Ecologia, Emprego e Turismo em Porto Alegre

ECOLOGIA, EMPREGO E TURISMO EM PORTO ALEGRE

 

Turismo de preservação ecológica

Turismo, a indústria limpa 

Geração de empregos 

Turismo, a indústria do século 21 

Desenvolvimento sustentável

 

Porto Alegre reluta a entrar na Nova Economia, mais geradora de renda, empregos e preservadora da ecologia.

A resistência de muitos setores ao projeto do Pontal do Estaleiro desnudou de vez como agem em Porto Alegre a sua população, associações, políticos e empresários.

Seja alegando priorizar o social e o ecológico, caso de muitas associações e muitos de nossos políticos, seja tendo atuação completamente medíocre, caso dos empresários, o fato é que Porto Alegre não está usufruindo de boas experiências econômicas, sociais e ecológicas que outras cidades do Brasil e do mundo tem experimentado com sucesso. Cidades que quiseram ousar.

 

Turismo de Preservação Ecológica

Ao contrário do que se pensou durante muito tempo, não tocar na Amazônia não é, necessariamente, a única maneira de preservá-la. O Amazonas tem tido sucesso no turismo ecológico, que atrai gente de todo o Brasil e do mundo. Seus hotéis construídos em harmonia com a mata, os passeios de barco, turismo contemplativo e fotográfico tem poupado a natureza. Além disso, tem proporcionado a milhares de pessoas a oportunidade maravilhosa de  conhecer a Amazônia. E tem rendido muitas divisas ao Estado. E gerado emprego e renda. E poupado a natureza de alguma atividade nociva.

Enquanto isso, em Porto Alegre…  a cidade havia conquistado a preservação do Morro do Osso, depois de anos de luta.  Luta da comunidade, associações, e toda a cidade, que abraçou o santuário ecológico e conseguiu transformar em lei sua preservação.

Uma vez conquistada a preservação, ainda nos anos 90 a prefeitura começou a desenvolver planos de turismo de preservação no local. Haveriam caminhadas guiadas por profissionais da prefeitura, treking, alpinismo no buraco da pedreira…

Hoje o morro está invadido por índios aculturados, que instalaram suas casas com rede elétrica, televisão, proíbem a entrada de qualquer pessoa com hostilidade, e o pior: outrora gente silvícola que vivia de harmonia com a natureza, os índios aculturados estão desmatando a mata Atlântica como nunca se viu. E o pior: estão sendo protegidos por intelectuais e movimentos.  Que negam o desmatamento, mentindo para a população.

Se INFORME sobre a história do Morro do Osso num dos posts anteriores do Blog Move Poa

Turismo, a indústria limpa

Turismo, a indústria sem chaminés.  A indústria do século 21.

Bonito, Salvador, Barcelona, Rio de Janeiro, Lisboa, Florianópolis, Buenos Aires, Chicago, Fortaleza, Sydney, Curitiba…

Todas essas cidades aprenderam como o turismo traz divisas para a cidade, traz mais impostos, gera oportunidades, atrai investimentos em tudo que é setor. Aprenderam como o turismo deixa a cidade mais bonita, muito mais cuidada, como recupera regiões outrora horrorosas e abandonadas em lugares maravilhosos.  Com turistas, o artesão vai vender muito mais, irão aumentar a Infra-estrutura, hotéis, serviços, lazer, construção civil, gastronomia, procura por cursos de inglês, espanhol, e tudo que é idioma… o turismo traz um círculo virtuoso onde quem sai ganhando são todos.

E mais:

Porto Alegre (ainda) tem números de qualidade de vida superior a algumas das cidades citadas, mas tem a urbe mais feia e mal cuidada de todas elas. E isso não é responsabilidade só do governo: nossas paradas de ônibus horripilantes, por exemplo, são depredadas por gente de classe média, mesmo. Coisa de cidade sem auto-estima com seu visual.  Nas cidades brasileiras citadas, a população cuida bem mais de seu mobiliário urbano. Vão, comprovem e fotografem, e verão como isso é verdade.

Até para isso o turismo iria fazer um imenso bem à Porto Alegre.

Empresários medíocres; governantes sem ousadia

 
1) Porque o mirante do Morro Santa Teresa foi abandonado? 

 Pra quem não sabe, a prefeitura retirou o mirante do roteiro turístico de Porto Alegre já faz quase 10 anos.

Poucas cidades tem morros como nossa capital tem, e menos cidades ainda tem um belvedere com vista tão deslumbrante como o nosso. Aquela vista é um  privilégio  de poucas cidades no país.

Quanta capital não invejaria uma atração dessas ?

Bom, em Porto Alegre…  o lugar é ermo, abandonado, sofre com assaltos, violência e até morte já houve de um turista. 

Pra que ter um mirante na cidade?  Que coisa supérflua.

O mínimo que poderia haver é passeios de ônibus até o local.

Além da vista, poderia haver um restaurante, bar, lojinha, que daria suporte para a pessoa ficar ali mais do que 5 minutos e poder curtir a vista com mais infra-estrutura, conforto e segurança. Além de ter a oportunidade de tomar um refresco enquanto vê o famoso pôr-do-sol, ou então jantar vendo as luzes da cidade.

Nem vou falar nos outros morros da cidade, como o da Polícia, Teresópolis…  poderia haver uma infra-estrutura mínima, como bons caminhos, luz, segurança e um local aprazível para ficar, como um pequeno bar ou restaurante.  

Ah, e a nossa gigantesca pedreira, hein?  Aquela do Morro Santana. Se fosse em Curitiba, já haveria uma lindíssima Ópera de Arame. Ou então uma concha acústica. Ou um  Parque da Pedreira, com alpinismo e várias coisas legais.

2) Sim, nós temos uma torre de observação !

 ( mas ninguém pode subir )

 

Nem vou citar torres famosas como a de Toronto. Aqui mesmo no Brasil, em Curitiba, temos a torre da Telepar.  A vista dessa torre é deslumbrante !    E tem fila de curitibanos e de turistas pra subir nela.

Enquanto isso, em Porto Alegre… a moderna e bonita torre da Claro é solenemente fechada.

Provincianismo. Mediocridade.

3) Porque os mapas turísticos excluem Ipanema e toda a zona sul ?

 

Ipanema é o local onde o cidadão mais pode “ter acesso” a orla em toda a Porto Alegre, e da forma mais qualificada.

O paisagem é bonita, há calçadão, muitas árvores, tudo é muito bem cuidado, e há vários bares e restaurantes. 

Mas o melhor lugar da orla para se freqüentar é totalmente ignorado por turistas (aliás, Porto Alegre tem turistas?)  e, pasmem, por muito morador da cidade.

Um tapa no visual, algum restaurante mais legal e ônibus especialmente para o local são coisas simplíssimas que fariam muita gente se encantar com Ipanema. O bairro poderia rivalizar com os lugares mais  “in” da cidade.

 

4) Sim, nós já temos marinas !
 ( todas sem acesso )

Salvador tem áreas públicas em suas marinas. Com acesso a todos, portanto. Também tem restaurantes deslumbrantes sobre a água. Bares sobre a água, tudo em meio aos barcos. São lugares lindíssimos !  

O Rio de Janeiro também tem restaurantes, como a famosa churrascaria Porcão, na Marina da Glória, com uma vista de não se esquecer nunca mais.

Enquanto isso, em Porto Alegre…  temos marinas como a da linda ilha Jangadeiros, na Assunção, bairro que também conta com as não menos bonitas Veleiros do Sul e Iate Clube, essas quase no BarraShoppingSul.  Todas elas fechadas. Acesso mega-restrito aos donos dos títulos dos clubes. É a verdadeira  privatização da orla.

Seus empresários não querem ter o trabalho de abrir ao público e construírem restaurantes e bares, que terão as vistas mais bonitas da cidade. Também não querem ganhar dinheiro.

 ___________________

 

Ah, não sei se repararam. O Morro do Osso preservado e visitado , um outro morro com infra-estrutura que não agrida o meio-ambiente e permita as pessoas desfrutarem das vistas deslumbrantes, Ipanema descoberta, mirante do Santa Tereza qualificado, torre de observação, marinas com lazer para o público…  NADA DISSO PRECISA DE MUDANÇA DE LEIS PRA SER FEITO.  Dá pra fazer JÁ.

Não tem desculpa pra não existir nada disso até hoje.

Basta deixar de ter mentalidade provinciana e contra tudo que a cidade alimenta, mais um pouco de idéias arejadas a empresários e políticos, e pronto, a cidade já pode mudar, e muito.

Ricardo Haberland

 

9 respostas

  1. A utopia corrupta do PT que arrasou sonhos por décadas e sustentou as vilas em pontos nobres de Porto Alegre. Ex: De um lado o estádio beira rio todo reformulado e do outro a vila Gaúcha junto ao belvedere. Vai ser uma gracinha…

  2. Políticos pusilamines, bucéfalos, asnos. Imaginem o um mini trem bala de 250km/h chegando aqui só em 2450; poderiamos cruzar o estado em poucas horas.

  3. O evento Copa do Mundo, certamente, renderá muito lucro para alguns. O restante da população vai assistir os jogos pela televisão e passar um século pagando pelos trinta dias de campeonato.

  4. Uma das poucas coisas que ainda atrai turistas a Porto Alegre são os eventos, ou seja, o turismo na cidade ainda resiste heroicamente como turismo de eventos. Especialmente eventos que ocorrem sempre aqui em PoA, como o FISL – Fórum Internacional de Software Livre, ou eventos ainda maiores, mas que ocorrem aqui só esporadicamente, como o FSM – Fórum Social Mundial.

    Porto Alegre poderia ser o centro logístico do turismo do estado do RS e, se tivesse uma infra-estrutura de transportes mais adequada, quem sabe, do Mercosul. O turista para na cidade e fica dois dias antes de seguir pra serra ou para o interior. Se o turista está vindo do Brasil para a Argentina ou Uruguai, ou no sentido contrário, poderia parar em Porto Alegre dois ou três dias.

    Bastaria aproveitar melhor a orla do Guaíba como área de lazer permanente, os morros e parques, e agregar o turismo histórico como parte do roteiro turístico da cidade. Poucas cidades têm tantos museus e locais históricos bem preservados como Porto Alegre. Poucas metrópoles podem oferecer roteiros de turismo rural dentro do território da cidade. No inverno poderia atrair os turistas que vêem de todo o país para conhecer a Serra Gaúcha, Gramado, Canela, o Vale dos Vinhedos e a região dos canions, até Cambará da Serra.

    Porto Alegre deveria estar brigando pela construção de uma grande ferrovia de alta velocidade ligando o eixo São Paulo-Rio até Buenos Aires, passando por aqui. Mas mal consegue se organizar para construir um simples metrô para a Copa do Mundo. Será que os turistas que virão para a Copa do Mundo voltarão a Porto Alegre depois, para fazer turismo novamente, depois de ver todas as deficiências de infra-estrutura da cidade, e quem sabe, perder um bom tempo no trânsito, apenas para conseguir chegar ao estádio onde acontecerão os jogos? Isto porque é uma obra básica para qualquer metrópole moderna, e a infra-estrutua do metrô ficará para a cidade após o evento. Mesmo assim, a cidade fica “paralisada” diante da novos projetos de infra-estrutura.

  5. Isso mesmo Américo, falou tudo… apenas uma cidade orgulhosa! Assim como o povo, que se orgulha não sei do quê?!?!
    Porto Alegre não é turística e nunca será enquanto houverem estudantes medíocres da UFRGS protestando contra projetos como o Pontal do Estaleiro. Não há acesso a nada, nem ao rio, morros, parques… tudo está tomado pelos marginais ou pela imundice.
    É triste morar nesta cidade! Por isso que tem tantos shoppings. Ir pra aonde?

  6. Porto Alegre não atrai mais a atenção nacionalmente.

    Não é lembrada como bela, atraente ou moderna, não é desejada como destino de viagem… é lembrada só como “uma orgulhosa cidade lá do Sul”.

  7. Os governantes parecem fazer vista grossa ao grande potencial turístico dessa cidade. Sim, Porto Alegre tem tudo para ser uma cidade turística a se impor no mapa brasileiro e ainda assim nada acontece, seja por falta de investimento ou mesmo ignorancia dos ‘homens no poder’. Recebemos diariamente vários turistas na cidade, todos de passagem, grande parte deles fica em um hotel e de lá só sai para ir para o evento que o trouxe a cidade, e ao fim do mesmo se direciona à Serra. Estadia de no máximo 2 dias por aqui, pois não tem muito o que fazer além de dar uma volta no Linha Turismo e conhecer a área da Praça da Alfândega, não é mesmo? ¬¬’ Me parece tolice não investir em áreas como as citadas no post acima, aumentar a estadia dos empresarios na capital, fazer com que eles divulguem a cidade por onde forem, afinal não há melhor publicidade gratuíta do que o boca a boca.

    Mas porque investir em Porto Alegre como uma potencia turística se você pode passar dias sentado em sua poltrona confortável com os pés pra cima sem fazer nada além de carimbar e votar em leis patéticas? Afinal, meus queridos, o salário (diga-se de passagem bem gosrdinho) vai ser o mesmo no fim do mês, trabalhando por melhorias ou cossando as custas dos contribuintes que pagam seus importos. Triste realidade a nossa.

    “Você pode estudar e trabalhar duro para ser alguém na vida, ou se tornar politico meu filho.”

  8. Porto Alegre tem sim um mapa que mostra toda zona sul e seus atrativos, é o mapa turístico ilustrado dos Caminhos Rurais de Porto Alegre. Lamentavelmente não teve mais edições atualizadas com informações úteis aos cidadãos e aos turistas.

  9. ola gostaria de deixar um cv para voces
    como eu faz para deixar cv

    att:Tiago

Faça seu comentário aqui: