Economia

Terceira Perimetral. Foto: Gilberto Simon

A cidade de Porto Alegre é um centro econômico dinâmico e altamente diversificado. O PIB de Porto Alegre é o sétimo maior do país, estando aproximadamente em R$ 77,1 bilhões (2018), representando 1,1% do PIB do Brasil. Seu PIB per capita é igualmente alto, atingindo R$ 52.149,66 (5ª melhor colocada no país entre as capitais – dados de 2018 – IBGE)

Juntamente aos municípios da região metropolitana, a cidade possui um conjunto variado de plantas industriais, que inclui desde indústrias metalúrgicas até as alimentícias. São exemplos de empresas de Porto Alegre: AEL Sistemas (aeronaves, motores e eletrônica de ponta), Incoterm (a maior indústria de termômetros da América Latina), Termolar (a maior indústria de recipientes térmicos da América Latina), uma unidade da Usiminas (aços), GKN Driveline do Brasil (autopeças), Nexteer Automotive – indústria de autopeças, CEITEC S. A., Centro de Excelência em Tecnologia Avançada S.A. (laboratório industrial para produção de chips), a Stemac (grupos geradores), fábrica de Tintas Kresil, uma importante unidade industrial da Yara Fertilizantes (foto abaixo), Máquinas Condor (máquinas industriais e portuárias), Memphis Industrial (perfumaria, sabonetes), Femsa (uma das maiores fábricas da Coca Cola no país).

Yara Fertilizantes – Planta de Porto Alegre. Imagem: Google Earth

Além destas empresas, a região metropolitana conta com diversas empresas, como por exemplo: a Refinaria Alberto Pasqualini (Canoas), o Polo Petroquímico do Sul (Triunfo), a Dell Computers (Eldorado do Sul), a Zamprogna – autopeças (Canoas), a Digitel – maior fabricante de modens e multiplexadores de dados da América Latina (Alvorada), a Siderúrgica Gerdau Riograndense (Sapucaia do Sul), a Ambev (Sapucaia do Sul), a Fiateci – maior fábrica de tecidos cardados do Cone Sul (Cachoeirinha), a Gerdau Aços Finos Piratini (Charqueadas), a General Motors (Gravataí), a Prometeon Pneus (Gravataí), a Souza Cruz (Cachoeirinha), a Heineken – cervejas (Igrejinha), a Midea (ex-Springer-Carrier) – uma das maiores fábricas de condicionadores de ar do país (Canoas), a Dana Incorporated, indústria de autopeças (Gravataí), Altus – Sistemas de Informática (São Leopoldo), HT Micron, uma joint venture entre a empresa brasileira (Altus) e a sul-coreana (Hana Micron), etc.

Este grande parque industrial da área, juntamente com o parque industrial metal-mecânico da cidade de Caxias do Sul e arredores, situada a cerca de 100 Km de Porto Alegre, compõe um dos maiores e mais diversificados complexos industriais da América Latina.

A cidade possui também uma intensa e dinâmica atividade de comércio caracterizado por uma rede diversificada de cerca de 25.000 estabelecimentos (entre comércio varejista, atacadista e de imóveis e valores imobiliários) entre os quais destacam-se mais de 15 (quinze) shopping centers (sendo 5 de grande porte, com mais de 200 lojas cada) e 9 (nove) grandes hipermercados (das redes BIG, Carrefour, Zaffari-Bourbon, Atacadão e Sam’s Club). Inaugurou em 2008 em Porto Alegre, o maior shopping center da Região Sul do Brasil, o BarraShoppingSul. Inaugurou em maio de 2012 o maior shopping da Rede Bourbon no Estado do RS: o Bourbon Wallig, um dos maiores, ao lado do Barra e do Iguatemi Porto Alegre.

O setor de serviços ainda apresenta ramos de atividades mais sofisticadas e especializados como o de produção de softwares, serviços financeiros, administração de valores mobiliários e imóveis, publicidade, comunicações, radiodifusão, teledifusão, produção cultural e artística, serviços médicos, odontológicos e hospitalares, hotéis, produção científica e serviços ligados a políticas sociais.

Vale destacar que Porto Alegre é um dos maiores centros médicos do Brasil, possuindo uma infraestrutura de atendimento médico-hospitalar marcada pela excelência tecnológica. A cidade está preparada para executar todos os processos de transplantes de órgãos em sua rede hospitalar, que é formada por mais de 40 estabelecimentos. A cidade conta com o primeiro hospital especializado em transplantes da América Latina, o Hospital Dom Vicente Scherer (inaugurado em 2002). Além disso, temos o segundo melhor hospital brasileiro, pelo índice NewsWeek dos melhores do mundo, o Hospital Moinhos de Vento.

Atualizado em 25/05/2021

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: