Qualificação Urbana da Orla
- A SPM produziu três estudos para a Orla. O primeiro estudo, denominado Diretrizes para a Orla do Guaíba, foi elaborado em 2003 e dividiu os 70 quilômetros de orla (desde a ponta do Gasômetro, ao norte do lago, até a Praia do Lami, no extremo sul), em 19 setores, cada um deles com suas peculiaridades.
- O segundo estudo foi denominado Relatório Orla: Condições Atuais, Possibilidades e Instrumentos para a Qualificação e o Resgate da Orla de Porto Alegre e complementa trabalho anterior. O foco, neste estudo, eram os setores 5, 6, 7 e 8, desde a Usina do Gasômetro até o limite com o Clube Iate Clube Guaíba (Ponta do Dionísio), para os quais é proposto um plano estratégico de qualificação urbana. Propõe um plano estratégico de qualificação urbana. Também são conceituadas intervenções urbanísticas que poderão contribuir para que a população se aproprie e usufrua plenamente destes espaços da cidade. A elaboração do estudo é uma exigência do próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) que, em seu Art. 83, considera fundamental para a cidade a revitalização da orla e sua integração com o lago Guaíba. A orla deve ser planejada como um todo e não de forma segmentada.
Este trabalho pode ser consultado logo abaixo (Íntegra do Relatório Orla).
- Em 2010, a SPM concluiu um terceiro estudo chamado Diretrizes de Desenho Urbano para a Orla Central, que contém propostas arquitetônicas com alternativas de lazer e esportes na orla do Guaíba. As diretrizes de desenho urbano prevêem a instalação de equipamentos públicos e privados, no trecho que vai da Usina do Gasômetro até a área do Sport Club Internacional.
Caso prefira, faça o download do PPS original, contendo os 9 slides animados acima, clicando aqui.
Trabalho realizado pela Equipe de Projetistas do Grupo de Trabalho da Orla:
Arq. Msc. Ana Maria G.Germani – SMAM;
Arq. Ernani Feil Borges – SECOPA;
Bel. Turismo Joana Braga – SMTUR;
Arq. Lucia de Borba Maciel – EPTC;
Eng. Marcos Vinicio Mucillo Padilha – DEP;
Arq. Urb. Marcelo Allet – SPM.
_______________________________________________________
Condições Atuais, Possibilidades e Instrumentos para a Qualificação e o Resgate da Orla de Porto Alegre
Relatório Orla
Equipe e Grupo de Trabalho
Sumário
Apresentação e introdução
Parte 1 – O Aterro do Flamengo e o Aterro da Praia de Belas
Parque do Flamengo como Referência Espacial Morfológica
O Aterro da Praia de Belas: morfologia, fragmentação, centralidades e unificação
Parte 2 – Da Usina do Gasômetro à Ponta do Dionísio – Caracterização, possibilidades e instrumentos para a unificação das áreas de orla
Caracterização e possibilidades de instrumentos
Parte 3 – Caracterização e resgate da orla de Porto ALegre – Agenda sugestiva para a implementação de ações estratégicas
Considerações preliminares e objetivos
Setor 5 – Cais da Usina
Setor 6 – Arena Desportiva e Pier de Porto Alegre
Setor 7 – Aeródromo Aquático e Bulevar Estaleiro Só
Setor 8 – Complexo Municipal de Lazer e Desporto Aquático
Plano Básico de Intervenções e Infra-estrutura básica
Tratamento Paisagístico dos Setores – Zoneamento preliminar/setores 5, 6, 7 e 8
Plano Básico de Intervenções: instalações e equipamentos de animação pública pública – Setores 5, 6, 7 e 8
Integração e conexões – cidade/parque/água
Providências administrativas e operacionais
Referências bibliográficas
Síntese / Apresentação em power point
Introdução (9,55 MB) – Breve histórico das razões do distanciamento entre a cidade e o Lago Guaíba, além de estudos e projetos pontuais desenvolvidos para a área.
Parte 1 (27,5 MB) – Análise comparativa entre o Parque do Flamengo e o aterro da Praia de Belas, bem como possibilidades e instrumentos para unificação das áreas da orla.
Parte 2 (15,3 MB) – Caracterização do trecho entre a Usina do Gasômetro e a Ponta do Dionísio, além de possibilidades e instrumentos para a unificação das áreas da orla.
Parte 3 (20,1 MB)
Olá,
Alguém sabe me dizer se essas obras já estão concluídas?
Não Samara, nenhuma obra na orla foi sequer iniciada.
Gostaria de ver uma ligacao viaria expressa entre a beira-rio e a maua/freeway pelo lado norte e uma ponte para guaiba pelo acesso sul
Não vi nas referências nada a respeito do Projeto Orla do Ministério do Meio Ambiente, além de elementos de cunho ecológico para um projeto de revitalização de uma orla fluvial. Por quê? Ronaldo Costa SRHU/MMA