Novos empreendimentos na Av. Carlos Gomes mudam paisagem. Veja os projetos e andamento das obras

Considerando os quatro principais empreendimentos imobiliários na Avenida Carlos Gomes, temos aqui um relato do que está acontecendo nesta área da cidade atualmente.

Desde um grande empreendimento do Grupo Zaffari até empreendimentos residenciais, como o Teená, da Melnick, de altíssimo padrão, próximo ao viaduto circular com a Av. Protásio Alves, os terrenos antes com casarões antigos ou mesmo terrenos baldios, esses novos empreendimentos darão à Av. Carlos Gomes um novo visual.

Sem dúvida o maior dos empreendimentos será o Bourbon Carlos Gomes, que será o primeiro shopping center desta avenida, embora seja o segundo da Terceira Perimetral como um todo (já existe o Bourbon Teresópolis). Será um complexo multiuso com torres corporativas e um shopping. Ainda sem muitos detalhes do projeto. Terá frente para a Carlos Gomes e para a Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas. Será de médio para grande incluindo complexo de salas de cinema.

Através dos prints a seguir, do Google Earth, de abril de 2021 e outubro de 2022, vemos que as obras seguem a todo vapor.

Veja, após cada empreendimento a sua localização e imagens do projeto, assim como fotos da situação atual das obras, tiradas hoje (20/11/2022).

Abril 2021
Outubro 2022

01 – GO CARLOS GOMES (MELNICK)

Será um prédio residencial, com apartamentos compactos e lofts de 1 e 2 dormitórios.

Localização: Rua Anita Garibaldi esquina Av. Carlos Gomes. Bairro Boa Vista
GO Carlos Gomes – Melnick – Situação atual: recém no início.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022

02 – COMPLEXO BOURBON CARLOS GOMES (GRUPO ZAFFARI EM PARCERIA COM A UMA INCORPORADORA)

Será um complexo multiuso do Grupo Zaffari, em parceria com a Uma Incorporadora, localizado na Avenida Carlos Gomes, com acessos também pela Rua Furriel Luiz Antônio Vargas, Rua Regente e Rua Carvalho Monteiro.

Será implantado na base um Bourbon Carlos Gomes, com acesso de pedestres pelas quatro frentes. O novo centro comercial terá três níveis, com lojas, restaurantes, praça de alimentação, áreas de lazer, uma operação do Supermercado Zaffari, cinemas especiais, espaços de serviços e outras atividades. 

O complexo terá ainda duas torres de salas comerciais. Uma ficará na Avenida Carlos Gomes e será chamada de Uma Corporate. Já a outra ficará na esquina da Rua Furriel Luiz Antônio Vargas com Rua Regente.

Localização: Av. Carlos Gomes, Rua Furriel Luíz Antonio de Vargas,
Rua Regente e Rua Carvalho Monteiro.
Bairro Bela Vista.
Ainda não foram divulgadas imagens do projeto pronto do Bourbon Carlos Gomes. Esta é a situação atual, vista pela Carlos Gomes.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022. Mais fotos a seguir:
Bourbon Carlos Gomes – Situação atual, vista pela Av. Carlos Gomes.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022
Bourbon Carlos Gomes – Situação atual, vista pela Rua Furriel Luíz A. de Vargas.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022

03 – CARLOS GOMES SQUARE (MELNICK)

A poucos metros da Avenida Nilo Peçanha, o Carlos Gomes Square será o primeiro Walking Mall da cidade, com 44 lojas, com apartamentos compactos em uma torre residencial de alto padrão e duas torres corporativas no principal eixo empresarial de Porto Alegre. Serão 3 torres, sendo 2 corporativas e 1 residencial.

Localização: Alameda Alceu Wamosy esquina com Av. Carlos Gomes.
Bairro Três Figueiras.
Carlos Gomes Square – Melnick – Situação atual, vista pela Av. Carlos Gomes.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022
Carlos Gomes Square – Melnick – Situação atual, vista pela Av. Carlos Gomes.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022
Carlos Gomes Square – Melnick – Situação atual, vista pela Alameda Alceu Wamosy.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022

04 – TEENA (MELNICK)

O Teená será um dos residenciais mais luxuosos de Porto Alegre, com unidades de 387 a 994 m² (cobertura) de área.

Localização: Frente para a Rua Eng. Ildefonso Simões Lopes, mas com fachada para a Av. Carlos Gomes também. Bairro Três Figueiras.
Teená – Melnick – Situação atual, vista pela Av. Carlos Gomes.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022
Teená – Situação atual, vista pela Av. Carlos Gomes.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022

Todas as fotos de hoje, 20/11/2022 © Gilberto Simon

Obs.: este post não é um post patrocinado. Foi apenas um levantamento feito pelo Blog para mostrar os empreendimentos que estão em obras na
Av. Carlos Gomes.

Bônus: mais 3 fotos de outros projetos

Duos, na Alameda Alceu Wamosy, ao lado do Carlos Gomes Square.
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022
Render do DUOS
Torre da Gente Seguradora (em obras, no centro da foto)
Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022
Futuro projeto da Cyrela na Av. Augusto Meyer (avenida que fica entre Carlos Gomes e Dom Pedro II). Foto: Gilberto Simon – 20/11/2022


Categorias:Andamento de obras, Arquitetura | Urbanismo, Prédios, Shopping Centers

Tags:, , , , , , , , ,

23 respostas

  1. A MELNICK EVEN se intitula a maior incorporadora do RS. Assim, é de se esperar que em algum de seus empreendimentos construa o prédio mais alto da cidade e do Estado. Centro, 4 distrito ou na avenida Ipiranga. Várias cidades do Brasil já tem pelo menos 1 prédio icônico com alturas entre 180 e 300m.

  2. Carlos Gomes se tornando uma mini avenida Paulista.
    Muito legal o crescimento em todos os sentidos nessa região,
    Porto Alegre cada vez mais bela e moderna.

  3. Bacana, mas quero ver o impacto no trânsito. A terceira perimetral toda é um erro nesse sentido

    É de cair o koo da bunda que a Terceira Perimetral não tenha sido dotada de transporte por trilhos desde o começo, e que queiram tratar como avenida expressa uma avenida com alta ocupação nos lotes lindeiros. Acaba sendo um lugar sem vida na rua porque é uma merda pra atravessar.

    Podíamos ter bondes andando em um canteiro gramado, como em Praga. Ou uma área central caminhável com os trilhos de bonde ao lado, e faixas um pouco mais estreitas para os carros, como a Av. Diagonal em Barcelona. Mas preferimos gastar em viadutos e viadutos e viadutos, um mais feio o outro, a gastar em transporte sustentável.

  4. Essa avenida é puro destaque e insere Porto Alegre no âmbito das cidades de negócios dinâmicas. Apenas gostaríamos de ver talvez mais altura nos edifícios e desenhos arquitetôncios cada vez melhores. O empreendimento Carlos Gomes Square com sua proposta de “walking mall” com aquela praça interna lindaça, se for feita conforme o render, ou ao menos bem próximo, vai acrescentar muito em termos de espaço qualificado aberto de alto nível para a região e a cidade. Quanto ao maior empreendimento de todos, o Bourbon Carlos Gomes, com as tais torres comerciais, achamos um ‘tantíssimo’ estranho os caras não apresentarem renders. Acho que uma meta do pessoal seria ir atrás do que está projetado e até saber o porquê de não mostrarem. Mas vá lá, esperamos que o fim desse nada a ver mistério seja de regozijo com o projeto de torres moderníssimas que elevem ainda mais o nível do skyline local e pelamor, que não nos venham com mais projetos-padrão de arquitetozinhos limitados.

    • Mauricio, um arquiteto conhecido do fórum Skyscrapercity.com enviou e-mail a empresa UMA Incorporadora, responsável pelas obras do Bourbon Carlos Gomes solicitando imagens do projeto. Eles informaram que não divulgam nenhuma imagem antes do lançamento, que ainda não ocorreu. Quando for lançado comercialmente, eles irão divulgar as imagens. Política da empresa…
      Realmente o Walking Mall irá ficar muito bom ajudando a movimentar comercialmente a avenida, já que atualmente não existem muitos equipamentos comerciais de peso nesta avenida. Com a inauguração do Bourbon Carlos Gomes, do shopping Belvedere e também do Carlos Gomes Square, vai dinamizar bem mais, conferindo características comerciais a ela (Terceira Perimetral).

    • Que eu saiba a Terceira Perimetral não se insere nas novas regras de altura pra prédios da cidade.
      A nova legislação libera construções até 300m de altura no 4º Distrito e se não me engano no Centro Histórico.

  5. Parabéns pela postagem, os arredores possuem outros grandes empreendimentos que também merecem registro. Sem duvida muito bom para a cidade. Duas coisas que me chamam a atenção, primeiro o número de projetos de uma mesma empresa, a Melnick. Segundo a qualificação dos projetos dotados de fachadas ativas com integração do empreendimento com o ambiente chamando a interação com o pedestre, algo que não existe e é um problema atualmente nesta região.

    • Sim, tenho conhecimento que os arredores também tem projetos, mas eu enfoquei neste post somente a Av. Carlos Gomes. Tem vários projetos que estão somente com tapumes. Eu não quis fazer um post sobre locais com tapumes. Somente os que já começaram as obras. Na medida que irão começando as obras dos outros empreendimentos farei novo post atualizando. Principalmente na esquina da Nilo com Carlos Gomes, onde era uma loja de veículos (FOX) e também enfocar o Nilo Square, assim que começarem as obras e tomarem forma. Tem alguma coisa projetada na Dom Pedro II e nas proximidades também.

  6. Na esquina da Nilo também tem um projeto saindo em breve, vai qualificar a área do viaduto.

  7. Da melnick tem um outro prédio saindo bem na frente do go, acho que um dos “Seen”… impressionante a quantidade de construções que a melnick tá rodando ao mesmo tempo. Que eu saiba ainda tem o outro seen da ipiranga, o square do antigo ginasio da brigada, o cidade nilo na frente da encol, e mais uns 2 nilo em direção a ipiranga… Depois do IPO os caras tão descendo obra pra todo lado

    • Sem contar aquele terreno gigante do lado do jardim botânico, que vai ser condominio de casas e um shopping, na sequencia da perimetral

      • Esse terreno do condomínio, na verdade, é da Belmondo (Grupo Zaffari). O terreno maior, que vai ser do shopping com um mercado Zaffari é da Máquinas Condor. mas de qualquer forma, a Melnick tá levantando 2 torres ali no McDonald’s da Tarso Dutra.

      • O shopping Belvedere fica no bairro Petrópolis, ao contrário do que pensam as pessoas em geral e a própria imprensa divulga errado.

        • E aquela área grande que abrigava a antiga CORLAC,na Rua Dom Pedro/Dona Leopoldina/kozeritz e Barão de Cotegipe, alguém sabe quando haverá uma construção de porte?
          Porque tantos anos de abandono?

  8. Realmente há muitos projetos em andamento na Carlos Gomes e arredores. Sem dúvida, são todos bem-vindos e esta área da cidade está cada vez mais valorizada e agitada.
    Só espero que, somado a estes grandes empreendimentos, venham também melhorias nos acessos e retornos, além de mais ciclovias, integração de ônibus, etc… Ou seja, Tudo aquilo que já foi mencionado aqui no blog e que desejamos muito para tornar nossa cidade melhor!

  9. Impressionante! Há ainda outros dois grandes empreendimentos em construçao na Carlos Gomes, o Gente Tower e o Duos. E tb já existe um terreno com tapumes da Cyrela na esquina com a Plínio (acredito que já seja Dom Pedro, nessa altura).

    • Pode deixar que vai ter em breve a segunda parte. Vou enfocar a Nilo Peçanha também. O Duos não fica na Carlos Gomes, fica na Alceu Wamosy, mas vou citar ele na próxima. O da Cyrela fica na Av. Augusto Meyer, que faz a ligação da Carlos Gomes com a Dom Pedro II. Tenho que pesquisar sobre este projeto ainda. Vou fazer fotos na Dom Pedro também e na Tarso Dutra. Ah, moro há uma quadra da Terceira Perimetral, próximo ao futuro shopping Belvedere. Vou acompanhar toda a sua construção. Olha o post de novo que vou atualizar com mais 3 fotos no final.

Trackbacks

  1. Novos empreendimentos na Av. Carlos Gomes mudam paisagem. Vejam imagens 1 ano depois

Faça seu comentário aqui: