Porto Alegre já dispõe de 75 abrigos de ônibus novos instalados 

Em cinco anos, total de novas estruturas instaladas irá passar de 1,5 mil na Capital. Foto: Alex Rocha / PMPA

Em outubro, foram disponibilizados 49 novos abrigos de ônibus pela concessionária Eletromidia, responsável pela instalação, gestão e manutenção dos abrigos.

Com isso, Porto Alegre já conta com 75 novas estruturas que possuem vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Até 2027, a Capital terá 1.507 novos abrigos de ônibus, frutos de uma parceria com a iniciativa privada. Confira aqui os locais. 

Neste ano, até dezembro, 35 abrigos ganharão painel fotovoltaico. A energia gerada pelas instalações será suficiente para garantir a iluminação e o funcionamento das tomadas USB. Na concessão estão previstos 75 abrigos com essa tecnologia. Além da sustentabilidade, 180 abrigos terão painel de próxima chegada, 100 câmeras de segurança e 100 com Wi-Fi. 

Alex Rocha / PMPA

“É um avanço muito importante para darmos maior conforto aos usuários do transporte coletivo. Essa melhoria se une a outros projetos que estamos desenvolvendo no Programa Mais Transporte, sempre com o foco em qualificar o atendimento ao usuário do transporte”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. 

Para José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, os novos abrigos têm a finalidade de proporcionar mais conforto, segurança e informação para a população. “Estamos felizes em avançar com a instalação dos novos abrigos de ônibus na cidade e impactar positivamente o momento de espera dos usuários do transporte público. E para ampliar ainda mais o benefício para a população, já começamos a instalar também os abrigos sustentáveis que, além de contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, visa reduzir os impactos ao meio ambiente”, comenta Angelucci.

Link: https://prefeitura.poa.br/smmu/noticias/porto-alegre-ja-dispoe-de-75-abrigos-de-onibus-novos-instalados



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, novas paradas de ônibus

Tags:, ,

7 respostas

  1. Super evolução, super bem-vinda! E como muda o perfil da city né!? Todavia infelizmente essas lixeiras na forma de bolotas-laranja persistem com seu design grotesco, antiquadaço, com essas cores azul abismo e laranja mecânica total zero harmonia e que para pior constatemos que também não oferecem um bom nível de armazenamento dos resíduos, já que são pequenas e logo lotam e daí transbordam, razão pela qual o lixo vai para as ruas e gente porcalhona se sente livre, quase estimulada, a já ir jogando tudo direto nas calçadas e ruas. Meu, o que que custa contratar um escritório de design, competente por favor, para desenvolver um modelo de novas lixeiras que gerem um UP tanto em termos de estética como de funcionalidade para acondicionar mais e melhor os resíduos sólidos nelas depositados? Melhores lixeiras, melhor desenhadas em termos funcionais e estéticos, a meu ver gerariam um efeito também surpreendente em se tratando dessa cidade.

    Curtir

  2. Impressionante como alguns detalhes mudam a cara da cidade. Essas paradas trouxeram um ar de modernidade, assim como os novos relógios de rua.

    Acho que resolvendo o problema das ruas esburacadas e mal sinalizadas, POA já teria uma outra cara, passando o aspecto de cidade bem cuidada.

    Curtir

    • Concordo. E acrescento também a retirada das horrendas grades pretas espalhadas pela cidade inteira pra fazer brete pros pedestres. Além de chamarem atenção, não são bem mantidas e muitas vezes só dificultam a vida em vez de aumentar a segurança. Acredito que seria necessário algum tipo de estudo de segurança para aprovar a retirada dessas estruturas, mas tenho quase certeza de que não aumentam a segurança dos pedestres. Só servem pra deixar a cidade feia.

      Curtir

  3. Bem bonitas as paradas, graças a deus se mudou aquele padrão “parada segura” que foi pensada de uma maneira muito funcional mas também muito feia.

    Tomara que durem, que se pixe pouco, que se mantenha manutenção!

    Curtir

  4. Bonito, mas se não tiver um programa de manutenção ordenado, não vai durar. Em alguns meses vai estar tapado de propaganda.

    Numa nota menos pessimista: seria bacana – e bastante barato de implementar – ter informação mais detalhada sobre as linhas que servem aquela parada. Aqui na Alemanha, todas as paradas têm isso, não é nada mirabolante, é uma simples folha de papel num mural. Geralmente, é uma folha pra cada linha, e a folha contém a lista de paradas e os horários que o ônibus passa em cada parada.

    exemplo de uma parada – https://imgur.com/a/0FJwJUG
    exemplo de uma folha de informação de linha – https://imgur.com/a/bJmEcTu

    Curtir

  5. Essas lixeiras laranja… ninguém merece hehe

    Curtir

    • Tony, como o povo “parece” cego e acaba na maioria das vezes jogando o lixo no chão, creio que colocaram laranja para ver se chama a atenção dos porcalhões. (Mas que fica feio, fica!)

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: