Pular para o conteúdo

Hipocrisia portoalegrense

Hipocrisia, segundo a wikipédia, é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: “A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude”. Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente que deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.

Segundo o Dicionário Michaelis, Hipocrisia é a manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.

Pois é exatamente isso que acontece com grande parte da população de Porto Alegre que é contra edifícios na orla do Guaíba, e contra seu desenvolvimento, a fim de transformar a nossa orla em um lugar atrativo, para os habitantes de Porto Alegre e turistas. A orla pode nos trazer muitas divisas, muitos empregos e ajudar a desenvolver a cidade.

Estas mesmas pessoas que são contra, viajam para se deliciar nas orlas de Miami, Punta Del Este, Lisboa, Barcelona, e na maioria das cidades desenvolvidas do mundo, voltando de seus pacotes turísticos abismadas com tamanho desenvolvimento e beleza destas cidades, que souberam desenvolver e tornar ainda mais bonitas as suas orlas, atraindo assim, milhares de turistas.

miami-beach-north-beach-aer

E temos que aceitar isso ?

Por quê ?

Estas pessoas precisam criar vergonha na cara e se tratar em um psicólogo / analista.

79 Comentários leave one →
  1. cleidi leilafagundes cornely Link Permanente
    20/09/2009 18:08

    Falar em hipocrisia é passar mel nas atitudes de preservação dos governos enquanto vem um americano e planta um Ipê amarelo e é aplaudido , os morros ao redor de Porto Alegre e todas as áreas de mato nativo , cheios de Ipês amarelos estão sendo derrubados e ninguém faz nada .

  2. Paulo Ricardo Link Permanente
    03/10/2009 23:39

    Eu gostava muito dessa cidade, mas de um tempo para cá venho cansando de tanta mediocridade e atraso!! E o metrô??? Parece que vai ficar somente no papel mesmo!!!! Estamos ficando para trás, emaranhados no nosso conservadorismo retrógrado! Vamos todos ficar cantando: “Me chamam de grosso eu não tiro a razão, eu reconheço a minha grossura” e perdendo o trem da história!!!!!

  3. Nicanor Link Permanente
    04/01/2010 10:39

    Colocação perfeita. Esses hipocritas retrogados, deveriam fazer jus aos seus ideias e ir passar ferias no meio da Serra do Mar, não em Punta del Leste.

    O triste mesmo, é que por causa de meia duzia de babaca, a maioria da grande população interessada paga o pato.

    • 06/06/2012 1:17

      me desculpa mas a serra do mar é um lugar muito maravilhoso para se passar férias. eu sugiro que vão passar férias em prédios abandonados como era o estaleiro só, ou talvez em orlas degradadas como a do cristal, quem sabe até em palafitas, que são construções não burguesas ou quem sabe até mesmo em favelas já que não gostam de urbanização e nem de construções de vanguarda pois acham que são para burgueses. acho que não deveriam se hospedar em hotéis e os que moram em prédios ou os que moram nas proximidades da região central, da praia de belas, da padre cacique, do cristal e dos bairros da zona sul que margeiam o rio deveriam dar o exemplo e começar por eles próprios a destruir suas casas já que as mesmas estão bem perto da orla. mas pimenta nos olhos dos outros é bobagem…

  4. Edilton Hofmann Link Permanente
    07/02/2010 9:46

    Depois de morar 26 anos fora do RS, retornei a P.Alegre e hoje me arrependo da decisao. O atraso da cidade e muito grande. Senao, vejamos: obras viarias de deveriam resolver o problema do transito da cidade nao sao criadas por visao tacanha dos administradores. Quando o sao, criam monstrengos como a rotula da Protasio com a Carlos Gomes e as sinaleiras da Perimetral.
    Agora estao prestes a implantar mais um absurdo: criar uma elevada da Plinio Brasil Milano sobre a Perimetral, quando deveria o ao contrario, ou seja, uma passagem de nivel sob a nova avenida.
    Quem conhece S.Paulo ou frequenta aquela metropole, sabe bem onde esta a diferença entre as duas capitais. Para criar a nova Faria Lima, o Paulo Maluf botou a baixo oito grandes edificios residenciais, obviamente indenizando seus moradores.
    Aqui, um predio na esquina da Protasio Alves nao adquirido obrigou o genial arquiteto da obra a criar uma curva para permitir o escoamento do transito.

  5. Tiago Langer Jacobus Link Permanente
    07/02/2010 10:26

    Não há como negar nosso provincianismo! Porto Alegre se afoga em seu atraso, consequência da filosofia retrógrada de sua população. O exemplo da 3ª Perimetral é o retrato desse caos. Construir um viaduto entre a Plínio Brasil Milano e a Carlos Gomes não resolveria nada se não fossem também construídos os seguintes viadutos da Perimetral sobre:

    - Sertório
    - Cristóvão Colombo
    - P. B. Milano (já citado)
    - Anita Garibaldi
    - Ipiranga
    - Bento Gonçalves
    - Oscar Pereira
    - Campos Velho

    Tudo isso deveria ter sido feito no momento da construção dessa importante artéria de nossa cidade, mas, quando algo consegue acontecer por aqui, é incompleto. Vejam o exemplo da Av. Edvaldo Pereira Paiva: construída em pista simples, sem ciclovia, sem tratamento urbanístico da orla…
    Além de hipócrita, o povo porto-alegrense é um sabotador de sua própria cidade. Não consigo entender que essa gente aplauda obras no exterior e não admita que algo semelhante seja feito em sua cidade. Não pode ser apenas hipocrisia…

    • 05/06/2012 23:37

      outra coisa incrível que acontece em porto alegre, digno de espanto para uma cidade cuja população se orgulha do nível cultural que tem, é o péssimo acabamento das obras da prefeitura. até hoje não me conformo com o estado de abandono daquele terminal de ônibus ao lado do mercado Público . será que ninguém enxerga que aquilo é um atestado de má administração de um espaço público. vidros quebrados, paredes riscadas, brigas entre gangues de mendigos ultra alcoolizados, roupas e papeloes estendidos pelo chão sem contar a urina, fezes e até mesmo sei lá eu mais o que… meu deus, será que ninguém tomará uma providência ? veja o caso da parada de onibus da rótula da carlos gomes com a protásio… é inconcebível que na frente da sman uma parada de onibus que foi concebida com jardins suspensos tenha um paisagismo tão desqualificado e seguindo essa ordem, voltemos ao terminal do centro que é emoldurado em sua extremidade por um paupérrimo canteiro onde vive sozinha entre a vida e a morte uma pobre palmeira. isto sem falar da praça da frente do mercado que já na sua inauguração haviam pedrinhas do mosaico português já se soltando. mas que tipo de fiscalização ocorre nessas obras ? até hoje não entendo como o poder público faz vista grossa para os moradores de rua que agora habitam debaixo dos viadutos do largo edgar koetz em frente a rodoviária… será que ninguém viu que eles quebraram a alvenaria de blocos que ali estava para habitar debaixo de tais elevadas ? claro que não se poderia esperar o contrário de uma prefeitura que sequer cuida daqueles jardins da entrada da cidade e quando faz uma cerca para protegê-los, o faz com tela de alambrado… que é o mesmo do que não fazer…nem sei o que falar dos parques e praças, excetuando o parcão que é muito bem cuidado… quando é que vamos encarar de frente os nossos problemas? temos que mandar os nossos administradores fazerem um estágio em cidades como curitiba, campo grande, ribeirão preto ou belo horizonte? se somarmos tudo isso a tal hipocrisia que barra obras na cidade, estamos na verdade no caminho do de mau a pior…

