V.tal terá data center em Porto Alegre

Empresa já comprou imóvel para centro de dados com 4 MW de capacidade.

Bento Louro, vice-presidente de Wholesale da V.tal.

A V.tal, empresa de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi, comprou um imóvel em Porto Alegre para instalar um data center com capacidade de 4 MW.

A empresa não revela onde fica, de quem era, qual é o tamanho ou quanto custou o imóvel, parte da estratégia de fazer segredo de tudo comum no nicho de grandes centros de dados. 

Também não há detalhes sobre quando será a inauguração.

A capacidade de consumo de energia, medido em megawatts, vem se tornando a informação padrão a partir da qual se deve deduzir o tamanho total da estrutura. 

1 MW é energia suficiente para abastecer 700 casas. Outro data center de 4 MW da V.tal, em Fortaleza, tem 400 racks. 

A estrutura da V.tal será respeitável. A título de comparação, a Elea Digital comprou recentemente um data center da TIM também em Porto Alegre, com 1,5 MW de potência.

A meta é chegar a 3 MW ou 4 MW já no próximo ano e, depois, crescer conforme a necessidade até 7 WM, o que tornaria ele o maior da região Sul.

O centro de dados da V.tal em Porto Alegre, assim como os já localizados em Fortaleza e no Rio de Janeiro, no Brasil e em Barranquilla, na Colômbia são conhecidos como “edge data centers”.

Ao contrário de um data center convencional, que serve para armazenar dados ou sistemas, um edge data center atande necessidades específicas de operadoras, provedores e OTTs, para os quais deixar seus conteúdos mais próximos fisicamente do usuário final (daí o chavão “edge”, ou “computação de borda”) é uma vantagem competitiva, porque assim se reduz o tempo para acesso, o que é chamado de “latência”.

“A V.tal considera que a demanda por internet de alta velocidade e novas aplicações em tempo real no sul do Brasil e nos países fronteiriços deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, principalmente com a chegada do 5G e de novas tecnologias como Internet das Coisas, Realidades Aumentada e Virtual e Metaverso”, explica Bento Louro, vice-presidente de Wholesale da V.tal.

Além do centro a ser construído em Porto Alegre, a V.tal está construindo novas estruturas em Fortaleza e Barranquilla, cidades chaves por estarem em pontos de entrada dos cabos intercontinentais que garantem o tráfego de dados da Internet.

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui

https://www.baguete.com.br/noticias/15/12/2022/v-tal-tera-data-center-em-porto-alegre

Lembrando, em outubro de 2022, a Scala Data Centers, uma das maiores empresas do ramo no país, também anunciou a construção de um data center na zona norte da cidade. Veja abaixo:



Categorias:Economia da cidade

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: