
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), inicia nesta quinta-feira, 27, a aplicação da pesquisa Qualiônibus, que busca qualificar o transporte coletivo da cidade a partir da opinião dos usuários. Entre os questionamentos estão o perfil do usuário, satisfação sobre o uso, conforto dos pontos de ônibus e terminais, gastos com mudanças no transporte e pandemia.
“Lançamos em abril o programa Mais Transporte e trabalhamos diariamente para qualificar o atendimento ao usuário do transporte coletivo. Semanalmente, ampliamos as tabelas de viagens e estamos promovendo melhorias na infraestrutura que atende os passageiros. Essa pesquisa vai nos ajudar a visualizar o que mais é necessário para oferecer um melhor serviço”, destaca o secretário Adão de Castro Júnior.
O índice de satisfação geral é um dos indicativos do Prometa e será divulgado nos canais oficiais da prefeitura até o fim deste ano. “As pesquisas são um importante norteador para ações de qualificação do transporte coletivo. É essencial a participação da população para que possamos conseguir, juntos, aprimorar o serviço de transporte coletivo”, destaca o diretor-presidente, Paulo Ramires.
Qualiônibus – O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil, com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation, o Programa visa a atrair e manter clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte nas cidades. O QualiÔnibus é formado por cinco ferramentas (Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Qualidade, Grupo de Benchmarking, Dia Um de Operação e Segurança em Primeiro Lugar) que possibilitam aos provedores do transporte coletivo criar um ciclo virtuoso de benefícios. Ao avaliar e melhorar o desempenho do transporte coletivo, a cidade poderá oferecer um serviço de maior qualidade para a população.
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus
Podiam começar pelo básico do básico, seguirem o horário sempre.
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A decadência do Transporte Público de Porto Alegre é evidente e não foi estancada. Frota de péssima qualidade , quando comparada a que tínhamos há 10, 20 anos. Tabela horária de dias úteis em várias linhas tá pior do que a tabela de sábado que se tinha antes (principalmente após as 19h00). A tal renovação proposta pra esse ano mal substitui os carros de 2008 que tão circulando ainda. A única que trouxe carros de piso baixo, motor traseiro e ar condicionado foi a Carris entre 2009-2010. Depois de lá foi só ladeira abaixo. Não vejo interesse das empresas em melhorar o serviço. As ações tomadas não tem efeito maior do que uma tentativa precária de tentar recuperar um pouco (quase nada) do que já foi o transporte da cidade. A retórica de que diminuiu o número de de passageiros continua a ser usada, mas esquecem que mesmo com redução, o número de passageiros é alto. Pensam só no passageiro que saiu do sistema e ignoram o que permance, deixando-o num sistema precário.
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Mais um programa para ganhar mais um tempo. Há anos sabem que é necessário qualificar o transporte público, com ar condicionado, ônibus com piso baixo, limpeza, veículos menos barulhentos e menos poluentes, veículos novos, paradas mais confortáveis, integração (sim, com segunda passagem gratuita), passagem mais barata, etc.
E também há que se levar em conta o aspecto cultural da nossa sociedade que ama andar de carro, além da ideia de que usar transporte público no Brasil é para os mais pobres (mas adoram usar transporte público nos países desenvolvidos)…
Eu tinha esperança com os portais ou mesmo o BRT, mas desisti de esperar melhorias no transporte público de POA.
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Agora chegando o verão, precisamos de ar condicionado neles, que mesmo com lei que pede que deixe ligado quando atinge certa temperatura, muitos nem ligam o ar. Ok, tem a historia do codiv, mas pode deixar algumas janelas abertas, se for o caso.
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