Obra viária de duplicação dos trechos 3 e 4 da avenida Tronco será entregue nesta quinta

Trecho liberado inicia na avenida Icaraí, no bairro Cristal, e vai até o Postão da Cruzeiro, no bairro Santa Tereza Foto: Pedro Piegas / PMPA

Com a conclusão das obras viárias da duplicação de três quilômetros dos trechos 3 e 4 da Tronco, entre a Icaraí e Postão da Cruzeiro, a avenida será liberada para o tráfego nesta quinta-feira, 29, a partir das 7h. Foram realizadas qualificações na infraestrutura, transporte público e mobilidade urbana. 

As intervenções foram executadas pelas secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Smoi) e de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Além da duplicação, o projeto prevê drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, sinalização e nova iluminação pública. 

‘’Esta é uma obra de grande importância para a mobilidade da cidade, mais uma obra da Copa que estamos encerrando. Também busca suprir uma demanda histórica daquela região, pois é um projeto que existe desde 1958 e que agora estamos entregando para aquela comunidade e para a cidade toda’’, ressalta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores. 

As obras contam com investimento de R$129 milhões. A construção parou em outubro de 2016 por falta de recursos. Os serviços foram retomados em junho de 2018 e suspensos novamente em julho de 2019. Em fevereiro de 2020, a obra recomeçou. 

Trechos 3 e 4 – Trecho 3: avenida Moab Caldas (entre a rua Gabriel Fialho e a av. Francisco Massena Vieira) e rua Cruzeiro do Sul (entre a av. Francisco Massena Vieira e a rua Neves); extensão: 2.060 metros. Trecho 4: rua Cruzeiro do Sul (entre a rua Neves e a av. Divisa), avenida Divisa (entre a rua Cruzeiro do Sul e av. Icaraí), avenida Icaraí (entre a av. Divisa e a rua Butuí) e avenida Chuí (entre a av. Divisa e a rua Ibicuí); extensão: 1.540 metros.

Mobilidade – A avenida passa a ser a melhor alternativa para acesso rápido à Zona Sul da Capital, avenida Cavalhada, shoppings e região central, com duas faixas para o trânsito e corredor de ônibus. No sentido bairro ao Centro, circulam cerca de 9 mil veículos por dia. No sentido Centro ao bairro, são mais de 13 mil.

A qualificação da região oferece mais segurança viária aos usuários do transporte coletivo. “Com a liberação, a Tronco passa a ser um eixo de ligação importante para garantir maior fluidez no trânsito entre os bairros Cristal, Tristeza e toda a Zona Sul, com as vias que conectam a região com as zonas Norte, Nordeste, Leste e Centro da cidade. Além disso, há um grande ganho para carros e o transporte coletivo, já que os ônibus deixam de compartilhar espaço com os veículos”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Transporte Público – O espaço destinado ao transporte público vai contar com dez paradas seguras, o que também qualifica a espera dos passageiros. Todas as paradas contam com rampas de acessibilidade. Passarão pelo local as linhas C80/282/282.1/244/244.1/T3. Elas transportam 17,5 mil passageiros em 396 viagens a cada dia. A circulação pelo corredor de ônibus deve reduzir o tempo de viagem para os passageiros que se deslocam pelo local. Além disso, as dez estações para o transporte coletivo (cinco em cada sentido) tornam mais confortável e segura a espera desses passageiros.

Link: https://prefeitura.poa.br/smoi/noticias/obra-viaria-de-duplicacao-dos-trechos-3-e-4-da-avenida-tronco-sera-entregue-nesta



Categorias:Duplicação de avenidas

Tags:, ,

3 respostas

  1. Creio que vc não entendeu.
    As obras da duplicação estão mais de 80% prontas.
    Não são os primeiros lotes que foram entregues.
    Olha esta matéria da ZH de julho/2022:

    Duplicação da Avenida Tronco tem 80% do traçado pronto; veja os trechos já em uso

    Prevista pra a Copa de 2014, a maior obra em tamanho e orçamento de Porto Alegre está com os dias contados. A duplicação da Avenida Tronco avança.

    Dos 6,5 quilômetros, 5,2 quilômetros já estão em uso. Isso representa 80,46% do traçado definitivo pronto.

    As últimas liberações de trechos para os veículos ocorreram em maio e junho. Foram entregues 430 metros para circulação.

    Do total, dois trechos ainda estão em obras. Um deles está localizado na região que envolve a Avenida Icaraí, Rua Ursa Maior e Rua Cruzeiro do Sul, no bairro Cristal. São 220 metros em execução, que deverão ficar prontos até agosto.

    O outro trecho em obras envolve 1,05 quilômetro, no bairro Medianeira. Está sendo construída uma rótula na Avenida Carlos Barbosa, envolvendo a Avenida Moab Caldas e Rua Sepé Tiarajú. Além disso, a duplicação está avançando pela Avenida Silva Paes. Essa parte da construção é prevista para ser finalizada em dezembro.

    Apesar de estar 80% pronta, a duplicação da Tronco ainda não está funcional (sendo usada a pleno). Pretendemos melhor muito a mobilidade da cidade e nessa região, além da mobilidade, foi feita toda uma remodelação da drenagem e da coleta do esgoto – destaca o secretário André Flores.

    Ainda que os principais serviços sejam executados até o fim do ano, algumas obras às margens da via deverão seguir em 2023. A expectativa é que toda a duplicação seja considerada finalizada em março.

    (…)

    Enquanto não houver o assentamento de todas as famílias, a obra, de alguma forma, estará inconclusa. Temos cerca de 550 famílias que ainda precisam de atendimento definitivo. Temos perspectiva de construção muito próxima. Esses financiamentos foram aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Estamos em fase de conclusão da documentação necessária, para que esses contratos sejam assinados e para, já no início do próximo ano, começar a obra com a empresa responsável – destaca o secretário André Machado.

    Link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jocimar-farina/noticia/2022/07/duplicacao-da-avenida-tronco-tem-80-do-tracado-pronto-veja-os-trechos-ja-em-uso-cl56st7c0001d019iq9ul7csz.html

    Curtir

    • Quase 10 anos para atingir os 80% de obras. Ainda há a questão do assentamento de 550 famílias.

      Com esse historico, prometer a conclusão de toda a obra para daqui a 4 meses é um absurdo. Passem o prazo real, não uma ficção para enganar o povo.

      Curtir

  2. E os trechos 1 e 2? Para depois da próxima copa?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: