Prefeitura já recuperou 250 praças em Porto Alegre desde 2021

Resultado é decorrente de mudança na gestão de contratos e de um rígido controle do cronograma Divulgação / SMSURB / PMPA

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura de Porto Alegre revitalizou 250 praças em diferentes bairros da Capital. O trabalho é realizado por equipes próprias e de empresas terceirizadas que atuam em lotes divididos por regiões. A maioria das pracinhas foi recuperada em 2022 e a expectativa é que este ano outras 150 passem por reforma.

Os principais serviços envolvem a pintura de bancos e brinquedos, substituição de lixeiras quebradas, manutenção de passeios e escadas e reparos em quadras esportivas, como a troca da tela e demarcação para os jogos esportivos. As praças ainda passam por capina e roçada regularmente, além da manutenção da iluminação.

Um dos principais investimentos foi no Parque 20 de Maio, na Vila Ipiranga, Zona Norte. Apesar do nome, o espaço é cadastrado como praça e passou por uma série de reparos, como demarcação de recantos infantis, nivelamento com saibro, pintura e recuperação de bancos e brinquedos, substituição de 13 lixeiras e manutenção dos passeios internos e externos. As três quadras esportivas da praça também receberam melhorias, como a instalação de novas telas, tabela de basquete e demarcação horizontal. 

“Nosso objetivo era chegar a 250 praças revitalizadas no ano em que a nossa Capital completa 250 anos. Porém esse número é mais que um simbolismo. É resultado de uma mudança na gestão de contratos e de um rígido controle do cronograma de execuções” afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos,  Marcos Felipi Garcia. “Em 2021 e 2022 ultrapassamos a meta estabelecida e, neste ano, pretendemos fazer o mesmo”, completa.

Atualmente, as três empresas que prestam serviços para a SMSUrb atuam em três lotes na cidade: Norte, Centro-Leste e Lote Sul e Extremo-Sul. As áreas também integram os playgrounds de parques, que também fazem parte do cronograma de reformas. A SMSUrb ainda conta com uma equipe de funcionários do quadro que trabalham em serviços de pintura e consertos de brinquedos.

Para tornar o serviço ainda mais ágil em 2023, a SMSUrb irá lançar licitação para contratar três equipes volantes compostas por um carpinteiro e dois pintores cada. O objetivo será realizar pequenas manutenções e atender pedidos do 156.

Novos equipamentos –  Ano passado, a SMSUrb lançou uma licitação para compra de novos tipos de brinquedos para as praças e parques. São modelos mais modernos e interativos. Os aparelhos, no entanto, só serão instalados na medida em que houver necessidade de substituição dos brinquedos antigos. Além disso, a prioridade serão os playgrounds de parques em razão do número de circulação de pessoas. A previsão é que o Marinha e o Mascarenhas de Moraes sejam os primeiros parques contemplados com os novos modelos. 

Link: https://prefeitura.poa.br/smsurb/noticias/prefeitura-ja-recuperou-250-pracas-na-capital-desde-2021



Categorias:Meio Ambiente

Tags:,

1 resposta

  1. Super positivo e daquelas ações que são esperadas e por isso merecem ser parabenizadas sem dúvida. Fato inconteste é que essa administração atual está fazendo um esforço louvável para tornar as áreas públicas dessa cidade mais agradáveis e convidativas. Agora interpretemos a imagem, notemos a insignificância do paisagismo na cena e que é meio que o padrão que se repete na capital gaúcha. Meu povo creio que se deva pressionar a prefeitura, tipo entrar em contato de alguma forma, mandar e.mail (já fiz), questionar mesmo e cobrar para que nessa city seja feito um nível de paisagismo mais adequado/qualificado pô. A secretaria do meio ambiente tem de ter uma ação tanto mais consistente como competente, isso deve ser uma obrigação, e para isso precisa fazer seus “profissionais” se capacitarem, tipo que mandem p.ex. para estudar com o pessoal de Santa Cruz do Sul, e pô-los para executar um paisagismo que agregue de fato valor paisagístico ao cenário urbano da capital gaúcha, que precisa muito!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: