
A prefeitura lançou neste sábado, 5, uma campanha para impulsionar a Capital como polo cervejeiro durante o evento Ceva no Mercado, no Quarto Distrito. Fruto da parceria do poder público com a Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, a iniciativa trará mais desenvolvimento e consolidação deste segmento como referência estadual e nacional na produção de cervejas.
Presente na cerimônia que coloca Porto Alegre como a “Capital Trilegal da Cerveja”, o prefeito Sebastião Melo destaca que esta parceria entre o poder público e a iniciativa privada busca potencializar um valor que a cidade possui.
“Nossa gestão acredita no desenvolvimento econômico e no empreendedorismo para melhorar a vida da cidade e das pessoas” – Prefeito Sebastião Melo.
Segundo o prefeito, potencializar o empreendedorismo é uma forma de fortalecer o setor. Nesta primeira etapa, o recurso foi aplicado na criação e desenvolvimento do conceito (Capital Trilegal da Cerveja), da marca, mídia e de produtos. Uma segunda etapa da campanha deve ser lançada em março. Por definição do prefeito e do vice-prefeito, será aplicado mais R$ 100 mil.
O autor da emenda parlamentar, o vereador Ramiro Rosário, destaca que a iniciativa busca valorizar os empreendedores locais que geram emprego e renda e toda uma cadeia produtiva, que envolve garçons, cozinheiros, chefs, atendentes, entre outros. “Também é um fomento ao turismo local”, explica.

O representante da AGM, Gustavo Cunha, lembra que Porto Alegre sempre foi protagonista no cenário cervejeiro nacional, seja pelo número de cervejarias, suas premiações ou pelo número de registros do produto. “O apoio do poder público, através da Campanha Polo Cervejeiro, vem para ressaltar esse protagonismo, fortalecendo o setor e desenvolvendo a cidade através do turismo, geração de empregos e renda”, afirma.
Referência na produção – Segundo a Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Porto Alegre é o município com maior quantidade de marcas de cervejas no país, com 1.581 produtos (quase 30% todas as marcas de cervejas registradas no RS). A Capital também é a segunda cidade com mais cervejarias no país, com 43 estabelecimentos.
Categorias:Economia, Economia da cidade, Economia Estadual, Polo de Cervejarias de Porto Alegre
Interessante que um programa continuado somado de pequenas iniciativas publicas e privadas gera uma identidade e uma marca.
Porto alegre já tinha muitas micro cervejarias e eventos privados que ocorriam com autorização do a adm pública.
Aos poucos foi criando-se um ambiente completo, localização geográfica com incentivo fiscal no quarto distrito, festivais em estacionamento de shoppings e em ruas com autorização da pref e em alguns momentos com incentivo, etc, incrivelmente as ultimas 3 gestões da prefeitura trabalharam para que isso esteja acontecendo.
Em breve teremos uma ocotoberfest em POA (maior e melhor que a ultima), ja existe o mapeamento da linha turismo de cervejarias e por ai vai…
A administração publica tem que funcionar dessa maneira, ideias boas tem que ser perpetuadas e cada um que assumir a prefitura realizar uma etapa importante para que seja usada como sua propaganda.
CurtirCurtir
esse era o plano da manuela d’avila kkkkk
CurtirCurtir