Blog Porto Imagem esteve presente na inauguração oficial do novo parque da cidade, com 29 mil m² de área.

Com a presença do Prefeito de Porto Alegre, Vice-Prefeito, Presidente da Câmara de Vereadores, diversos Secretários da prefeitura, Prefeito de Guaíba, CEOs da Melnick e da SVBPar e outras autoridades, foi inaugurado na manhã deste sábado o novo parque da cidade. Com 29 mil metros quadrados, o parque fica em frente ao empreendimento do Pontal, que inclui hotel Double Tree by Hilton, centro médico, escritórios e um shopping center com 160 operações, cuja principal âncora é a Leroy Merlin, já em funcionamento. O hotel deve inaugurar em soft opening no dia 14 de dezembro e o shopping na primeira semana de abril de 2023. Também já foram confirmadas as operações do Hard Rock Café Porto Alegre, que tem suas obras bem adiantadas neste momento e as águas dançantes no Guaíba, em frente ao parque, num investimento de 2 milhões de dólares, com participação de investidores de São Paulo, com início de operação em meados de 2023.
O parque ficou muito bonito, principalmente pelo fato de se situar na orla, oferecendo uma nova opção à população de passar seu tempo ao ar livre, junto do Guaíba. A cidade cada vez mais voltando a ficar de frente ao seu lago.
“Mais um presente pelos 250 anos de Porto Alegre que representa o reencontro da população com o Guaíba. O Complexo Pontal tem quase 50% da área destinada ao uso comum do povo e traz lazer, entretenimento e geração de emprego e renda”, destaca prefeito Melo.
Para o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, o Parque Pontal será referência em atração turística de Porto Alegre, a cidade com maior número de áreas verdes do país. “Representa a vitalidade urbana tão defendida no urbanismo porque agrega natureza, espaço público, qualidade do ar com serviços, comércio e entretenimento”.
“Para nós é um orgulho entregar este parque à cidade e vamos também adotá-lo por, no mínimo, uma década, para garantir a manutenção deste espaço a fim de que todos usufruam das belezas às margens do Guaíba”, declarou o diretor Corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada.
“É uma área verde significativa da cidade e de frente para o Guaíba. Faz parte da estratégia desta gestão de criarmos importantes marcos de visitação turística”, reforça o secretário Germano Bremm.
O Pontal também oferece pistas para caminhadas, áreas e equipamentos para atividades físicas ao ar livre, ginástica para a melhor idade, grandes gramados e mirantes. Para as crianças, o parque oferece brinquedos com temática naval, como um navio afundado, e playground feito de material reciclável.
Para garantir a segurança dos frequentadores, foram instaladas câmeras interligadas ao centro de comando da Prefeitura e há um ponto fixo para viaturas da Brigada Militar e Guarda Municipal.
Aqui algumas dezenas de fotos, que falarão por elas mesmas.
***** Em tempo: prefeito solicita que a inauguração do shopping seja em março, na semana de Porto Alegre, e antes do início do South Summit 2023, que acontece novamente em Porto Alegre, de 29 a 31 de março, no Cais Mauá.
VISÕES GERAIS DO PARQUE
(clique numa foto e navegue pela galeria)





























O MOMENTO DA INAUGURAÇÃO
Discursaram na inauguração o CEO da Melnick, o CEO da SVBPar, o prefeito de Guaíba, o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e o prefeito de Porto Alegre.
(clique numa foto e navegue pela galeria)









OUTRAS IMAGENS
(clique numa foto e navegue pela galeria)








Matéria: Blog Porto Imagem com informações da Prefeitura de Porto Alegre
Fotos: Gilberto Simon: Blog Porto Imagem
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Meio Ambiente, ORLA, parque do pontal
ATÉ HOJE NINGUEM EXPLICOU O REAL MOTIVO DE NÃO CONSTRUIREM EDIFÍCIOS ALTOS EM PORTO ALEGRE. EM CIDADES MEDIANAS PELO BRASIL AFORA, EDIFÍCIOS ALTOS JÁ SE TORNARAM NORMAIS.
Vc comentando isso, demonstra desconhecimento total do plano diretor da cidade, tantas vezes discutido e falado aqui no blog. Outra coisa, cone tar em letras maiusculas é errado. É como vc estivesse gritando. Procura evitar isso na próxima vez.
Existe um plano diretor urbanístico, que é basicamente a regra que obriga porto alegre a ser medíocre
E quem disse que não ter prédios altos é ser medíocre?
Quer dizer que todas as cidades do mundo que não tem prédios altos são medíocres ?
Que mente pequena concluir isso.
Outra coisa, vcs pelo jeito estão desinformados, em relação as novas leis do Centro Histórico e do 4º Distrito que permitem prédios de 300 metros de altura.
Sugiro refrescar a mente, e ler um pouco mais de arquitetura, em especial sobre prédios. Não é o único critério pra ser arquitetonicamente interessante ser alto.
Também gostaria de ver uns prédios icônicos em Porto Alegre, mas não feito paliteiro como algumas cidades que vejo serem elogiadas por aí. Não acho que Recife seja um exemplo. Muito menos Balneário Camboriú. Só pra citar dois “não exemplos”.
POA tem regras que a tornam medíocre. MUITAS regras. O urbanismo aqui é um fracasso, pois somos um fim de mundo com idéias de fim de mundo. O nosso ego de ser gaúcho é uma piada comparada ao que temos como sociedade. Nem prédios altos se pode ter sem ter que ser num lugar específico com regras específicas. E qualquer mudança tem que ser discutida com pessoas que já votaram em políticos justamente para não ter que se preocupar em discutir!
Façam um favor para vocês: entrem no https://br.pinterest.com/ e procurem por “public landscaping” . Dividam a tela entre os resultados do Pinterest e o que foi feito no pontal e respondam com honestidade, sem mentiras, aproveitem o anonimato, se o que foi feito no “paisagismo” Pontal é digno de consideração.
Ficou sensacional!!! Aguardando o shopping ficar pronto.
Compreendo a frustração pelo entorno do pontal não parecer tão arborizado quanto no render, é preciso entender que o render de um projeto é uma ilustração do mesmo na sua forma mais sofisticada e realista, porém é óbvio que não vão usar no render imagens de mudas em crescimento… mas no mundo real paisagismo geralmente é assim. Inserção de árvores adultas só acontece em casos muito específicos. Mas espero realmente que não usem espécies de crescimento lento como as aquelas centenárias da Redenção kkkkk
Mas amigo, arvore adulta não é a única opção de paisagismo. Cabe os arbusto, as flores, as herbácias… O piso é um gramadão, como se só existisse um tipo de grama…cade as texturas, cores….
O Parque do Pontal nada se parece com o projeto original, quem conheceu a maquete do Pontal irá sempre lembrar da economia feita em toda obra executada. Faltaram muitas coisas, a pracinha infantil, os mirantes a beira do rio, o paisagismo e bancos em madeira com encosto e piso pergolado que lembram o trecho um da orla. Também identifiquei trechos próximo a beira do rio onde não foram colocadas pedras suficientes para evitar desmoronamento dos gramados. Em fim o que dá para perceber é a economia que foi feita e a diferença entre projeto e realidade.
Exatamente. O primeiro projeto q lançaram era ainda mais completo, tinha brises na fachada, postes inclinados como o da orla, decks em madeira, etc. Teve um segundo mais simples depois. Mas oq foi executado foi extremamente simples, basicamente um grande gramado.
Calma. O paisagismo vai melhorar. As mudas recém foram plantadas. O Marinha do Brasil quando foi inaugurado parecia um deserto. Quando as árvores finalmente cresceram tudo mudou de figura. Vamos ser honestos; Porto Alegre não é nem nunca foi cidade turística nem nunca olhou pra sua orla ou cuidou das suas áreas públicas nem do centro histórico como por exemplo Curitiba. Acho que podemos saudar essa evolução da orla desde o gasômetro, que mesmo não sendo um espetáculo de execução já é um grande avanço frente ao nada que lá havia. Esperamos que os projetos fiquem melhores no futuro.
se é assim, o marinha demorou uns 25 anos para a arborização atual kkkk
Eu ia mesmo postar uma foto antiga do marinha. Um grande deserto até crescerem as árvores. Aqui o pessoal quer tudo pra ontem….
Mas justamente por isso que você tem arbustos, bromélias, flores, hervas, capins, e uma riqueza de materiais como brita leve, casca de pinus, seixo rolado. Paisagiso não é só plantar um arvore no meio da grama e esperar 40 anos…nossa…
A natureza tem o seu tempo, concorda? Ou a tua gestação durou uma semana?
Pera.. usaram um piso azul de heliponto para esse playground que é só uma escada e uma rampa?
e ainda com aspecto de uma obra da prefeitura nos anos 70.
Quando via essa estrutura em forma de barco achava que seria coberta e faria alusão a um barco de fato..
Esse parque pontal contrasta e realça a execução impecável pela prefeitura de poa nos trechos da Orla, honremos Jaime Lerner.
Lembrar de Jaime Lerner é fazer justiça à esse grande homem que deixou projetos e obras arquitetônicas de grande valor
nao existe sequer paisagismo, apenas plantaram algumas mudas de arvore na grama.
Olha, é difícil escrever isso, mas tem coisas que só Poa mesmo…
Estou em São Paulo neste final de semana e fico impressionado com a grandeza das edificações, qualidade dos acabamentos e até mesmo do paisagismo…
Esse parque não tem haver com o que foi proposto no projeto!
As coisas são aprovadas, todo mundo acha maravilhoso e depois entregam essas coisas que vemos por Porto Alegre… e o pior é que ninguém fala nada e fica por isso mesmo!
Não quero entrar no “ah, mas antes não tinha nada ali” e sim no comprometimento das empresas com a cidade! Até parece que a Melnick não tem dinheiro pra fazer um paisagismo no mínimo aceitável!
Talvez estejam percebendo que erraram na localização do empreendimento e que não atingirão o público almejado.
Olha, o que posso te falar é que plantaram muitas árvores ali sim. Haverá vegetação como no projeto. Mas pecaram ao plantarem mudas pequenas. Estou pasmo do teu comentário que erraram a localização…. Com base em que falas isso? Será que o fato de estar em São Paulo não te fez esquecer como é Porto Alegre?
Erraram no sentido de que criaram uma grande expectativa ao lugar, mas estão vendo que, talvez o público que se desejava alcançar, não será o mesmo que irá frequentar. Então, na cabeça deles, não tem pq investir. Me entendeu agora?
Não esqueci como Poa funciona, justamente por isso meu comentário.
Sim, no sentido do público, sim, entendi.
mas paisagismo não é só arvore!!!Arvore é um dos elementos do paisagismo, mas existe inclusive paisagismo sem árvores! Apenas com flores, arbustos, capins, gramas.
Parque do Pontal como o nome descreve é um parque. Em qualquer parque do mundo a estrela do paisagismo é a árvore. Ela é quem dá sombra, ela é quem refresca o ambiente (as gramíneas também, mas em menor grau). Numa cidade aonde o povo é bem mal educado e não conserva os seus bens públicos, não dá pra ficar fazendo muitas firulas. Tem que focar na robustez dos materiais e equipamentos e em um paisagismo mais basicão e mais resistente aos nossos sujões de plantão. OBS: Ontem fui no píer e já tinha uma ratatulha fazendo aquilo de plataforma de pesca. A chinelagem está sempre de plantão. Aquilo é um píer turístico não a ponte do Rio Tramandaí.