

Início: 28/10/14, com oito viagens diárias, chegou a 16 diárias de segundas às sextas-feiras e atualmente são 15 nos dias úteis, 11 aos sábados e 9 aos domingos.

OBS.: O número de viagens refere-se a cada sentido.

Dias de Operação: 4.003 (a completar em 28/10).

Número de viagens: 136.248 (a completar em 28/10).

Passageiros transportados: 7.920.844 (até 30/09). O maior movimento diário ocorreu em 20/07/19, com 5.195 passageiros transportados.

Equipamentos: São dois catamarãs com capacidade para 122 passageiros e um para 172 passageiros.

O catamarã: Cada embarcação possui  todos os equipamentos de navegação: Bússola, GPS, Chartploter (cartas vetoriais), AIS (emiter and receiver), radar e rádio VHF.

O catamarã é equipado com poltronas estofadas, ar condicionado,  tv, espaço para cadeirantes e para transporte de bicicletas.

Equipe: A travessia é atendida por uma equipe de 34 profissionais, dos quais 10 são marinheiros.

Via e-mail da Assessoria de Imprensa



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5 respostas

  1. Eu lembro de períodos anteriores a inauguração do “catamarã” como havia pressão politica para que essa travessia não ocorresse, havia quem pagasse estudos técnicos para que se provasse inviável a implantação dos catamarãs poa-guaiba e centro-zona sul.
    Sempre que era noticiada a ideia ou a tentativa da implantação havia junto declarações de pessoas e instituições querendo provar que isso não daria certo e por isso não deveria ser autorizada a realização.

    Cidades com qualidade e atrativas são assim devido a um enorme conjunto de pequenas coisas boas se forma um conjunto que torna uma cidade melhor, essas (apenas) duas linhas do catamarã são um exemplo.

    Hoje em dia chega a ser dificil imaginar o por quê no passado NÃO ter essa linha de transporte era algo tão comum de se pensar, imaginar e supor que obviamente funcioanria.

    Uma grande caminhada começa com um primeiro passo se queremos ter varias linhas de transporte maritmo em poa ou até outras cidades primeiro temos que saudar e agradecer a existencia dessas linhas atuais.

    • Agradecido por compartilhar como visão antiga e trazer para o presente, pensando no futuro.

    • Ótima reflexão! Esse serviço de transporte aquaviário dos catamarãs e também o prolongamento da pista do Salgado Filho, são dois verdadeiros cases sobre o quanto há interesses que atravancam o progredir de Porto Alegre, usando N subterfúgios como esses atestados de “especialistas” que veementemente negam a possibilidade, quando depois na prática acabamos por ver que na real sempre foi possível! Com muita luta e desgaste se consegue finalmente implantar as benfeitorias, mas perde-se um tempo valioso demais que afeta o dinamismo e a competitividade da cidade, considerando sua inserção em um mundo global. Na minha humilde opinião por exemplo, sim ou sim, Porto Alegre por suas características e necessidades precisa de linha(s) de METRÔ, mas só para variar como de praxe não é possível, mas apenas porque há gente que no fundo não quer isso, e agem por meio de lobbies. São Paulo, Rio de Janeiro, mas Salvador também minha gente, são capitais que têm seus sistemas de metrô. Enquanto Porto Alegre segue empacada em congestionamentos ultra estressantes (custo saúde/emocional) e contando com um sistema de ônibus coletivos que nunca foi bom mesmo, especialmente quando comparado a uma Curitiba, e assim na capital gaúcha os usuários dispõe de ônibus latinhas-velhas que geram altos graus de poluição sonora e emitem toneladas de gases contaminantes absorvidos pelo ambiente e pelos pulmões dos cidadãos. Esses cidadãos poderiam, na real deveriam contar além, com um sistema de metrô operando linhas com eficiência e precisão para transporte ágil de milhares de pessoas todos os dias, que poderiam chegar a seus destinos dentro dos horários e ser mais produtivos. A dimensão de ganhos iria desde uma melhor qualidade de vida para as pessoas até o incremento no dinamismo da economia, tornando a capital gaúcha mais competitiva e com melhor perfomance ante as demais, favorecendo seu desenvolvimento. Mas… oh é impossível.

      • Os engarrafamentos de Porto Alegre são ridículos. Acho que você nunca esteve numa cidade que tem trânsito pesado de verdade. Sou a favor de BRT, que é muito mais barato e tão eficiente quanto.

    • Muito bom. Sempre há os que dizem que não dará certo.

      Mas, depois que a ideia é colocada em prática, o benefício chega para todos, inclusive para os que diziam que não era possível.

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