Porto Alegre inaugura mural com imagem do ambientalista José Lutzenberger

Foto: Alex Rocha/PMPA

A inauguração do Mural Lutz, estampado na parede lateral do prédio do Ipê Saúde e Ipê Prev (avenida Borges de Medeiros, 1945), foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 25. A iniciativa faz parte das atividades da Virada Sustentável 2022. O mural colorido lembrando a natureza, em tons verde, azul e terrosos, com 50 metros de altura, mostra o ambientalista gaúcho José Lutzenberger em primeiro plano interagindo com um cardeal, pássaro tradicional do Sul.

O painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik, muralista natural de Porto Alegre, que iniciou sua trajetória aos 13 anos na Arte Urbana. O Mural Lutz homenageia Lutzenberger, que se tornou um ícone na luta pela preservação ambiental, e lembra os 20 anos da sua morte, ocorrida em 2002. Ele lutou pela preservação da Amazônia e foi incentivador da criação dos parques Delta do Jacuí e de Itapuã.

Homenagem – Representando a prefeitura, corealizadora da Virada Sustentável, o secretário municipal da Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou a importância da obra para a cidade e do grande símbolo que se tornou o ambientalista no mundo. “Esse mural é um consenso de embelezamento para a nossa cidade. É um legado fenomenal para Porto Alegre. Através dele, a Capital manda um recado: que sabe valorizar os seus talentos, porque mostra respeito pela memória e trajetória dos seus cidadãos de destaque. E é também um sinal para o mundo, já que as ideias comunitárias do ambientalista saíram daqui e ganharam enorme repercussão”, conclui.

Medindo 50 metros de altura por 15 de largura, a obra de arte preenche toda a lateral do prédio do Instituto de Previdência do Estado (IPE), na esquina da Borges de Medeiros com a Aureliano de Figueiredo Pinto, em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

Emocionada, Lara Lutzenberger, uma das filhas do ambientalista, agradeceu a homenagem. “Kelvin conseguiu captar de forma gigante um grande homem cuja mensagem só cresceu nos últimos anos”, acrescentou. O muralista Kelvin Koubik falou da gratidão por realizar o trabalho, o qual espera que possa suscitar interesse, respeito e amor à natureza nas novas gerações. O projeto é financiado com recursos do Pró-Cultura e tem o apoio institucional da prefeitura, da Sedac RS e da Fundação Gaia. Os patrocinadores são CEEE Equatorial, Sulgás e Tintas Renner.

Fonte: https://prefeitura.poa.br/smc/noticias/porto-alegre-inaugura-mural-com-imagem-do-ambientalista-lutzenberger



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arte

Tags:, , , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: