Em uma rotina de tanto trabalho para entregar uma vida melhor a quem aqui vive, também é essencial olhar com clareza o caminho de crescimento que já trilhamos. Ao circular pelo trecho 3 da Orla do Guaíba no último fim de semana, durante o STU – etapa do circuito nacional de skate que mobilizou mais de 50 mil pessoas -, senti que ocupação daquele nobre espaço público por cidadãos e visitantes traduz a atmosfera da nossa Capital ao completar 251 anos, no dia 26 de março. Porto Alegre é rica porque é plural e está ultrapassando seus próprios limites.
A cidade voltou a sorrir e recobrou a autoestima. Os cidadãos são protagonistas dessa transformação e demonstram de forma crescente o pertencimento de viver em um ambiente pulsante, que construiu uma retomada responsável e está aberto ao desenvolvimento em todas as frentes possíveis. Somos a Capital do skate, do South Summit, das parcerias, do desenvolvimento econômico e da inovação para promover transformação social. Ter o melhor ambiente de negócios do Brasil só faz sentido porque significa que a roda da economia gira. É assim que se cria emprego e renda e se gera oportunidades reais de libertação. Hoje, o empreendedor sabe que a administração não vai atrapalhar a sua escalada. Ao mesmo tempo, o cidadão sabe que a gestão olha para todos, mas especialmente aos que mais precisam.
Não é só estímulo ao empreendedorismo, não é só ir em comunidades buscar soluções a demandas do Orçamento Participativo. Tudo está conectado. O setor tecnologia que recebeu incentivo fiscal é o setor que abre oportunidades de trabalho para estudantes do Projeto Pescar. O empresariado impactado com a redução de tempo para licenciamento de negócios e projetos é o que se mobiliza para, por exemplo, apoiar a prefeitura no custeio de viagem internacional para alunos da rede pública que representarão o país no campeonato de robótica nos Estados Unidos.
Se os municípios são o palco da vida, a capital dos 251 anos está construindo a muitas mãos as respostas para os problemas reais. Da educação ao abastecimento, do asfalto à reforma tributária, dos cuidados com a cidade à inovação. São muitos os desafios, mas quem corre com gosto não cansa. E quem corre em conjunto chega ainda mais longe. Parabéns, Porto Alegre!
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre
Categorias:Artigos
Péssima escolha da prefeitura fazer essa pista de skate, quem passa pela orla para fazer exercícios ou caminhar tem que aturar nuvens de maconha pois 99% dos skatistas são maconheiros, é fato. O ambiente é de baixo nível pois atrai do pior, há até vendedores com suas habituais mochilas perambulando pelo local.
Ao invés de criar uma obra para o público amplo de todas as idades e favorecer a saúde, preferiu-se criar algo para a sub-cultura urbana ( e não me digam que está na olimpíada, até “street dance” está na olimpíada, perderam o respeito).
poderiam ter feito um campo de golfe no lugar
fale mais do complexo belvedere, irão estragar o potencial de uma região botando um bourbon wallig 2
Voltou a sorrir a onde? Meu bairro era bom, anda imundo, cheio de containers quebrados com lixo orgânico espalhado. Árvores velhas apodrecendo, calçadas detonadas. Estabelecimentos comerciais detonando no som, fora de horario comercial, sem nenhuma infraestrutura de controle de ruído. Roubos a carro constantes, e assaltos a mão armada na entrada dos apartamentos. VOLTOU A SORRIR DE QUE? Voltou a sorrir a onde?
Mas muitos Porto alegrenses ( e quando digo muitos, é muitos mesmo) ainda são muito resistentes, muito atrasados nesse quesito obras, revitalizaçoes, modernizações etc. Ainda relutam e são contra projetos modernos.
Iguais a obras da Otávio Rocha?
Iguais aos que fizeram muita ciranda e roda de militância muitos anos atrás para não existir a revitalização da orla do Guaíba. E que fizeram e fazem até hoje para não existir a revitalização do cais Mauá. Esse é o Porto alegrense, danado…
Para muitos porto alegrenses as melhorias realizadas na orla e projetos modernos são realizadas em regiões que geram benefício só pr parte dos cidadãos e “coincidentemente” em regiões mais ricas da cidade. Para muitos esses locais com melhorias são locais de passagem e de ônibus , não julgue quem reclama. Esse olhar superficial da cidade é só o velho papo de político!!!!