      • 28/11/2013 18:14

        Nossos administradores públicos só poderiam ser elogiados até a década de 50. De lá pra cá a grande maioria não vale um real furado. Porto Alegre de várias décadas passadas, até poderia ser comparada com cidades de mesmo porte, principalmente, européias. Até na Antiguidade as cidades tinham melhor aspecto que Porto Alegre e quase nada de marginalidade e construções infinitamente mais perfeitas e belas que as nossas. E naquela época não existia profissional por formação, tudo era ofício que passava de pai pra filho.

  6. Gilmara Link Permanente
    23/02/2010 22:35

    Eu gostari de saber quem são esses “hipócritas”todos que são falados em todas as mensagens e que não foram dados os nomes?

    Apenas algumas pessoas na cidade tem o poder de decidir metrô, altura, quantidade, localização de prédios? a revitalização de uma orla de 26km de extensão?

    É muito fácil criticar no papel, e na vida real poucos mexem um dedo pela cidade. Mas eu sei que ainda há aqueles que metem a mão inteira e trabalham por ela.

    • 04/05/2012 9:26

      Hipócritas retrógrados foram os que votaram contra o desenvolvimento da orla do Guaíba, na altura do Estaleiro Só, do Barra Shopping (onde vão se deliciar fazendo compras, passeando…). Ali seriam construidos grandes prédios…

  7. Jeferson Estivallet Link Permanente
    05/03/2010 16:40

    Olá a todos…
    Sou a favor da revitalização de nossa orla, porém contra a construção de mais edifícios altos na mesma.
    Pois a tendência disso será uma alteração de clima na cidade.
    Os ventos, que provém do guaíba serão bloqueados, criando assim uma elevação de temperatura em direção ao leste da cidade.
    Creio que seja este o grande ponto de defesa dos ambientalistas.
    Já não chega o centro com sua centena de edifícios.

    • 28/11/2011 2:30

      Revitalizar a orla é uma coisa. Construir edifícios altos é outra, bem diferente.

    • 05/06/2012 23:52

      eu acho que deve haver algum engano… o pontal do estaleiro não se estende pelos 26km de orla… ele está localizado numa ponta da cidade que viveu dezenas de anos no mais completo abandono servindo de refúgio para desocupados num local em que havia uma pavorosa ruína e sua face oposta não é a zona leste da cidade e sim um maciço rochoso, de modo que ali não atrapalharia a vista de ninguém. não está em questão a construção de torres na orla. só quem não conhece a cidade poderia pensar isso… afinal onde seriam construídas essas torres ? do gasômetro até o dilúvio é um parque. do dilúvio até o beira-rio é outro parque… do beira rio até o iberê ja tem prédios e atrás deles é o tal maciço rochoso… no cristal tem o shopping e depois tem o terrreno das antigas baias, que um dia será ocupado pelo mercado imobiliário. o que sobra ? as orlas de assunção, tristeza, vila conceição, ipanema, guarujá… que são bairros tradicionalmente de casas… nunca ouvi falar que farão torres ali. então não sei que medo é esse que algumas pessoas tem das tais torres. se fossem aprovadas, seriam em lugares bem puntuais e não colocariam em risco a vista e nem o microclima de ninguém, muito antes pelo contrário, trariam investimentos em urbanização, inclusive podendo haver adoção de áreas em contrapartida já que todos sabemos da dificuldade de investimentos públicos…

  8. 21/03/2010 4:07

    Cara Gilmara: a linha 2 do metrô nunca sairá do papel enquanto a Prefeitura não saldar a dívida contraída por Olívio Dutra, quando encampou as empresas de ônibus de Porto Alegre. Lembra? Pois é, a ATP manda e desmanda em Porto Alegre. Nunca haverá linha 2, aeromóvel, nem qualquer outro meio de transporte alternativo aos poluentes ônibus. Sobre o Pontal, o projeto naufragou justamente porque tinha gente demais querendo ‘meter a mão inteira’ em uma fatia. Não levou e assumiu um discurso ecologicamente correto, no melhor estilo ‘se eu não posso, então ninguém leva’. É assim que funciona na vida real, Gilmara!

  9. Luciana Link Permanente
    25/04/2010 13:29

    Quem quer que escreveu esse artigo não tem conhecimento sobre a situação dos ditos “paraísos” de que fala. Pois essas cidades, em maior ou menor escala, apresentem problemas ambientais devido à elevada urbanização, como ilhas de calor (que não são lá muito graves, no geral, por serem cidades litorâneas,e pelo regime de ventos ser fatro. Mas da mesma forma, os muitos prédios altos barram parte do vento para o interior, tornando o calor pertinente, e, como no caso de Camboriú, barram o sol nas praiias que inicialmente eram sua atração turística, causando a perda de interesse no lugar). Além disso, a remoção da mata ciliar e do campo de dunas aumenta a erosão da costa, desestabilizando o solo e causando danos estruturais nos próprios prédios.
    Pois então, para quem não sabe, essas cidades tâm que lidar, hoje, com as consequencias de sua alta urbanização. Barcelona, por exemplo, citada como exemplo de um paraíso urbanizado, possui agora um plano emergencial de recuperação da orla por causa de todos os problemas que surgiram. Eles têm, em cada rio e riacho e pequeno arrroio, replantar a vegetação nativa que foi tirada, pois o assoreamento, o lençol freático que se rebaixa, enfim, as consequências que isso teve, se mostraram piores a longo prazo do que as benesses da urbe. Então eu não vejo sentido em destruir recursos naturais que já temos se depois, como se vê, teremos que reconstrui-los.

    Quanto ao metrô, é um assunto bem polêmico, claro. Porque de fato, o trânsito como está é trágico, e tende a piorar. Mas (sem querer ser determinista), precisamos considerar as condições físicas da cidade, que tem sua base feita de granito, uma rocha muito dura e difícil (por isso cara) de escavar. Então, considerando as condições econômicas do nosso país, acho mais válido de repente procurar formas alternativas de transporte público, como aeromóveis ou bondes, (considerando os impactos disso na paisagemm e na cidade, claro), do que simplesmente copiar um modelo que deu certo para os outros,, mas de repente não se adapta a nós. É que nem o caso de Atenas, onde, claro, por causa daí do fator arquqeológico, é MUITO difícil implantar o metrõ.

    Antes de chamar alguém de hipócrita eu acho que vocês deeviam no mínimo fazer uma autocrítica aos seus próprios interesses.

    • 30/11/2011 9:59

      Luciana vc tem razão; vamos deixar POA como está não? afinal aqui tudo é o melhor do mundo…. e evolução com equilíbrio urbanístico e ecológico para que? Vamos tomar chimarrão no matagal da orla do Guaíba…

    • Maria Almeida Link Permanente
      28/03/2013 11:46

      Luciana, é um alívio ler um comentário que demonsra conhecimento de causa. Obrigada.

  10. Gilberto Simon Link Permanente
    25/04/2010 13:52

    E você Luciana, pode se apresentar ? Depois de falar isso tudo, ao menos diga quem vc é… Senão fica sem sentido o que falou.

  11. Felipe Frozin Link Permanente
    25/04/2010 19:58

    Caros amigos,

    e o METRÔ em Porto Alegre???!??!

    Tanto precisamos do metrô, que junto com o projeto “Portais” alavancaria o desenvolvimento de nossa cidade, além de estabilizar o trânsito caótico de POA!!!

    Precisamos nos mobilizar pelo METRÔ EM POA!!!

    Felipe Frozin.

    • 04/05/2012 9:30

      E o Coester, pq até hoje não está funcionando em POA? Se em outros lugares do mundo funciona… Algo está errado, o q será???

  12. Raul Thomé Link Permanente
    29/04/2010 17:15

    Hipocrisia é sugerir que a construção de “espigões” vai embelezar a orla do Guaíba.
    Urbanizar, embelezar, dar acesso público à TODA a orla, construir prédios comerciais e residenciais de altura até 18 m, afastados ao menos 50 m da orla com certeza seria aprovado pela maioria da população. Mas isto não interessa aos que querem lucrar, adquirindo terrenos com uma utilização restrita e depois tentam alterar a lei.
    Estive em Barcelona, uma orla muito limpa e ampla, e não encontrei prédios na área turística a menos de 100 m da costa.

  13. 18/05/2010 12:44

    Olá.
    Realmente, a hipocrisia está em todos os cantos da sociedade, e radicalismo também pode ser chamado de hipocrisia, os exemplos de cidades citados que urbanizaram as suas orlas, tem como já foi dito, muitos problemas com calor e microclimas. Porto Alegre já sente esses efeitos, no passado verão durante uma semana a temperatura mínima registrada foi de 27° às três da madrugada, e querem colocar mais prédios na orla do Guaíba? Por favor vamos pensar no conforto das pessoas que moram na cidade, o centro atulhado de gente e de prédios enquanto a zona sul da cidade parece outra Porto Alegre, que tal expandirmos o sentido de ocupação da cidade e não concentrar tudo em torno do centro? Uma cidade maravilhosa, de um povo mais ainda, não pode ser deixada assim. Os ambientalistas tem sua razão em tudo isso, e os urbanistas mais ainda, pois estudamos para resolver os problemas das cidades e entre eles está o do meio-ambiente. E o Brasileiro deve de dar mais importância a esses profissionais que ultimamente estão esquecidos. Cidades da Europa tão admiradas e ovacionadas aqui sofrem com todo o tipo de problemas, Londres está passando mal bocados com a água, a Europa toda sofre com a crise energética, vamos parar de admirar tanto esses povos e vamos olhar pra cá e ver o que temos e vamos trabalhar pra aproveitar enquanto isso ainda é nosso, pois eles podem vir um dia bem amigos e tomar conta de tudo.

  14. Guilherme Link Permanente
    30/05/2010 18:30

    ashuhuhusa..
    Cada absurdo que leio aqui, como tem ambientalistas na internet né?
    sauhuhahushuashusauas
    Muitos viajam muuuito tambem, conhecem todas as cidades do mundo, todos os seus problemas.
    haha
    Porto Alegre é uma vergonha.
    =D
    Unica cidade do MUNDO que tem uma orla incrivelmente linda, e não da valor.
    Ta la, um lixão a céu aberto.
    Lamentavel.
    Pior são as desculpas.
    Mudança no rio, mudança dos ventos, mudança dos peidos…
    ashusausahuas

    • juliana staudt Link Permanente
      02/02/2012 2:21

      A orla do Lago Guaiba é linda, só que ninguém esta se importando com isso. Os vereadores que deviam estar cuidando da cidade tem outros interesses, a população não esta nem aí joga lixo por tudo, se cada um fizesse a sua parte garanto que a orla do Guaiba apesar de estar abandonada pelo menos estaria limpa…

    • 06/06/2012 0:14

      eu concordo com você guilherme! para os ambientalistas de plantão, sugiro que fossem fazer um trabalho de campo nas vilas e favelas de porto alegre para tentar passar um pouco do grande conhecimento que tem para aquelas pessoas que ainda jogam toda ordem e tipo de lixo em seus cursos dágua que depois vem desaguar no pobre dilúvio ou guaíba por exemplo. porque não param de se preocupar com meia dúzia de prédios que poderiam sair no pontal do estaleiro? ou melhor porque não se preocuparam com o pontal quando ali estava uma ruína medonha cheia de desocupados? porque não se preocupam com as sub-habitações que existem na tal orla do cristal ? por que não se preocupam com o lixo nas margens do guaíba ? porque não plantam árvores ? porque não fazem uma campanha para a preservação das nascentes dos rios ? porque não se preocupam com os cavalos que são massacrados naquelas terríveis carroças cujos pilotos retalham os sacos de lixo nos bairros da cidade deixando prá trás um rastro de imundice até o local de separação da catação na tal vila da voluntários da pátria na entrada da cidade? isso pode ???? e o lixo embaixo das alças da ponte do guaíba ?: isso pode ???? por que vocês não estão lá ? as vezes eu vou até são leopoldo de trensurb e fico perplexo com o que eu vejo na altura da igreja dos navegantes debaixo das alças daquela ponte. porque isso pode ? nunca ouvi ninguém ir lá prá questionar esse tipo de coisa. gente, vamos trabalhar, arregaçar as mangas, conhecer a orla, conhecer os reais problemas ambientais dessa cidade…
      ]

  15. Rodrigo Link Permanente
    10/06/2010 17:13

    Pois eh, pena que Porto Alegre ficou para trás….
    Eu moro no Rio de Janeiro, e vou constantemente a São Paulo…então quando chego em Porto Alegre fico imaginando o que poderia ter sido feito…..ficava imaginando o “ATERRO DO GUAÍBA”, ao exemplo do Aterro do Flamengo aqui no Rio…quem vai do centro para a zona sul de Porto Alegre enfrenta um trânsito ridículo e sem aproveitar a sua bela orla, vias expressas são inexistentes em Porto Alegre…o aeroporto deveria ser o dobro, ter o metrô ( tanto falado ), há décadas atrás…deveria ter um ANEL VIÁRIO em torno de sua região metropolitana…ter uma “NOVA FREEWAY” em direção ao litoral… enfim, tantas coisas que tornariam Porto Alegre uma capital de ponta no Brasil.

  16. 24/06/2010 10:12

    Um amigo meu arquiteto chileno, veio à Porto Alegre e me falou no pé do ouvido- como vocês estão atrasados! Abs. Soriano.

  17. 14/07/2010 10:23

    Eu acho que hipocrita sou eu que fico lendo, este monte de … eu lembro quando aterraram o guaiba alguém lembra disto? esta lá o clube internacional, a receita federal e outros em um lugar que um dia já foi água do guaiba, uns aterram para que no futuro outros construam, façam lucro TA CERTO ISTO?

  18. 10/08/2010 19:49

    Hipocrisitas segundo meu ponto de vista:

    Dizer que gosta de Porto Alegre e não separar o lixo em casa.

    Reclamar do trânsito e jamais usar transporte público, tênis ou bicicleta.

    Pensar que outros meios de transporte se não o carro privado atrapalham e põe em risco o trânsito das pessoas.

    Dizer que gosta de Porto Alegre e não gosta dos portoalegrenses.

    Afirmar que vivemos uma democracia.

    Pensar que os problemas sociais que vivemos não estão diretamente associados a governos que investem mais no conforto de quem tem mais dinheiro em detrimento da maioria da população sendo que todo ser humano tem tanto valor quanto o outro.

    Dar insenção de impostos ao meio de transporte que é responsável pelos problemas no trânsito e de saúde pública.
    Estudos acadêmicos têm mostrado que morrem anualmente na cidade de São Paulo 4 mil pessoas em decorrência de problemas de saúde causados pelas emissões.

    Usar cidades Estadounidenses como exemplo de desenvolvimento sendo que esta provado que se todos países seguirem esse caminho precisaremos 6 planetas terra em recursos ambientais sendo que temos um só.

    Se dizer ambientalista ou mesmo que se importa com o meio ambiente e consumir carne de vaca já que aí existe um gigantesco desperdício de recursos ambientais. Eu sou atleta e volta e meia pelado maratonas de 400km por diante me mantenho entre os primeiros e a muitos anos não consumo carne de boi ou seja: podemos viver muito bem consumindo carne de animais menores que precisam de muito menos recursos para a mesma quantidade de nutriente porém nos damos esse luxo a um altíssimo custo ao planeta.

    Segue um link:

    http://gaya1.blogspot.com/2010/05/criacao-de-gado-devasta-imensas-areas.html

    Quem se der o trabalho de ler faça isso com a mente aberta.

  19. 04/09/2010 23:21

    Hipocrisia portoalegrense é a melhor matéria que li até hoje na internet sobre Porto Alegre, para ilustrar a matéria posso dizer com certeza que se um sheik àrabe, montado em zilhos de dólares tentasse construir um hotel na orla no Guaíba igual ao super hotel 7 estrelas Burj Al Arab de Dubai, o mesmo não poderia, pois o nosso plano diretor não permite, os hipocritas portoalegrenses que olham as fotos de Dubai acham o máximo para Dubai e não para Porto Alegre

    • Lívia Dornelles Link Permanente
      19/07/2013 14:57

      Vá viver em Dubai por pelo menos um ano e depois venha contar o que viu e passou por lá. Uma coisa é ser turista, outra é ser morador.

      • 14/10/2013 0:31

        Mas não quero viver em Dubai. Eu quero é conhecer o que ainda falta do meus país. Acho, sim hipocrisia, eu sair para conhecer outras cidades em outros países, enquanto não conheço todo o Brasil, apesar de faltar pouco. E sou da teoria que eu tenho que cuidar é do meu quinhão e que os outros cuidem dos seus.

  20. 22/10/2010 7:16

    O impacto ambiental deve ser levado em conta antes de se fazer uma obra de grande porte, mas usar um falso ambientalismo como motivo para impedir o progresso é um grande erro. Se fosse só pela preservação, alguns desses que se dizem ecologistas deveriam derrubar a casa e dormir pendurados num galho de árvore…

    A propósito: os mesmos que reclamam da questão da construção de prédios residenciais no Pontal do Estaleiro deveriam se manifestar da mesma forma contrária com relação `a Vila Padre Cacique, que não deixa de ser uma privatização informal de parte da orla. Não deixa de ser hipocrisia defender o “coitadismo” e todos aqueles clichês do ranço esquerdista.

  21. 25/11/2010 15:59

    PortoAlegre é uma cidade ainda muito boa de se viver ,mas tbm concordo que ela esta abandonada e velha e isso tudo por culpa da nossa populaçao que vota errado .pois temos que saber quem são as pessoas que administram nossa cidade .pq senão ainda veremos as pessoas sairem daqui para gastarem seu dinheiro em outros locais .mas ainda temos tempo de mudar isso.vamos escolher melhor o nosso prefeito e vereadores ,pessoas que realmente queram o bem da cidade .Um exemplo agora é o cais maua só pq é realizaçao do atual governo ja tem gente contra ,isso é lamentavel.

  22. 15/12/2010 15:49

    O cara que falou que Porto Aegre precisa de um aeroporto maior não conhece os outros aeroportos do Brasil. Eu conheço…e posso te garantir que o Salgado Filho só perde para o aeroporto de Brasilia e o de Guarulhos. Até mesmo o de Congonhas é menor, e mais feio.
    Os do Rio de Janeiro são muito mais feios, o de Salvador é minúsculo, o de Goiânia, menor que uma rodoviária…

    • 06/06/2012 15:00

      desse jeito vc quer igualar por baixo. não é porque os outros aeroportos, na sua opinião, são menores ou mais feios que o nosso tem que ficar no mesmo caminho. a propósito, vc não conhece congonhas. congonhas é muito maior do que o salgado filho e muito mais bonito. ocorre que é de uma outra época, portanto tem outro estilo e está encravado na cidade de são paulo. outra coisa, vale lembrar que em são paulo num raio de 100km da capital tem três aeroportos de grande porte( guarulhos, congonhas e viracopos) fora outros campos de pouso que poderiam servir como aeroportos caso necessário fosse. o galeão, é bem maior do que o salgado filho e o santos dumont não tem nada de feio… talvez vc não conheça as cidades que diz conhecer.

  23. roberto Link Permanente
    31/12/2010 16:28

    Olha, vc não sabe o que é hipocrisia, infelizmente: o tipo de argumento que vc levanta aqui já é velho

  24. 01/02/2011 22:43

    Nunca fui aos lugares citados neste artigo, mas votei e voto contra prédios à beira do Guaiba! Além disso, falar em modernidade nessa cidade que de uns anos pra cá parou no tempo? Ainda bem que parece que a idéia do portal não sairá do papel. Ufa! Pelo menos isso, porque fizeram plebiscito para saber se queríamos prédios escondendo nosso Guaiba e ninguém fez plebiscito para saber se queríamos BALDIAÇÃO. Provavelmente quem teve essa infeliz idéia NÃO deva utilizar um ônibus para se locomover. Que idéia idiota!

  25. 03/02/2011 21:54

    Algumas pessoas, obcecadas por uma visão estreita de progresso, não se conformam em ver parques, pássaros, árvores em uma cidade. Pensam viver numa cidade provinciana por isso e desejam mais concreto e exploração comercial dos espaços. Alguém poderia lembrar de antes disso tratar o esgoto da cidade para que o rio não morra podre, ou será provinciano demais?

    • Lívia Dornelles Link Permanente
      19/07/2013 15:02

      É bem isto LIgado, tu conseguistes colocar o dedo na moleira desta pessoas que só querem prédios, pombais, lugares cheios de marginais, cidade poluída, assaltos a todo o momento, saúde pior do que está, segurança zero e assim por diante. Quem não gosta de Porto Alegre tem todo o direito de se mudar para uma cidade grande e cheia de perigos! Revitalizar, crescer e desenvolver precisa de planejamento! Caso contrário se torna um caos!

  26. 19/04/2011 23:43

    Porto Alegre, maravilha de cidade “seria” se tivessemos governantes que à amassem mais do que suas ambições financeiras.
    Somos privilegiados em nossa posição geografica , porém, não temos politicos com conhecimento, respeito, bom senso, para tratá-la com respeito.

  27. Leandro Link Permanente
    11/05/2011 11:37

    Olá amigos, conheço quase todos esses locais que foram ditos, pois bem sou grande morador da zona sul de porto alegre, alias, conheço de cabo a rabo porto alegre e grande porto alegre, como pessoas que tenho certeza aqui dizem que conhecem e realmente nào conhecem nada, Itapuã, cantagalo, e por aí vai, tem uma simples ilusão conhecem até ipanema e se dizem que conhece porto alegre, atualmente porto alegre é a capital que tem 35% a que tem mais areas rurais do brasil, concordo e adoro e amo desenvolvimento, mas só eu sei o que pode acontecer com a orla do guaiba e outros, temos que ter todo o desenvolvimento,mas não é colocando edifícios enormes na beira do guaiba que veremos isso ao contrario veremos a degradação e o visual de um dos por do sois mais lindos do mundo, temos que ter tudo isso que falam, mas sem acababr como moradores como eu que gosta de tomar o eu mate na beira do guaiba e entregando a meros homens de terno que só querem lucrar e não estão preparados para desenvolver com tranquilidade e responsabilidade a cidade, concordo com todos os projetos menos prédios e proibiçao da orla do guaiba de ser vista livremente, pensem nisso… é muuto fácil para quem mora na zona norte, não estão preocupados com nada, alias adoram a zona norte, gostam de 24 outubro e etc… adoram predios eadoram estar dentro de suas jaulas(apartamentos), agora que vive na zona sul tens q ser respeitado, porque já andei e até hoje ando e muitas capitais do brasil e nenhuma delas tem esse ar de interior que tem a zona sul de porto alegre, por afavor respeitem…

    Leandro

  28. Marco A. Link Permanente
    21/07/2011 21:56

    Temos que ter bom senso. A orla de porto alegre deve ser revitalizada (com o projeto cais mauá, por exemplo) mas mantendo áreas de preservação. Acho que ninguém falou em nenhum momento que revitalizar a orla seria “encher de concreto”. Hoje a orla é inacessível a população, como o blog já noticiou. Para os que são contra o projeto do pontal, antes de dizer, deveriam ver a área que desejam preservar’. O estaleiro está abandonado, destruído, inacessível. As construções trariam um impacto negativo, é claro, mas pequeno, e o projeto devolveria a população uma área perdida. 54% do empreendimento seria aberto a população em geral, e o resto privado.
    Tenho 13 anos e ao contrario da maioria das pessoas de minha idade me preocupo com essas questões. Espero que logo a população acorde para a realidade e como poa tem espaços mal aproveitados. A cidade é bonita, mas pode ser muito mais.

    Revitalizar não é privilegiar os mais ricos, mais favorecidos. Revitalizar é reformar, dar vida de novo. No caso, devolver a Porto Alegre o que era para sempre ter sido de Porto Alegre.

    • 21/07/2011 22:50

      Obrigado pela tua opinião Marco. Te convido a participar regularmente do Blog. Nós discutimos permanentemente sobre a cidade e como ela pode ser melhor, pra todos, e não só pros ricos como vc fala. Abraço!

      • Marco A. Link Permanente
        21/07/2011 23:07

        Nada! Desde ano passado acompanhava o portal 2014, mas queria algo mais local, então achei o porto imagem. Desde novembro vejo as discussões, as notícias do dia-a-dia e as reportagenss especiais. A propósito: roubei a ideia de passar sua matéria especial (S.O.S orla) por email para alguns de meus contatos. Não sei se já repassaram para os vereadores (cujo tu colocaste os emails no site), poderia ser legal. Claro, no ponto em que estamos, não resolveria muita coisa, afinal todos nós sabemos onde vivemos.
        Obrigado pela atenção, abraço Marco.

  29. 16/11/2011 17:23

    Boa tarde!
    Bom artigo, estarei compartilhando em meu blog, contudo, não utilizes a Wikipedia como referência. Não faz bem.
    Abraços cordiais!

  30. 22/11/2011 14:51

    O autor está certo, hipócritas é o pessoal da Restinga (por exemplo) criticam a urbanização da orla e se deliciam com suas maravilhosas férias em Miami e na europa, assim como a maioria da população porto alegrense, afinal “essa é a nossa realidade”.

  31. Marlene bajerski Link Permanente
    09/12/2011 0:08

    Leandro eu posso dizer que conheco Itapua e Cantagalo fui no ultimo fim de semana passear por la …..Meu Deus , te pergunto vc. realmente e gaucho como diz a letra da cancao? Entao porque nao temos estradas decentes por la? E um horror buracos e remendos e o que se encontra .To na torcida pela urbanzacao da orla do Lago Guaiba e claro espero que com a manutencao das areas de preservacao. Mas vamos deixar de ser hipocritas …..e toda a vez que puderes junte o lixo que ta na calcada e coloque na lixeira mais proxima,ja e ajudar e demonstrar amor pela tua PORTO ALEGRE.

  32. ricardo Link Permanente
    14/12/2011 14:21

    quem conhece o interior sabe que o gaúcho acha que é melhor que o restante do Brasil e o porto alegrense se acha melhor que os gaúchos .
    porque o porto alegrense acha que é um tipo melhor de gaucho
    esta hipocrisia dos porto alegrenses já é muito conhecida no restante todo do país
    e também no interior do rio grande
    Ainda bem que os próprios porto alegrenses estão se dando conta.
    Moro há 28 anos em porto alegre e regiao metropolitana
    mas a diferença de você residir em porto alegre e Viamao por exemplo
    é enorme até na forma de falar.
    sinto muita pena desta cidade que adotei como sendo minha cidade
    em 28 anos praticamente é a mesma, por conta dessa arrogãncia das pessoas que sabem tudo que tem mais cultura e outros auto adjetivos
    discussao de boteco nao leva a lugar algum
    vamos começar a pensar em futuro

    • 23/01/2013 11:00

      Falou tudo Ricardo, é bem isso mesmo. Quem viaja um pouco pelo nosso Brasil conhece bem a opinião dos demais estados sobre o Rio Grande e principalmente de Porto Alegre. A dor dos Porto Alegrenses é que a Serra é muito mais visitada do que a capital, tem muito mais atrativos, é mais rica, é mais turística, muito diferente dos demais estados onde a principal atração sempre é a capital. Um estado que tem um interior rico merecia uma capital melhor, não é verdade? Que pobre capital nós temos, habitada por um povo que pensa pequeno, que se acha melhor que todo mundo, que fala difente, que pensa que todo gaúcho deve ser colorado ou gremista…Vamos acordar Rio Grande… até nosso lindo estado vizinho Santa Catarina que tem uma bela e digna capital está caminhando a passos largos enquanto nós…………………

  33. juliana staudt Link Permanente
    29/01/2012 2:39

    Concordo com Eliseu e com Klaus. Porto Alegre é uma cidade linda, escolhida para Seminários e encontros Comerciais. Não entendo porque as autoridades e as pessoas que tem influência, poder e dinheiro não se unem para tornar esta uma cidade turística. Somos passagem para milhares de turístas que se dirigem para a serra e que não permanecem aqui nem um dia. Tanta coisa para ser feita nesta cidade e não se faz.
    Marco A. tens somente 13 anos e estas com umas ideias que não considero boas, não te esqueças que vais permanecer neste mundo por ainda muito tempo.
    Nas minha modesta opinião tambem acredito que Porto Alegre tem que ser Porto Alegre, e não imitar Miami e Camboriu, Miami é Miami e Camboriú é Camboriú quem acha bom que va para lá, mas garanto que não irão para morar e sim para passear….

  34. 18/02/2012 12:08

    Parabéns!! É a primeira vez q vejo alguém com a visão correta das coisas. Mas não é questão de hipocrisia, é burrice mesmo.
    Sempre me perguntava pq tanta gente viajam p a costa do mediterrâneo e adoram a orla com infra-estrutura e vista do mar e conseguem conviver com a orla do Guaíba, recoberta por uma cortina de maricás, tapando a vista e servindo de abrigo p marginais e viciados?
    Gente!! Acorda!! área urbana é para morar. Vc tem q criar parques planejados e infra-estrutura agradável aos olhos. Mato! p quem quizer é só ir p o interior… Mato (pra mim maricá é mato sujo) desordenado não é para as cidades.
    Mas não é exclusividade de POA, nas últimas décadas inundaram o País com ambientalistas hipócritas, respaldados por uma mídia tbém hipócrita e sem visão. Proteção ao meio ambiente nas áreas urbanas requer condições adequadas e com infra estrutura p toda a população usufruir adequadamente. Veja aqui em Floripa onde a maioria das praias foram reduzidas à nada devido aos muros das casas particulares na areia, aliado ao esgoto no mar. Essa é a maior agressão ambiental que existe quando a população é privada de usufruto do meio ambiente.
    E eu ainda perco o meu tempo….

  35. Jackson Reinoso Link Permanente
    03/05/2012 23:17

    Temos que melhorar Porto Alegre para os Porto Alegrenses não para turistas. revitalizar a orla do guaíba é dar vida a cidade um lugar mais agradável de se viver sem se pensar só no comercio e turismo.

  36. Arnaldo Link Permanente
    30/05/2012 18:56

    Eu me criei na beira do Guaiba (tenho 69 anos) e naquele tempo a beira do rio era mais cuidada. Obras foram feitas muito tempo antes de eu nascer. Depois nunca mais.
    O que havia foi destruido pelo tempo e pelo descaso dos governantes.
    Haviam locais para trocar a roupa para o banho, campos de volei, piers e galpões para barcos, proteções de pedra contra ondas, etc.
    De tudo isto restam algumas árvores velhas e mal cuidadas e partes dos blocos de rocha de proteção.
    Tirar todos os bares da beira do rio não foi a solução. O que nunca deveria ter sido permitido foi que estes bares se transformassem em habitações, malocas e outras coisas como se a área fosse propriedade de invasores.
    Eu costumava pescar quando guri nas pedras do Espirito Santo. Há alguns anos atraz fui mostrar como o local era bonito para minhas filhas e fiquei envergonhado: a água onde eu tomava banho quando guri havia se transformado em uma calda escura de esgoto fedorento.
    E vivam nossos governantes, “OS POLÍTICOS MAIS HONESTOS E ÍNTEGROS DO BRASIL”.
    Esta piada dói.

  37. 22/07/2012 11:51

    Arnaldo

    Podemos relembrar a Pedra Redonda, onde nos fins de semana foi o local de encontro dos Porto Alegrenses.
    Hoje a orla desde o fim do Parque Marinha do Brasil até o início de Ipanema é particular.
    Outro dia fui a Pedra Redonda e nem conseguia chegar lá pois os particulares bloquearam a orla com cerca e muros, só ficou uma entrada e a praia encolheu.
    A Prefeitura desconhece os Problemas e fecha os olhos com a conivência de um grupo que se dia progressista e têm como tese o desenvolvimento a qualquer preço.

    • 04/05/2013 10:37

      Sou dessa época tb. Compactuo com vc henrique. Passo diariamente pela Diário de noticias e não entendo como nossos politicos não removem aquela ocupação de casas (30anos ou mais). Inicia-se no veleiros e termina na sava club. Aquilo é o fim da picada. As familias ali instaladas fizeram lojas mercados etc. todos com carros nas suas garagens………………..

      • henrique Wittler Link Permanente
        04/05/2013 18:34

        Nada e feito contra aqueles que desrespeitam as Leis. E estes mesmos omissos sao os que liberam obras mesmo contra Leis que nao permitem estas mesmas obras. (CONCUTARE)’
        E a existem pessoas que se dizem cultas e inteligentes que defendem obras a qualquer custo, mesmo passando por coima de Leis Ambientais.

  38. 06/01/2013 2:15

    para min um pouco desse papo ( ecologicamente correto ) nao passa de inveja de pessoas que ja tem o suficiente para viver e nao quer ver outras pessoas comprando o que elas ja tem veja como ex o carro todos sabemos que ele polui só que de uma ora para outra todos começaram o atacar sera que essas pessoas ja nao sabiam disso entao para que eles ainda tem carro ,a uns dois anos atras fui assistir uma palestra de um conhecido ecologista aqui em Rio Grande depois de 2 horas falando dos problemas do mundo eu perguntei oq o sr faz realmente para mudar esses problemas alem de divulgalos pois isse negocio de ficar assustando as pessoas e nao mostrar soluções
    e antigo no mundo nos ensinam q ter bens de consumo gera desgraça pois eu acho que é o contrario deixamos de comprar um produto e as vendas despencam isso gera uma cadeia de desemprego vc já imaginou quantas pessoas sao utilizadas para qualquer bem de consumo chegar em nossas mãos
    Queiram ou não as construçoes do futuro serao grandes predios pela densidade de espaço e custo sera aproveitado todos os espaços pois os valores de terrenos e alto
    mas que eu saiba esse mundo gira em torno de negocios e negocios tem que dar lucro
    as cidades que pararem no tempo vao viver apenas de passado pois hoje com a tecnologia grupos de investidores constroem cidades da noite para o dia é só escolher o lugar

    Aqui em Rio Grande é um ex ouvi por 20 anos que era a cidade das fabricas de peixes fabricas de adubo faculdade porto marinha ate poucco tempo atras era a mesma ladainha ouvi ate dizer que nao era possivel construir turbinas eolicas pois as mesmas dificultariam as rotas migratorias de aves vejam so quanta bobagem mas na epoca era dito por academicos graduados da nossa grande faculdade .

    os negocios sao todos um ciclo podem durar 10 ,20 ou 30 anos mas nao podemos deixar de realizalos pensando o que vai acontecer depois esse depois agente resolve tem sido assim na historia da humanidade outras geraçoes viram resolveram os problemas e geraram outros e assim por diante
    pois se ficarmos analizando todos os produtos do mundo com certeza todos geram alguma poluiçao e nao poderiamos consumir nada viveriamos que nem indio ha e só poderiamos comer oq cair das arvores pois arrancar tambem e crime

    pense a burriçe nao pode barrar o progresso

  39. Maximiliano Gregorio Link Permanente
    04/04/2013 10:47

    Conheço Porto Alegre, onde me criei e vivi por muitos anos. Também conheço onde agora resido, Belém do Pará. Frequento, por obrigação de parentesco Fortaleza, que há 40 anos atrás, era menor e menos desenvolvida que Belém. Hoje supera em muito a capital paraense. O desenvolvimento dos cearense vem principalmente (e inicialmente) do turismo. Supera muito facilmente Porto Alegre nesse quesito. E de onde vem o aumento do turismo? Evidentemente que da sua orla. Quando conheci Fortaleza, havia apenas 1 hotel (3 **) na Av. Beira Mar, bem junto à área comercial. Hoje, dali para o fim da orla (cerca de 4 a 5Km), mais de 40 hotéis, quase todos de 5**, estão funcionando com boa taxa de ocupação. Isso no perímetro urbano da capital, sem incluir os benefícios desse surto de desenvolvimento turítico às regiões mais afastadas, com mais praias que ficaram absorvendo a expansão do turismo propiciada pelos visitantes.
    Que se pense no verde, no ar limpo e na preservação da natureza. Mas que não se fique tentando superar e/ou combater o desenvolvimento da cidade. Há outras maneiras de preservar o ambiente. O radicalismo prejudica ambos os lados da celeuma.

    • 23/05/2013 17:31

      Muito bom o comentário, conheço Belém do Para e lá existe um cais que foi transformado em shopping e atrai turistas. Concordo contigo que se preserve o verde, mas não atrase o desenvolvimento da cidade.

  40. caroline Link Permanente
    30/04/2013 10:28

    Falta uma opção de barca que ligue a zona sul ao gasômetro, desafogando o trânsito. Falta o aeromóvel fazer um trajeto melhor (e maior) que do trem até o aeroporto. Falta um metro que atravesse a cidade de ponta a ponta. Falta atenção à limpeza, à iluminação. Falta uma ciclovia decente. Sobra operação tapa buraco e pardais. Sobra fiscalização “punitiva” de trãnsito e falta fiscalização informativa, educativa para o bem estar do cidadão. Posso estar até sendo hipócrita, mas quando eu uso meu único direito democrático que possuo, o voto, é na ilusão de que algo será feito por aquele que tem o poder de fazê-lo em suas mãos.

    • 04/05/2013 10:42

      Falta consciência e educação politica a nossa população caroline. É só frequentar a câmara de vereadores para se assustar com as figuras que estão lá.

  41. caroline Link Permanente
    06/05/2013 10:54

    Estás certo Fábio. Mas diante das limitadas opções que dispomos para exercer o nosso poder “democrático”, optamos pela menos pior. Eu faço voluntariado, cuido do meu lixo, tento educar meus filhos e voto em pessoas que acredito que podem fazer algo de bom. Mas falo por mim, da minha consciência. Sei que falta uma educação política e esta deveria começar nas escolas, mas como educar políticamente o cidadão que futuramente não poderá ser manipulado/alienado? Quem correria esse risco? Sei que a questão é muito maior que esta, mas de que adianta investir milhoes em lixeiras “automatizadas” se desde a licitação para as mesmas já começa errado e quando cai na mão do cidadão mal educado são destruídas. Moramos num lugar onde o patrimônio publico não é respeitado pelo próprio cidadão! Onde o dinehiro publico não é fiscalizado pelo público. Enfim, essa discussão é extensa e eu poderia ficar horas digitando a respeito da minha indignação, afinal é o que me resta neste momento.
    Se na França as pessoas saem a protestar é lindo, aqui é vandalismo…
    O proptesto a respeito das passagens de onibus chegaram aos ouvidos dos meus sogros que moram no Rio através de noticiários que registraram os “vandalismos” e “falta de educação” do portoalegrense, mas que não noticiaram que as passagens retomaram o antigo valor após o protesto.
    Enfim, eu gostaria de saber como fazer parte de uma mudança nessa política!

    • 06/05/2013 11:07

      Carolina, eu também tenho esta frustração. Mas as mudanças iniciam-se dentro de casa. Como se diz: “a educação vem de berço”, e não adianta ter curso superior, mestrado, doutorado, fazer viagens pelo mundo inteiro, se não tem educação, não tem ocnsciência… A criança sai na rua com a família e o pai e/ou a mãe jogam o papel da bala no chão… É por aí que começa. As mudanças são lentas realmente. Mas façamos a nossa parte para termos nossa consciência tranquila de que estamos colocando no mundo pessoas (nossos filhos) honestos e coerentes com o respeito aos outros.

  42. 23/05/2013 17:25

    Parabéns pelo texto hipocrisia Porto Alegrense, aqui foi dito tudo o que eu sempre quis dizer a todos aqueles grupos radicais que não aceitam a mudança para Porto Alegre. Nossa capital esta atrasada e parada no tempo, mas ela tem um potencial enorme e não é explorado por haver pessoas ”hipócritas” enchendo o saco o tempo todo. URBANIZAÇÃO DA ORLA URGENTE. ATRAI EMPREGOS, DESENVOLVIMENTOS, TURISMO E BEM ESTAR PARA POPULAÇÃO. SERÁ QUE MEIA DUZIAS DE RADICIAS NÃO CONSEGUEM ENXERGAR ISSO?

  43. Antonio Hertel Link Permanente
    08/07/2013 18:08

    NA REALIDADE NÃO SÃO ESSA MEIA DUZIA DE RADICAIS HIPÓCRITAS,SÃO UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL HABITANTES ,QUE NADA FIZERAM PARA IMPEDIR ISSO

  44. Lívia Dornelles Link Permanente
    19/07/2013 14:49

    Bem, meu nome é Lívia Marlene Dornelles de Araújo, sou historiadora e me considero uma pessoa adaptável ao mundo aonde vivo, assim como a todas as pessoas, desde que pelos preceitos da ética, respeitem aos outros e às situações. Pois bem , me permito a opinar com surpresa por alguns absurdos e desrespeitos lidos aqui. Não sou extremista nem fanática, pois ambos nos levam a perder a razão esta não podemos perder nunca. Entendo que precisamos crescer, evoluir, desenvolver a nossa cidade, mas dizer que é retrógada, quando assistimos por exemplo, no Rio de Janeiro a descaracterização da sua orla e consequentemente a brutalidade com o espaço que era do mar e que com certeza , um dia virá cobrar o que lhe foi tirado. É triste ler a opinião de pessoas que sem preparo técnico admitem querer que se façam da orla do Guaíba o mesmo.
    Quem passa por lá assiste a um visual lindo! Com a natureza em harmonia com o urbano. O que querem mais? Prédios gigantescos sem limites ? Querem sofrer com alagamentos, com falta de infraestrutura das ruas, com engarrafamentos, com sujeiras(porque a população é relaxada e nada consciente) Minha gente, não se empolguem com as falácias dos especuladores. O que eles querem é faturar e a administração pública também. Por isto tentam fazer um lavagem cerebral aos desavisados. E nós gaúchos somos um povo inteligente, forte e aguerrido. Não nos deixemos cair na conversa dos interessados “bonzinhos”. Para tudo tem solução e a solução deve partir de pessoas que representam a sociedade gaúcha, sem interesses pessoais. E isto, hoje está difícil. Por isto temos que ser escoteiros: ” sempre alertas”. Porto Alegre é uma cidade encantadora e linda!

  45. henrique Wittler Link Permanente
    20/07/2013 5:53

    Lívia
    Endosso plenamente teu comentário.

    • Lívia Dornelles Link Permanente
      20/07/2013 21:09

      Obrigada Henrique Wittler. Abraços

  46. 20/07/2013 21:32

    Concordo com a Livia, e acho que tem mais, eu não li pode até ser que eu tenha me passado, mas não teve nenhum comentário falando em devolver ao Rio Guaiba o que lhe foi tirado absurdamente, quando vejo fotos antigas, penso quem foi o est…. e id… que teve a idéia de aterrar o Rio.

  47. Sylvio Nogueira Link Permanente
    12/10/2013 22:17

    O texto mistura “alhos” com “bugalhos”. Assim fica difícil dialogar…. Ex. Desconhece a história das cidades citadas. Sua fundação, localização geográfica, economia, estruturação política, social, sua cultura, etc…..para comparar com Porto Alegre. Embora sejamos “GAÚCHOS” temos que ser realistas….E, só para lembrar o Guaíba é um rio e suas águas não tem a qualidade das águas que banham as cidades citadas.

  48. 13/10/2013 2:29

    O Guaíba não é rio, é uma lago que forma uma bacia hidrográfica,, que “apelidaram”de rio.Se as águas não são boas é em decorrência do desenvolvimento e das construção em massa, o que não podemos impedir porém a especulação , com a alegação de que ele “é um rio” que sua água é suja. Isto é ridículo!.

  49. Antonio Hertel Link Permanente
    13/10/2013 13:58

    O GUAÍBA É SUJO E POLUÍDO,NÃO É POR CAUSA DAS CONSTRUÇÕES EM MASSA COMO ALEGAM ALGUNS AMBIENTALISTAS,. E SIM PELO DESCASO DOS DIVERSOS GOVERNOS QUE TIVEMOS. ONDE TUDO É JOGADO ALI, ESGOTOS E PRODUTOS QUÍMICOS DE FABRICAS, SEM NENHUM CONTROLE.

  50. hENRIQUE wITTLER Link Permanente
    13/10/2013 18:34

    É muito constrangedor ver pessoas discutindo temas técnicos sem conhecimento nenhum.
    Os estudos mais recentes feitos na Geociência da UFRGS apontam que o Guaíba é um rio.
    No entanto cabe dizer, e aqui a ignorância das pessoas é muito maior, que a Lei que determina as APP ao longo do Guaíba é de 1965 e que tal nome so mudou para lago Guaíba em 1998 sem nenhum instrumento Legal, so força política. Portanto se revisarmos todas as Leis Estadual até 1998 so encontraremos o termo RIO GUAÌBA, so em 1998 criaram uma Lei, um tal de Governador Britto, que criava o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, ou seja deram um nome ao Comitê, mas não alteraram o nome do Rio Guaíba porque não caberia a este poder e sim somente ao Governo Federal (IBGE).
    Mesmo que viesse o IBGE a alterar a Lei agora não poderia retroagir a Lei 4771/65 e continuaria sendo aplicada para Rio Guaíba.
    O que mudou com a farsa de mudança de Rio para Lago foi a ocupação das áreas pela Justiça, pois se Lago é 30 m a área de preservação e se Rio (como realmente é) são 500 m de preservação.
    Portanto tudo não passou de um engodo com interesses do Ministério Público e de alguns tribunais em ocuparem a área, tudo ficou nesta farsa e destruição de uma área preservada, que algum dia, quando os processo chegarem no STF as coisas irão mudar, depois não adianta chorar.
    Vejam com é pouca a destruição pelos apedrejadores nas passeatas em comparação com o roubo de área para ocupação por suntuosos edifícios, onde alguns JUIZES chegam a ter mais de 700 m2 de sala.

    • 07/02/2014 14:33

      Caramba! Rio, lago ou estuário? Isto é só preciosismo! Seja o que for, recebe nosso lixo e ainda de outras cidades.

  51. antonni Link Permanente
    26/11/2013 11:00

    COMO PODE O SUL DO BRASIL QUE SE DIZEM SUPERIORES ANTERIORMENTE HISTORICAMENTE ., QUERIAM SE SEPARAR DO BRASIL SE DIZIAM DESENVOLVIDOS SE NEGAREM A EXECUTAR 10 OBRAS DO GOVERNO FEDERAL A SIM MESMO SIMPLESMENTE PELA HIPOCRISIA DA MINORIA QUE MASSACRA A CONIVENTE POPULAÇÃO POBRE E OS SENTIDOS.

  52. 28/11/2013 18:34

    Nada tem a ver com o tema da matéria, mas, muitas pessoas já me questionaram porque eu uso como minha imagem uma caveira. Vou responder novamente: nós todos nascemos assim, vivemos e sobrevivemos deste jeito e após a morte continuamos exatamente assim, até que no decurso de séculos nosso esqueleto se transforme em poeira cósmica.

  53. 29/11/2013 18:33

    Gostaria de saber porque as pessoas que participam deste blog e de outros, só utilizam os seus nomes pela metade, ou pseudônimos. O meu eu publico completíssimo. A gente deve sempre ser autêntica e nunca se esconder por trás de um manto. Desculpem-me por eu dizer o que penso, mas, eu prefiro evitar o anonimato e assim o faço em quaisquer publicações inclusive no Facebook. Nós não podemos confundir uma rede social com o estilo muçulmano em que as mulheres ficam escondidas atrás de uma burca.

  54. 29/11/2013 18:41

    Em tempo: sobre o que disse acima, não são todos que participam e ficam no anonimato, mas, uma boa parte dos usuários deste blog

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.161 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: