Rio Grande do Sul, primeiro em inovação no Brasil

Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um dos muitos responsáveis pelo alto nível de inovação do RS. Foto: Gilberto Simon, 2022

ARTIGO DE ALSONES BALESTRIN

O Rio Grande do Sul tem muito a se orgulhar por despontar em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, na dimensão Inovação, no ranking de competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Divulgado em setembro, o ranking avalia a performance de inovação das unidades da federação a partir de cinco indicadores: investimento público em pesquisa e desenvolvimento (P&D), pesquisa científica, patentes depositadas, bolsas de mestrado e doutorado, e empreendimentos inovadores.

Nesses cinco indicadores, o RS se destacou, resultado de trajetória de anos de investimentos, como no programa Avançar na Inovação, em que o governo do RS aplicou, nos últimos 18 meses, mais de R$ 100 milhões de recursos não reembolsáveis em diversas ações estruturantes para o ecossistema gaúcho de ciência, tecnologia e inovação.

Na produção científica, o nosso Estado produz 11,5% do total do conhecimento nacional, mesmo representando 5,4% da população brasileira. No campo acadêmico, o RS apresenta um conjunto de renomadas universidades públicas e comunitárias, que anualmente formam mais de 2 mil doutores e depositam centenas de patentes.

No que se refere aos empreendimentos inovadores e ambientes de inovação, o RS tem 16 parques tecnológicos, 43 incubadoras, oito institutos Senai de Inovação e Tecnologia, oito unidades Embrapii, além mais de mil startups e dezenas de centros de P&D de grandes empresas. Para dar visibilidade ao ecossistema de inovação, o RS também é o palco do South Summit Brazil, um evento icônico que torna a nossa capital destino para milhares de empreendedores e revela para o mundo as nossas potencialidades.

Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon, 2022

Liderar o ranking de inovação no Brasil indica que estamos no caminho certo, mas não significa que o nosso ecossistema esteja consolidado. Precisamos avançar mais para alcançar os indicadores de ciência, tecnologia e inovação de países desenvolvidos. Temos de difundir a cultura do empreendedorismo, acelerar investimentos na educação e potencializar nossa capacidade de criar startups e desenvolver empreendimentos inovadores.

Esses vetores nos conduzirão na direção de um ecossistema de inovação de classe mundial e assegurarão um futuro mais esperançoso para os nossos jovens.

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Link: https://www.estado.rs.gov.br/rs-primeiro-em-inovacao-no-brasil

Artigo publicado no dia 28/10/2022 no site do Governo do RS



Categorias:Artigos, Economia, inovação

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Se o sul fosse um país , seríamos uma potência econômica na América do Sul

    Curtir

  2. Super positivo! Que prazeroso ver que as potencialidades gigantes do RS estão agora aflorando e com essa força, e constatarmos que o estado gaúcho tem tudo para se consolidar como ponta em setores dos mais relevantes da economia atual, dentre eles o de inovação e tecnologia. Aguardamos ainda a instalação de mais empresas tecnológicas e oba taí agora o Quarto Distrito se reconfigurando para isso e muito mais. A meu ver a cidade de Porto Alegre e o estado gaúcho deveriam ter uma melhor divulgação, por favor dos seus aspectos positivos! Aqui por exemplo no estado vizinho só mostram as coisas boas deles e sequer se imagaina que há problemas tão sérios e deficiências tamanhas em vários setores, como posso dizer que há. Algo que vivem divulgando de forma massiva (quase cansativa) é que tal estado vizinho é a meca da tecnologia e tal, quando vivendo aqui nota-se que pra nada na real. Algo que percebemos muito também é que conversando com pessoas de diferentes regiões do Brasil a maioria emana uma péssima opinião sobre POA, e sempre tentamos mostrar os lados positivos. Acreditamos que está na hora dos governos e instituições mostrarem também aquelas coisas boas que o RS tem de sobra, uma outra imagem que é bem real ok, e assim estimular o povo gaúcho trabalhador e ainda atrair mais pessoas qualificadas e grandes investimentos.

    Curtir

    • Porto Alegre e o RS precisam aprender a se divulgar melhor para o Brasil, e quem mora aqui deve reconhecer que sim, temos mtos pontos positivos.
      Vejo mtos gaúchos só falando mal do estado e de POA pelo Brasil afora, mas vejo que quem visita ou mora em POA e é de fora gosta bastante. Principalmente por ter mtos parques e praças de boa qualidade, que são usados pela populaçao, algo que Brasil afora é mais incomum.

      Curtir

    • Agora tu falou uma coisa bem interessante.

      Nós mesmos costumamos superestimar nossos defeitos e diminuir os defeitos dos outros, em contraste.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: