Prefeitura celebra os 50 anos do Parcão com ampliação de espaços para prática esportiva

Foto: Gilberto Simon

O segundo parque mais antigo da Capital completa 50 anos nesta quarta-feira, 9. Localizado numa região tradicional de Porto Alegre, com área total de 115 mil metros quadrados, o Parque Moinhos de Vento surgiu como uma opção de lazer e se consolidou como uma das áreas verdes mais frequentadas pelos porto-alegrenses.

Para comemorar a data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) prepara uma série de qualificações no lado esportivo do parque (à direita da avenida Goethe em direção à rua 24 de Outubro).

Segundo estudos da Diretoria de Áreas Verdes da Smamus, o lado esportivo do Parcão, como é chamado popularmente, será dividido em dois setores. No primeiro setor, próximo à rua Dr. Poty Medeiros, estará concentrada a maioria das atividades, sendo duas quadras poliesportivas, quatro de beach tennis e uma de futevôlei, arquibancada de apoio às quadras de areia, playground, três áreas de estar, praças, academia ao ar livre e espaços de alimentação.

No segundo setor, próximo à Escola Estadual Uruguai, o campo de futebol será transformado em dois de futebol sete, e o cachorródromo será totalmente revitalizado. As novidades estão por conta de espaços para prática de ping pong, futmesa, mesas de xadrez e um novo playground, além de recantos de descanso e contemplação. A administração do parque permanece no mesmo local.

Projeção de como vai ficar a área esportiva
Imagem: SMAMUS/Divulgação PMPA

“Para realizarmos uma ocupação positiva dessa área, estamos buscando estudos para implementarmos por fases, junto às ações já realizadas. O Parcão é uma área muito importante da cidade e merece esse cuidado”, destaca o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.

Lago do Moinho – Separado pela avenida Goethe, o lado voltado à caminhada e contemplação conta com um lago, que está passando por processo de revitalização. O desassoreamento e a oxigenação da água já foram realizados. As melhorias incluem a retirada de sete mil metros cúbicos de lodo, recuperação da rede elétrica e instalação de um chafariz. O processo está na fase de orçamento. “A intenção é dar a ordem de início ainda neste ano, visando à recuperação da parte ambiental desse importante ponto turístico da área verde”, afirma Souza.

Já foi concluído o trecho de 350 metros de passeio interno, formando uma pista para prática de atividade física.

Histórico – Inaugurado em 9 de novembro de 1972, junto com a escola e com a avenida Goethe, a área de 115 mil metros quadrados onde fica o Parcão era antes ocupada pelo Hipódromo do Moinho de Vento e se tornou Parque Municipal graças ao apelo da população. Na época, Porto Alegre contava apenas com o Parque Farroupilha, tornando o Parque Moinhos de Vento o segundo mais antigo da Capital e desde a sua fundação já era dividido entre os setores de recreação e contemplação e o de práticas esportivas. Em 50 anos de atividade, o Parcão continua jovem e atrai moradores e turistas para essa bela área de lazer da cidade.

Imagens da época da inauguração do Parque:

Link: https://prefeitura.poa.br/smamus/noticias/prefeitura-celebra-os-50-anos-do-parcao-com-ampliacao-de-espacos-para-pratica



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Por falar em parque, a Gam3 está recuperando os gramados do trecho 1 da orla. Finalmente, os pedidos aqui do Blog foram atendidos!! Já era hora.

    Curtir

  2. Claro que somos a favor e achamos bem-vindas essas melhorias da estrutura esportiva, agora… quando vão reformar o que é o maior símbolo do parque, óbvio o Moinho de Vento junto a lago cuja edificação vergonhasamente se encontra em petição de miséria, se desmanchando a olhos vistos e ainda com aquela vegetação excessiva sem trato paisagístico praticamente o encobrindo. Triste isso!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: