Assinada ordem de início da obra de revitalização do Viaduto Otávio Rocha

Viaduto Otávio Rocha e suas lojas – Foto: © Gilberto Simon 03/11/2022

O prefeito Sebastião Melo assinou, na manhã desta sexta-feira, 4, a ordem de início da revitalização do Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico. O ato ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal, onde também foi detalhado o projeto – orçado em R$ 13,7 milhões. A previsão é que a obra inicie no final de novembro após a montagem do canteiro e isolamento da área.

“Vamos devolver um espaço recuperado e garantir a preservação do patrimônio histórico. É mais um avanço da gestão para entregar um Centro revitalizado e qualificado ao cidadão. Agradecemos a parceria dos ocupantes do viaduto pelo diálogo e construção de alternativas para viabilizar a obra. O transtorno é provisório, mas os benefícios serão permanentes” – Prefeito Sebastião Melo.

Com as melhorias, o objetivo da prefeitura é que a estrutura seja entregue pronta para operar em capacidade plena e que permita a exploração do potencial turístico e espaço de convivência.”Essa é uma obra de fundamental importância para estética do Centro, mobilidade e autoestima da cidade. É uma das nossas mais importantes obras de arte e arquitetura”, ressalta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.  

Intervenções – Com prazo de 18 meses, a contar da assinatura da ordem de início, o projeto prevê intervenções estruturais e estéticas. Além da recuperação dos elementos construtivos e decorativos, também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, sistemas de segurança e iluminação pública. O serviço será executado pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, vencedora da licitação.

Estão previstas adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e processo de impermeabilização. O cirex, revestimento característico do viaduto, será substituído por um novo com as mesmas características e propriedades originais.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial. Outra intervenção importante confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – responsável pela fiscalização da obra – é a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.

Viaduto Otávio Rocha – Foto: © Gilberto Simon 03/11/2022

Diálogo – Mais uma rodada de negociações com os ocupantes está marcada para segunda-feira, 7. Durante o processo de diálogo, mais de 30 reuniões individuais ocorreram para encontrar alternativas e atender as demandas de acordo com as características de cada negócio. Além disso, foram organizados quatro encontros em grupo, onde foram apresentados o projeto de revitalização. Nem todos participaram das agendas de diálogo propostas pela prefeitura. 

Viaduto Otávio Rocha – Foto: © Gilberto Simon 03/11/2022

Dos 33 ocupantes do viaduto, três estão em situação regular e receberam proposta de transferência para outros locais cedidos pela prefeitura. Algumas atividades que se relacionam com temas de pastas municipais serão acolhidas pelo Executivo. Com os demais ocupantes não regularizados, foram realizadas conversas para informar e orientar sobre a desocupação, assim como sugerir alternativas. A prefeitura trabalha em um processo interno semelhante ao do Mercado Público para que todos regularizar seus documentos e finanças.

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/assinada-ordem-de-inicio-da-obra-de-revitalizacao-do-viaduto-otavio-rocha



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restauro Viaduto Otávio Rocha

Tags:, ,

4 respostas

  1. Contentíssimo! Esse fantástico patrimônio arquitetônico da cidade merece essa reforma para que possamos finalmente conhecer o que é o esplendor desse viaduto. Vai ser algo belo, atraente, um tremendo cartão-postal de destaque, e claro com não mais a sujeira e a detonação ambinetal e sim com tudo renovado e arrumado, isso vai dar um UP no astral das pessoas também.

    Curtir

    • Que felicidade saber que esta riqueza vai ser tratado com sua devida importância, eu desejo que cada tijolo cada concreto e principalmente cada pessoa dessa cidade seja valorizada e prosperaremos para uma terra de grande valia.

      Curtir

  2. finalmente! já não era sem tempo.

    Curtir

  3. finalmente! já não era sem tempo.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: