O que conhecer em Porto Alegre

Lugares obrigatórios para conhecer em Porto Alegre

Clique no nome para ver sua localização no Google Maps.

Museus / Centros Culturais

Fundação Iberê Camargo – um museu projetado por um dos maiores e mais famosos arquitetos do mundo, o português Alvaro Siza. Após sua inauguração foi capa das principais revistas de arquitetura do mundo. Possui acervo de um grande artista, reconhecido nacionalmente, o Iberê Camargo. Periodicamente recebe exposições de artistas nacionais e internacionais. Imperdível!

Fundação Iberê Camargo. Foto: Gilberto Simon

Fundação Iberê Camargo. Foto: Gilberto Simon

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – o principal museu de arte do estado, fica num prédio que era a antiga delegacia fiscal da cidade. Muito bonito, é considerado um dos principais museus de arte do país e recebe exposições de nível nacional e internacional. Possui um rico acervo de arte nacional.

Margs. Foto: Gilberto Simon

Margs. Foto: Gilberto Simon

Santander Cultural – um centro cultural artístico recebe exposições itinerantes de vários estados do país. É lindo internamente.

Memorial do Rio Grande do Sul – antiga sede dos Correios e Telégrafos na cidade, é importante centro cultural contendo um acervo do arquivo histórico do RS. Importante salientar que o Museu de Arte, o Santander e o memorial ficam um ao lado do outro, podendo ser visitados em poucas horas os 3.

Memorial do Rio Grande do Sul. Foto: Gilberto Simon

Memorial do Rio Grande do Sul. Foto: Gilberto Simon

Museu Júlio de Castilhos – o mais importante museu histórico do Rio Grande do Sul, tem um riquíssimo acervo sobre a história dos gaúchos. Ocupa 2 casarões na mesma rua da Catedral Metropolitana.

Parques / Praças

Parque Farroupilha – também chamado de Redenção pelos gaúchos, possui 43 hectares e é o mais frequentado pela população da cidade. Possui diversos recantos, lago com pedalinhos, uma variada vegetação, estátuas, monumentos, e aos domingos é invadido por uma enorme quantidade de pessoas. Imperdível a sua visitação, preferencialmente num domingo ou sábado. O Brique citado anteriormente, fica neste parque.

Parque Farroupilha. Espelho d'água. Foto: Gilberto Simon

Parque Farroupilha. Espelho d’água. Foto: Gilberto Simon

Parque Moinhos de Vento – o mais bem cuidado parque de Porto Alegre possui uma réplica de um moinho de vento real. paisagem agradável, mas deve ser visitado se der tempo. A Redenção vem em primeiro lugar.

Parque Moinhos de Vento "Parcão". Foto: Gilberto Simon

Parque Moinhos de Vento “Parcão”. Foto: Gilberto Simon

Praça dos Açorianos – localizada em local estratégico, numa área bem central, é o local onde fica o Monumento aos Açorianos, um dos símbolos da cidade. Feito todo em aço, foi idealizado por um dos maiores artistas plásticos do RS, Carlos Tenius. Representa os 60 casais vindos da Ilha de Açores que fundaram a cidade no século XVIII. Fica próximo a um lago, e uma ponte de pedra, original, com mais de 200 anos. Ponto turístico obrigatório para fotos.

Parque dos Açorianos Foto: Ivo Gonçalves/Arquivo PMPA

Parque dos Açorianos Foto: Ivo Gonçalves/Arquivo PMPA

Praça Itália – uma praça seca, ao estilo das italianas, fica ao lado do Shopping Praia de Belas. Bonita vegetação, possui uma réplica da estátua do leão de São Marcos, da Itália.

Praça Itália. Foto: Gilberto Simon

Praça Itália. Foto: Gilberto Simon

Praça Província de Shiga Patrocinada pelo governo da província japonesa de Shiga, é um jardim japonês. Fica aberta em horário comercial.

Prédios Históricos

Paço Municipal – sede da prefeitura de Porto Alegre, foi construída em 1901. Um palácio típico do Século XIX. Possui galeria de arte nos seus porões. Fica bem no coração da cidade.

Prefeitura de Porto Alegre. Paço Municipal. Foto: Gilberto Simon

Prefeitura de Porto Alegre. Paço Municipal. Foto: Gilberto Simon

Chalé da Praça XV – bar e restaurante do início do Século XX, com quase 100 anos, é ponto de encontro e possui culinária internacional e regional. Recentemente restaurado e ampliado, é ponto obrigatório pelo menos para uma cerveja no centro da cidade. Possui música ao vivo.

Chalé da Praça XV será a Maison Bleu. Foto: Gilberto Simon.

Chalé da Praça XV. Foto: Gilberto Simon.

Catedral Metropolitana – não tão antiga como pode parecer, sua construção iniciou em 1921. Mas como foi uma obra construída basicamente com a contribuição dos fiéis, só foi concluída em 1984. Claro, durante todo o século XX praticamente já fez parte, marcando a paisagem da capital gaúcha. Possui uma das maiores cúpulas do mundo, com 18 metros de diâmetro. Visita imperdível.

Catedral Metropolitana. Foto: Gilberto Simon

Catedral Metropolitana. Foto: Gilberto Simon

Igreja Nossa Senhora das Dores – A mais antiga ainda de pé em Porto Alegre, do final do Século XVIII, vale uma visita com certeza. Detalhe: todas as imagens nas paredes da igreja possuem cabelo humano. Ricamente decorada, é um ponto turístico imperdível.

Igreja das Dores. Foto: Gilberto Simon

Igreja das Dores. Foto: Gilberto Simon

Usina do Gasômetro – apesar do nome, era a antiga usina termoelétrica da cidade. Até 1973 era a responsável única pela geração de energia pra toda a cidade. Na década de 1980 foi transformada em centro Cultural e praticamente num símbolo da preservação do patrimônio histórico no RS. Possui cinema, teatro, galerias diversas, centro de informações turísticas. Recebe periodicamente exposições itinerantes de nível nacional. Visitação obrigatória.

Usina do Gassômetro. Foto: Gilberto Simon

Usina do Gassômetro. Foto: Gilberto Simon

Mercado Público Central – com mais de 120 bancas e lojas, é o maior patrimônio histórico da capital. Possui 144 anos. Como todo o mercado público, possui bancas de variados produtos, como peixarias, fiambrerias, artigos religiosos, armazéns, casas de vinhos, sorveteria, restaurantes diversos, padarias, produtos vegetarianos, etc. Em 2013 pegou fogo em seu segundo pavimento, estando ainda em reforma.

Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

Casa de Cultura Mario Quintana  – Tem este nome por que serviu de moradia antes de se tornar centro cultural para um dos maiores poetas do país. Era também um dos mais importantes hotéis (Magestic) de Porto Alegre até a década de 50. Atualmente é um dos mais completos centros culturais do Brasil, com mais de 30 espaços diferentes, entre teatros, cinemas, galerias de arte, museus, ludoteca, cafés, etc.

Casa de Cultura Mario Quintana. Foto: Gilberto Simon - Arquivo Porto Imagem.

Casa de Cultura Mario Quintana. Foto: Gilberto Simon – Arquivo Porto Imagem.

Palácio Piratini – sede do governo gaúcho, foi inaugurado em 1921. Decoração interna inspirada no palácio de Versailles, de Paris. Fica ao lado da Catedral Metropolitana.

Palácio Piratini - Foto: Daniel Serafim - Blog Porto Imagem

Palácio Piratini – Foto: Daniel Serafim – Blog Porto Imagem

Theatro São Pedro – um dos mais antigos teatros do Brasil, inaugurado em 1858. Traz produções de teatro nacionais e internacionais. É luxuoso e vale uma visita. Possui um café no segundo andar.

Theatro São Pedro - Foto: Gilberto Simon

Theatro São Pedro – Foto: Gilberto Simon

Compras

Barra Shopping Sul – construído pela mesma empresa do Barra Shopping do Rio de janeiro, é o maior da cidade. Fica numa área particularmente interessante, na zona sul. vale a pena visitar.

BarraShoppingSul. Foto: Gilberto Simon

BarraShoppingSul. Foto: Gilberto Simon

Shopping Praia de Belas – também na zona sul, com mais de 300 lojas, é uma boa opção. Esses dois shoppings ficam próximos ao estádio Beira-Rio, o estádio da Copa.

Shopping Praia de Belas. Foto: Gilberto Simon - Dezembro / 2013

Shopping Praia de Belas. Foto: Gilberto Simon – Dezembro / 2013

Brique da Redenção: Fica no Parque Farroupilha, também chamado de Redenção pelos habitantes da cidade. É uma feira com artesanato, artes plásticas, antiguidades e algumas banquinhas de alimentação. Vale a pena, pois são mais de 300 expositores, com uma variada gama de produtos. Ótimo pra comprar presentes e lembranças de viagem.

Shopping Total – instalado num prédio histórico, antiga cervejaria Brahma, com quase 100 anos, possui mais de 500 lojas. É considerado um shopping de descontos, portanto é repleto de lojas de moda com preços acessíveis. Fica próximo ao centro, na Av. Cristóvão Colombo.

Shopping Total - Foto: Gilberto Simon

Shopping Total – Foto: Gilberto Simon

Monumentos

Monumento aos Açorianos – na praça de mesmo nome.

Monumento aos Açorianos. Foto: Gilberto Simon

Monumento aos Açorianos. Foto: Gilberto Simon

Monumento ao Expedicionário – no Parque Farroupilha – Redenção

Monumento ao Expedicionário - Foto: Gilberto Simon

Monumento ao Expedicionário – Foto: Gilberto Simon

Monumento ao Laçador – fica próximo ao Aeroporto. Interessante para tirar fotos, é considerado o símbolo oficial da cidade.

Laçador. Foto: Gilberto Simon

Laçador. Foto: Gilberto Simon

Pizzarias e Churrascarias (esta parte ainda está em construção)

Pizzaria Fornelone – Nota 10. A la carte. Recomendação número 1.

Pizzaria L’Antica Pietra – Nota 10. A la carte.

Pizzaria Bazkaria – Nota 10. A la carte.

Pizaria Sabor em Fatias – Nota 10. Serve por fatias, a la carte.

Churrascaria Barranco (a la carte)

Churrascaria Freio de Ouro Espeto corrido / rodízio (preço acessível e ótima qualidade)

Churrascaria Galpão Crioulo. Com shows de danças gaúchas. Espeto Corrido  / Rodízio

Churrascaria Roda de Carreta – fica ao lado do maior Centro de Tradições Gaúchas do Estado. CTG 35. Com shows de danças gaúchas. Espeto Corrido / Rodízio

_______________________

DICAS ESPECIAIS

O coração da cidade – o centro de Porto Alegre é relativamente pequeno, pelo menos a área mais interessante. Pode-se percorrer boa parte dele a pé, e conhecer vários pontos de atração. Nele vocês vão encontrar o Mercado Público Central, o Chalé da Praça XV, os centros culturais Santander, Memorial do RS e Museu de Arte do RS, a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini, o paço Municipal, entre outros. Portanto vários dos pontos que citei aí em cima, são todos perto. Estes 3 centros culturais que citei ficam na Praça da Alfândega. Sugiro que seja despendido um dia inteiro somente no centro, visitando estes centros culturais, catedral, e palácios.

Centro Histórico a noite. Foto: Gilberto Simon

Centro Histórico a noite. Foto: Gilberto Simon

Bairro Cidade Baixa – o bairro boêmio de Porto Alegre, com cerca de 200 bares, botecos e restaurantes, todos concentrados em poucas ruas. Vale a pena uma caminhada por ele principalmente numa sexta ou sábado, mas igualmente pode ser em qualquer dia da semana.

Rua Lima e Silva do alto, coração da Cidade Baixa. Foto: Gilberto Simon

Rua Lima e Silva do alto, coração da Cidade Baixa. Foto: Gilberto Simon

Calçada da Fama – é nome carinhoso dado para as ruas Padre Chagas e Fernando Gomes e arredores. Repleta de bares, cafés, restaurantes e pubs mais sofisticados no bairro Moinhos de Vento. Vale uma caminhada a noite, principalmente sexta e sábado. Recomendo um café: Café do Porto. Super tradicional e nota 10. Nesta região também se localiza o bar/restaurante da rede americana Applebee’s e o Dado Bier Pub, com suas cervejas artesanais.

Zona sul – é uma área mais tranquila da cidade. Não tem praticamente edifícios, 99% da área é de casas. Alto nível de qualidade de vida. É possível avistar-se a orla do Lago Guaíba. Paisagens bastante interessantes. Bairros Ipanema, Assunção, Tristeza, Guarujá, Espírito Santo, Vila Conceição, todos eles muito agradáveis. Vale um passeio com certeza. Ipanema possui um calçadão onde pode-se caminhar com alguma opções de restaurantes e lanches.

Av. Guaíba em Ipanema - Foto: Gilberto Simon

Av. Guaíba em Ipanema – Foto: Gilberto Simon

Passeio no Barco Cisne Branco – um tradicional e interessante passeio por algumas ilhas do Delta que é formado quando o Rio Jacuí deságua no Lago Guaíba. Tem um certo momento do trajeto que não se enxerga a cidade, parece que se está no meio de uma longínqua região como a Amazônia. Por outro lado, ao se aproximar da cidade, tem-se uma vista espetacular do skyline de Porto Alegre. O passeio dura cerca de 1 hora e meia e vale muito a pena. Recomendo.

Cisne Branco. Foto: Gilberto Simon

Cisne Branco. Foto: Gilberto Simon

Passeio na Linha Turismo – passeio num ônibus de 2 andares, com a parte superior aberta, passando pelas principais atrações da cidade. Pode-se parar e descer em alguns lugares.

Linha Turismo - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Linha Turismo – Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

 

_______________________

2 respostas

  1. Muito lindo as fotos. conheci Porto Alegre de angulos que não tinha visto ainda. As do Beiro Rio, então bah, nota 10. Excelente…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: