Hipocrisia portoalegrense

Hipocrisia, segundo a wikipédia, é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: “A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude”. Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

O termo “hipocrisia” é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como um “padrão duplo”. Um exemplo disso é quando alguém acredita honestamente que deveria ser imposto um conjunto de morais para um grupo de indivíduos diferente do de outro grupo.

Segundo o Dicionário Michaelis, Hipocrisia é a manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.

Pois é exatamente isso que acontece com grande parte da população de Porto Alegre que é contra edifícios na orla do Guaíba, e contra seu desenvolvimento, a fim de transformar a nossa orla em um lugar atrativo, para os habitantes de Porto Alegre e turistas. A orla pode nos trazer muitas divisas, muitos empregos e ajudar a desenvolver a cidade.

Estas mesmas pessoas que são contra, viajam para se deliciar nas orlas de Miami, Punta Del Este, Lisboa, Barcelona, e na maioria das cidades desenvolvidas do mundo, voltando de seus pacotes turísticos abismadas com tamanho desenvolvimento e beleza destas cidades, que souberam desenvolver e tornar ainda mais bonitas as suas orlas, atraindo assim, milhares de turistas.

miami-beach-north-beach-aer

E temos que aceitar isso ?

Por quê ?

Estas pessoas precisam criar vergonha na cara e se tratar em um psicólogo / analista.

84 respostas

  1. SE FOR PARA UTILIDADE DE TODOS, Q SEJA BEM VINDA A INICIATIVA! O QUE ESTAVA SENDO QUESTIONANDO NA ÉPOCA ERA A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO PARA MORADIA, O QUE CERCEARIA O ACESSO DE TODA A POPULAÇÃO DE PORTO ALEGRE A CERTOS PONTOS DA ORLA, VENDO COMO FOI TRATADO O ASSUNTO À ÉPOCA E COMO ESTÁ A ORLA HOJE, EM PLENO 2019 VEJO QUE TODOS SAÍRAM GANHANDO E NÃO UMA MINORIA, QUE COM TODA A CERTEZA VIAJA FREQUENTEMENTE PARA MIAMI.

  2. Os que alugaram a área do Cais a mais de ano, até agora pagaram não mais deo que 15.000 por mes. O aluguel ja é rediculo de 200 mil/mês.
    Por meio armazém querem cobrar so de re-locação mais de 800 mil, ou seja, como são 12 armazéns so neles tirariam R$ 9.600.000,00.por mês.
    Não sou contra a revitalização dos armazéns, mas com aluguel bem mais elevado, no mínimo 5 a 7 vezes o aluguel atual de 200 mil/mês dando R$ 1.400.000,00 por mês.
    Sou contra a construção de Shopping Center, Hoteis, salas comerciais e outros como pretendem, ionclusive um edificio com 100 metros de altura próximo á rodoviária.
    Para mim este negócio com Italianos, espanhois ou seja la que bixo der é pura fumaça a NEGOCIATA envolve POLÍTICOS do Estado. Cabe a Polícia Federal averiguar.

  3. Não concordo. Creio que cada cidade deve ter suas particularidades. Miami é bonita do jeito que é. E isso não muda minha opinião de que como o cais de Porto Alegre é um patrimônio histórico da cidade ele deveria se manter intacto, e virar centros culturais, bares e restaurantes. Se quiserem construir novas edificações no lado oposto ao do rio nas avenidas que o contornam, e nos espaços ainda livres. Estejam a vontade. Agora não vamos transformar em shoppings e estacionamentos um patrimônio histórico da cidade.

    Essa comparação sim é uma hipocrisia.

  4. Em tempo: sobre o que disse acima, não são todos que participam e ficam no anonimato, mas, uma boa parte dos usuários deste blog

  5. Gostaria de saber porque as pessoas que participam deste blog e de outros, só utilizam os seus nomes pela metade, ou pseudônimos. O meu eu publico completíssimo. A gente deve sempre ser autêntica e nunca se esconder por trás de um manto. Desculpem-me por eu dizer o que penso, mas, eu prefiro evitar o anonimato e assim o faço em quaisquer publicações inclusive no Facebook. Nós não podemos confundir uma rede social com o estilo muçulmano em que as mulheres ficam escondidas atrás de uma burca.

  6. Nada tem a ver com o tema da matéria, mas, muitas pessoas já me questionaram porque eu uso como minha imagem uma caveira. Vou responder novamente: nós todos nascemos assim, vivemos e sobrevivemos deste jeito e após a morte continuamos exatamente assim, até que no decurso de séculos nosso esqueleto se transforme em poeira cósmica.

  7. COMO PODE O SUL DO BRASIL QUE SE DIZEM SUPERIORES ANTERIORMENTE HISTORICAMENTE ., QUERIAM SE SEPARAR DO BRASIL SE DIZIAM DESENVOLVIDOS SE NEGAREM A EXECUTAR 10 OBRAS DO GOVERNO FEDERAL A SIM MESMO SIMPLESMENTE PELA HIPOCRISIA DA MINORIA QUE MASSACRA A CONIVENTE POPULAÇÃO POBRE E OS SENTIDOS.

  8. É muito constrangedor ver pessoas discutindo temas técnicos sem conhecimento nenhum.
    Os estudos mais recentes feitos na Geociência da UFRGS apontam que o Guaíba é um rio.
    No entanto cabe dizer, e aqui a ignorância das pessoas é muito maior, que a Lei que determina as APP ao longo do Guaíba é de 1965 e que tal nome so mudou para lago Guaíba em 1998 sem nenhum instrumento Legal, so força política. Portanto se revisarmos todas as Leis Estadual até 1998 so encontraremos o termo RIO GUAÌBA, so em 1998 criaram uma Lei, um tal de Governador Britto, que criava o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, ou seja deram um nome ao Comitê, mas não alteraram o nome do Rio Guaíba porque não caberia a este poder e sim somente ao Governo Federal (IBGE).
    Mesmo que viesse o IBGE a alterar a Lei agora não poderia retroagir a Lei 4771/65 e continuaria sendo aplicada para Rio Guaíba.
    O que mudou com a farsa de mudança de Rio para Lago foi a ocupação das áreas pela Justiça, pois se Lago é 30 m a área de preservação e se Rio (como realmente é) são 500 m de preservação.
    Portanto tudo não passou de um engodo com interesses do Ministério Público e de alguns tribunais em ocuparem a área, tudo ficou nesta farsa e destruição de uma área preservada, que algum dia, quando os processo chegarem no STF as coisas irão mudar, depois não adianta chorar.
    Vejam com é pouca a destruição pelos apedrejadores nas passeatas em comparação com o roubo de área para ocupação por suntuosos edifícios, onde alguns JUIZES chegam a ter mais de 700 m2 de sala.

  9. O GUAÍBA É SUJO E POLUÍDO,NÃO É POR CAUSA DAS CONSTRUÇÕES EM MASSA COMO ALEGAM ALGUNS AMBIENTALISTAS,. E SIM PELO DESCASO DOS DIVERSOS GOVERNOS QUE TIVEMOS. ONDE TUDO É JOGADO ALI, ESGOTOS E PRODUTOS QUÍMICOS DE FABRICAS, SEM NENHUM CONTROLE.

  10. O Guaíba não é rio, é uma lago que forma uma bacia hidrográfica,, que “apelidaram”de rio.Se as águas não são boas é em decorrência do desenvolvimento e das construção em massa, o que não podemos impedir porém a especulação , com a alegação de que ele “é um rio” que sua água é suja. Isto é ridículo!.

  11. O texto mistura “alhos” com “bugalhos”. Assim fica difícil dialogar…. Ex. Desconhece a história das cidades citadas. Sua fundação, localização geográfica, economia, estruturação política, social, sua cultura, etc…..para comparar com Porto Alegre. Embora sejamos “GAÚCHOS” temos que ser realistas….E, só para lembrar o Guaíba é um rio e suas águas não tem a qualidade das águas que banham as cidades citadas.

  12. Concordo com a Livia, e acho que tem mais, eu não li pode até ser que eu tenha me passado, mas não teve nenhum comentário falando em devolver ao Rio Guaiba o que lhe foi tirado absurdamente, quando vejo fotos antigas, penso quem foi o est…. e id… que teve a idéia de aterrar o Rio.

Faça seu comentário aqui: