Porto Alegre realiza troca de experiências na área da mobilidade urbana em Barcelona

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, participou de Missão Internacional da Frente Nacional dos Prefeitos. Foto: SMMU/Divulgação PMPA

Na segunda-feira, 14, durante o primeiro dia da Missão Internacional em Barcelona, na Espanha, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, juntamente com os prefeitos e secretários que integram a delegação da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), conheceu projetos de mobilidade urbana desenvolvidos na cidade. 

Uma das ações feitas em Barcelona e que dialoga com o que Porto Alegre está desenvolvendo é um projeto piloto de qualificação dos espaços, com prioridade ao pedestre, no distrito 22@, bairro de Inovação da cidade catalã. O projeto tem um conceito bastante semelhante ao Ruas Completas, implantado na rua João Alfredo, que recentemente foi apresentado em Dublin, durante o Walk21. 

“Assim como o nosso projeto, o que vimos no 22@, foi uma melhor organização de fluxos veiculares e de pedestres, demarcando mais claramente o espaço de cada modal, o que permite uma maior segurança para todos na via. Bastante interessante ver esses exemplos que demonstram que estamos no caminho certo para qualificar a mobilidade humana na Capital”, destaca Castro Júnior. 

Além da semelhança dos projetos, durante a visita à prefeitura de Barcelona, a capital gaúcha foi citada pelo secretário de Inovação da cidade, Michael Donaldson, como exemplo de envolvimento cidadão na realização de projetos. “A experiência de Porto Alegre inspira Barcelona a replicar estratégias, sobretudo em relação ao Orçamento Participativo. O envolvimento do cidadão na escolha de investimentos, obras e realização de melhorias dos espaços públicos é um modelo que também estamos aplicando e a Capital do Rio Grande do Sul é nossa referência para isso”, afirma. 

O roteiro contou ainda com apresentação sobre a superquadra ecologia urbana e reunião com empresários catalães. No final do dia, começou o Seminário Smart Cities no Brasil: Desafios e Oportunidades. O evento ocorre até o dia 17 de novembro e contará com a participação da delegação brasileira. 

Missão – A missão Internacional é liderada pela FNP e tem o objetivo de realizar uma troca de experiências entre os países na área da mobilidade urbana. A viagem faz parte do projeto Acesso Cidades, iniciativa da FNP/Brasil com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália. 

Ruas Completas – Iniciou-se como um Projeto de Segurança Viária para a rua João Alfredo baseado no conceito de “traffic calming”, tirando proveito da largura generosa da via, que possibilitou a ampliação dos passeios, criando assim travessias mais curtas e seguras e uma faixa livre acessível ao longo da calçada em toda a via, além de rampas para proporcionar acessibilidade universal.

Link: https://prefeitura.poa.br/smmu/noticias/porto-alegre-realiza-troca-de-experiencias-na-area-da-mobilidade-urbana-em-barcelona



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, , , , , ,

1 resposta

  1. Tomara que sirva para aprenderem algo, se de fato possível for, porque com certeza precisam muito. Ao mesmo tempo os caras vão buscar exemplos lá na vieja Europa, nesses países que tem N fatores tanto ambientais como sociais tri diferentes da nossa reality. E a meu ver, quanto a paisagismo ao menos, esses urbanistas espanhóis não tem praticamente nada a acrescentar e nem são exemplo pra nada quanto a arborização urbana. E no que diz respeito a Porto Alegre nota-se que paisagismo considerado de modo amplo é exatamente um dos pontos super fracos da capital gaúcha. Acredito que na Argentina com nível ótimo de qualidade em Buenos Aires e na linda Rosario, e também aqui nas nossas cidades brasileiras ok, como Maringá, Curitiba, e até Floripa, há exemplos muito bons dessas novas ruas de sociabilidade, projetadas para maior e melhor convívio, ruas essas que não abdicam de um melhor nível de paisagismo e sim ao contrário o colocam como ‘o protagonista’ para gerar a sensação de bem-estar e melhor convívio que esses espaços recriados podem vir a oferecer.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: