Nível do Guaíba pode causar desabastecimento de água no Extremo-Sul e Leste

Estiagem pode causar desabastecimento de água nas zonas sul e leste de Porto Alegre. Foto: Luciano Lanes/PMPA 11/01/2023

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue monitorando o nível do Lago Guaíba. Na manhã desta quarta-feira, 11, às 8h, a régua situada no Cais Mauá, medida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), estava em 25 centímetros. O normal para manter o abastecimento a pleno é acima de 80 centímetros.

O departamento informa que se a condição não for favorável e o nível permanecer baixando terá problemas na captação da água bruta e tratamento devido à turbidez elevada da água. Poderão ser afetados o abastecimento dos bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.

A hidrodinâmica do lago está no sentido de redução de nível. Um dos fatores que contribui diretamente é a direção dos ventos, que nesta quarta-feira está no sentido sul. “O período de seca em que todo o Estado está enfrentando é alarmante. Porém, não há indícios de que a água bruta vá findar, mas sim que o processo de tratamento deva ser ajustado para garantia da qualidade da água distribuída”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O departamento solicita que caso haja desabastecimento em outros pontos da cidade, seja informado através do 156 opção 2.

Belém Novo – Quando o Sistema Belém Novo foi construído, na década 1980, a produção de água bruta da ETA Belém Novo era de 300 litros de água por segundo. Com o aumento populacional da região, foi necessário aumentar a vazão para 1.200 litros por segundo. Como os pontos de captação estão localizados em uma região de enseada, a região do Extremo-Sul sofre com as intempéries e acaba captando muito lodo, o que ocasiona problemas no tratamento e o desabastecimento da região. As demais estações de tratamento de água estão localizadas em pontos estratégicos, por isso não são afetadas pelo problema de turbidez.

Link: https://prefeitura.poa.br/dmae/noticias/nivel-do-guaiba-pode-causar-desabastecimento-de-agua-no-extremo-sul-e-leste

Foto: Luciano Lanes/PMPA 11/01/2023

Leia mais:

Dmae recomenda uso racional da água no período de temperaturas altas e estiagem

Dmae investe R$ 25 milhões em 2022 para prevenir desabastecimento no verão



Categorias:Lago Guaíba

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: