Aprovado empréstimo de 129 milhões de euros para revitalização do Centro Histórico e 4º Distrito

Centro de Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon – Arquivo Porto Imagem

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (19/12) projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimo de 129,6 milhões de euros junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial (BIRD-BM) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). As verbas se destinam à execução do Programa de Revitalização da Área Central de Porto Alegre (Centro+4D).

Ao justificar o empréstimo, a Prefeitura informa que a “Administração Pública Municipal estruturou o Programa Centro+4D visando promover o desenvolvimento econômico e abrir oportunidades para as populações mais vulneráveis, tomando por base a regeneração verde, resiliente e inclusiva, por meio da melhoria da infraestrutura urbana e fortalecimento da capacidade institucional do Executivo Municipal”. 

Em linhas gerais, objetiva-se com o programa: promover ampla qualificação urbanística do Centro Expandido – conceito que abrange o perímetro que compreende o Centro Histórico e o 4º Distrito; incentivar transformações econômicas por meio de atividades de empreendedorismo e melhoria do ambiente de negócios, promovendo a inclusão social de grupos de baixa renda e/ou vulneráveis a partir de ações de humanização e qualificação da cidade, com vistas à geração de emprego e renda, estabelecendo o equilíbrio entre fomento da atividade econômica e iniciativas de proteção às populações de maior vulnerabilidade social; e melhorar a capacidade institucional da Prefeitura para lidar com as questões de planejamento, gestão, regulação dos territórios da área Central e arredores, e a capacidade de agir como acelerador do desenvolvimento de novos negócios, diversificando a matriz econômica das regiões abrangidas pelo escopo do projeto.

Link: https://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/aprovado-emprestimo-de-129-milhoes-de-euros-para-revitalizacao-do-centro

Ver matéria no site da Prefeitura:

https://prefeitura.poa.br/smpae/noticias/camara-autoriza-financiamento-para-revitalizacao-do-centro-historico-e-do-4o



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização 4º Distrito, Revitalização do centro

Tags:,

2 respostas

  1. Mais uma dívida pública e em euros….Mais um buraco no Brasil… Podia pegar do BNDES???? Tomara que seja bem usado e bem pago..

    Curtir

  2. Ótimo!
    Espero que esse mais de R$ 700 milhões de reais sejam muito bem investidos!
    Chega de fazer tudo “meia boca”!
    Precisamos evoluir estruturalmente também!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: