Economia

3perimetralA cidade de Porto Alegre é um centro econômico dinâmico e altamente diversificado. O PIB de Porto Alegre é o sétimo maior do país, estando aproximadamente em R$ 48 bilhões (2012), representando 1,1% do PIB do Brasil. Seu PIB per capita é igualmente alto, atingindo R$ 33.882,78 (5ª melhor colocada no país entre as capitais – dados de 2012 – IBGE)

Juntamente aos municípios da região metropolitana, a cidade possui um conjunto variado de plantas industriais, que inclui desde indústrias metalúrgicas até as alimentícias. São exemplos de empresas de Porto Alegre: AEL Sistemas (aeronaves, motores e eletrônica de ponta), Incoterm (a maior indústria de termômetros da América Latina), Termolar (a maior indústria de recipientes térmicos da América Latina), a Zamprogna-Usiminas (autopeças), GKN Driveline do Brasil (autopeças), CEITEC S. A., Centro de Excelência em Tecnologia Avançada S.A., laboratório industrial altamente desenvolvido para produção de chips e formação de mão-de-obra especializada, com aporte de tecnologia e equipamentos da Motorola, a Alstom (transformadores, autotransformadores de potência e reatores), Máquinas Condor (máquinas industriais e portuárias), Suvinil (uma das maiores indústrias de tintas do país), Bayer (fábrica de vacinas contra febre aftosa), Memphis Industrial (perfumaria, sabonetes), Vonpar (uma das maiores fábricas da Coca Cola no país – recentemente adquirida pela Coca-Cola Femsa, do México).

Além destas empresas, a região metropolitana conta com diversas empresas, como por exemplo: a Refinaria Alberto Pasqualini (Canoas), o Polo Petroquímico do Sul (Triunfo), a Dell Computers (Eldorado do Sul), a Zamprogna – autopeças (Canoas), a Digitel – maior fabricante de modens e multiplexadores de dados da América Latina (Alvorada), a Siderúrgica Gerdau Riograndense (Sapucaia do Sul), a PEPSI (Sapucaia do Sul), a Fiateci – maior fábrica de tecidos cardados do Cone Sul (Cachoeirinha), a Gerdau Aços Finos Piratini (Charqueadas), a General Motors (Gravataí), a Pirelli – pneus (Gravataí), a Souza Cruz – fábrica de cigarros (Cachoeirinha), a Kaiser – cervejas (Gravataí), a Midea (ex-Springer-Carrier) – uma das maiores fábricas de condicionadores de ar do país (Canoas), a Dana-Albarus – autopeças (Gravataí), Altus – Sistemas de Informática (São Leopoldo), HT Micron, uma joint venture entre uma empresa brasileira (Altus) e uma sul-coreana (Hana Micron), que será a primeira e líder no encapsulamento de semicondutores no Brasil, etc.

Lembramos também que Porto Alegre é sede de uma das maiores empresas do Brasil – o maior conglomerado siderúrgico da América Latina – o Grupo Gerdau.

Este grande parque industrial da área, juntamente com o parque industrial metal-mecânico da cidade de Caxias do Sul e arredores, situada a cerca de 100 Km de Porto Alegre, compõe um dos maiores e mais diversificados complexos industriais da América Latina.

A cidade possui também uma intensa e dinâmica atividade de comércio caracterizado por uma rede diversificada de cerca de 25.000 estabelecimentos (entre comércio varejista, atacadista e de imóveis e valores imobiliários) entre os quais destacam-se mais de 15 (quinze) shopping centers (sendo 5 de grande porte, com mais de 200 lojas cada) e 9 (nove) grandes hipermercados (das redes BIG – Wal-Mart, Carrefour e Zaffari-Bourbon). Inaugurou em 2008 em Porto Alegre, o maior shopping center da Região Sul do Brasil, o BarraShoppingSul.  Também inaugurou no mês de maio de 2012 o maior shopping da Rede Bourbon no Estado do RS: o Bourbon Wallig, sendo o segundo maior do estado, apenas atrás do BarraShoppingSul.

O setor de serviços ainda apresenta ramos de atividades mais sofisticadas e especializados como o de produção de softwares, serviços financeiros, administração de valores mobiliários e imóveis, publicidade, comunicações, radiodifusão, teledifusão, produção cultural e artística, serviços médicos, odontológicos e hospitalares, hotéis, produção científica e serviços ligados a políticas sociais.

Vale destacar que Porto Alegre é um dos maiores centros médicos do Brasil, possuindo uma infraestrutura de atendimento médico-hospitalar marcada pela excelência tecnológica. A cidade está preparada para executar todos os processos de transplantes de órgãos em sua rede hospitalar, que é formada por mais de 40 estabelecimentos. A cidade conta com o primeiro hospital especializado em transplantes da América Latina, o Hospital Dom Vicente Scherer (inaugurado em 2002). Além disso, temos um dos 5 hospitais brasileiros na lista dos melhores do mundo, o Hospital Moinhos de Vento (os outros quatro são do Rio de Janeiro e São Paulo).

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: