
No último domingo (26), o voo da Latam que liga Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Santiago, no Chile, voltou a decolar do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O corte simbólico da faixa ocorreu no portão de embarque internacional com autoridades e executivos.
A rota, que deixou de operar durante a pandemia, será retomada com frequência de três viagens semanais, com voos de cerca de três horas de duração. As viagens inaugurais de ida e de volta tiveram uma lotação de mais de 80% da capacidade das aeronaves.
Na abertura estavam presentes o secretário de Turismo, Vilson Covatti, do cônsul-geral do Chile em Porto Alegre, Aldo Famoralo, da COO (chief operation officer) da Fraport, Sabine Trenk, da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), Lúcia Bentz, e da coordenadora sênior de Relações Institucionais da Latam, Lígia Sato.
Covatti salientou que a conquista reflete o crescimento do interesse turístico pelo Rio Grande do Sul e a importância que o voo representa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que viajam entre esses dois destinos.

A Latam já opera em Porto Alegre e Caxias do Sul e planeja ampliar a sua atuação para Passo Fundo, ligando o município diretamente ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde a empresa tem grande parte de sua operação, decolando cerca de 310 voos por dia.
A retomada gradual dos negócios das companhias aéreas, que tiveram queda durante a pandemia de covid-19, terá reflexo direto na visitação ao Estado. A Latam recuperou cerca de 80% do fluxo de passageiros no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2019.
No Rio Grande do Sul, o aumento da companhia foi de 42% no período de janeiro a setembro de 2022 em relação a 2021. Grande parte dessa alta se deve à rota inaugurada no último ano, que liga Caxias do Sul a Guarulhos em voos diretos diários.
Categorias:Aviação, voos diretos de porto alegre
Retomada da Latam, Jetsmart chegando com o mesmo voo e solicitando voos para o Peru, Bom ver esse aumento de voos Internacionais em POA, que possam vir mais retomadas e novos voos internacionais e domésticos também para nosso aeroporto.
É só a concorrência aparecer…
Jaáestava programado ha meses o retorno da Latam com esse voo. As páginas do Blog provam.
Outra coisa: a concorrência é saudável sim. Ainda bem que existe.
Sim, eu sei que estava. Mas talvez demorasse mais…
Também acho que concorrência é ótimo!