
Porto Alegre lidera o ranking de cidades com o melhor ambiente de negócios do Brasil, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Economia. A transformação vivida nos últimos anos pela Capital foi apresentada em painel no South Summit Brazil nesta sexta-feira, 31. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Júlia Tavares, e da Fazenda, Rodrigo Fantinel, falaram sobre os incentivos criados, desonerações e mudanças na legislação recente para dar segurança jurídica e capacidade de investimento às empresas.
“Em primeiro lugar, começamos a escutar os empresários, ter empatia por eles, algo que não é usual no poder público. Paramos de atrapalhar e, depois, começamos a fomentar o desenvolvimento”, explicou Fantinel. Entre as ações destacadas estão os incentivos a setores estratégicos, como Tecnologia da Informação (TI), eventos, educação e callcenters; redução da carga tributária, com o cancelamento dos aumentos do IPTU; extinção da taxa de alvará para abertura de empresas; e o programa de compliance, que fomenta a autorregularização e dá vantagens financeiras para quem negocia com a prefeitura.
Julia Tavares, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lembrou da parceria entres as secretarias, que permite construir ações conjuntas para encontrar as melhores soluções para a economia da Capital. “Uma cidade vibrante é aquela com investimento e que gera riquezas. Hoje se abre uma empresa, de pequeno e baixo risco, em dez minutos e sem custo algum, na tela do celular. Em oito horas para empreendimentos de médio e alto risco. Por Alegre está se tornando uma melhor cidade para se viver e investir”, comemora.
Pioneira do Brasil, a lei que obriga a realização de audiência pública antes da instituição de novos tributos ou aumento de carga dá previsibilidade para as empresas e dialoga com os setores. A mediação tributária, também pioneira no país, permite a negociação eficiente, sem discussões que se arrastariam por até 18 anos, lembraram os secretários.
Categorias:south summit
Faça seu comentário aqui: