S.O.S. ORLA – A ORLA DE PORTO ALEGRE NECESSITA URGENTE ATENÇÃO

Primeiramente, olhe e analise as imagens abaixo, uma por uma:

1. ORLA DOS PARQUES DA HARMONIA E MARINHA DO BRASIL

Gasômetro: as pessoas frequentam e nem se dão conta da falta de estrutura...

Margem do Guaíba... sujeira....

Estrutura modesta, pobre, ridícula....

Único bar na orla... lamentável !

A falta de condições é gritante. Na foto, a "obra-de-arte-mirante", desativada por ferrugem.

Sem opção melhor, as pessoas acabam por usufruir do mínimo ....

Pier ao lado da Usina. Estrutura interessante. Mas falta um bom restaurante, lancherias, e diversas opções que poderiam enriquecer a experiência das pessoas no local.

Uma empresa privada vem melhorando as condições, mas ainda de forma modesta...

Orla do Parque da Harmonia. Inacessível e perigosa. Suja.

2. ORLA PRÓXIMA DO ESTÁDIO BEIRA-RIO E MUSEU IBERE CAMARGO

"Pracinha" próximo do Museu Iberê Camargo. Urbanização mínima, sempre vazia. Ignorada.

Frente do Museu Iberê Camargo. Orla suja, não dá vontade de frequentar. Falta de segurança. Perigo.

Frente ao Museu Iberê Camargo. Orla linda. Mas, vazia, perigosa, suja.

Frente ao Museu Iberê Camargo: vazia, perigosa, sem investimento.

Próxima ao Estádio Beira-Rio. Sem acesso à população. Pequeno trecho com acesso aos sócios do Internacional. Orla suja, sem investimento.

Próxima ao Estádio Beira-Rio. Sem acesso à população em geral. Com casas de catadores de lixo, totalmente abandonada.

3. ORLA DO BAIRRO CRISTAL, PRÓXIMO BARRASHOPPINGSUL, PONTA DO MELO

Orla em frente ao BarraShoppingSul. Como de costume os shopping centers ficam de costas ao seu exterior. Quanto mais gente dentro do shopping, melhor. Orla suja, abandonada, habitada por indigentes. Perigosa. Inacessível

Lateral da Ponta do Melo, próximo de onde seria instalado o empreendimento Pontal do Estaleiro: suja, abandonada, indigentes morando e muito lixo. Inacessível. Perigosa.

Inacessível. Sem investimento. Após 18h, só frequenta quem possuir um ou mais guarda-costas.

Inacessível. Sem investimento. Apenas uma pequena área financiada pelo Shopping, para contemplação. Após 18h, só frequenta quem possuir um ou mais guarda-costas.

Frente ao BarraShoppingSul: mato, areia, indigentes, perigosa.

Vista do BarraShoppingSul. Pode parecer até bonito, mas inacessível. Sem investimento. Maior parte da área privatizada pela "escolinha do Grêmio". Após 18h, só frequenta quem possuir um ou mais guarda-costas.

4. ORLA DAS VILA ASSUNÇÃO / VILA CONCEIÇÃO, BAIRRO TRISTEZA

Orla com favela. Particular. Inacessível ao população em geral.

Favela cresce até na vertical. Área particular, sem acesso da população.

Pequenos trechos, próximos dos clubes, na Vila Assunção, são lindos. Mas sem segurança.

Vila Assunção - sem estrutura pública, sem acesso qualificado. Somente os clubes possuem instalações, privatizando a área. Não cogitam abrir suas instalações ao público.

Clubes fechados.

5. ORLA DO BAIRRO IPANEMA E ARREDORES

Ipanema: único trecho de orla na cidade de Porto Alegre com estrutura razoável para a população frequentar. Calçadão, prais bem frequentada, mas investimento digno de uma cidade do porte de Porto Alegre.

Ipanema. A orla toda poderia ter este visual. Embora com estrutura mínima, não dispõe de atrativos turísticos significativos.

Ipanema: eventos regulares e periódicos conferem um ar turístico em certas épocas, com grande frequencia de público

Ipanema: eventos regulares e periódicos conferem um ar turístico em certas épocas, com grande frequencia de público

FOTOS DA ORLA: GILBERTO SIMON E RICARDO HABERLAND (PORTO IMAGEM)

 OS TRECHOS DA ORLA CITADOS ACIMA SÃO ESSES:

Os trechos da orla portoalegrense contemplados com fotos neste post.

AGORA PENSE:

Praticamente todas as cidades do mundo que tem uma orla, a valorizam, criando locais com estrutura, para utilização de toda a população, através de residências, escritórios, serviços, restaurantes, bares, marinas, píers, centros comerciais, espaços de convivência e lindos jardins.

Aqui em Porto Alegre temos uma orla de 72 Km, com poucos espaços em que a sua utilização é possível, minimamente falando. Talvez a orla da praia de Ipanema seja a mais utilizada em razão de ser em um bairro essencialmente residencial e por ter alguns bares e restaurantes próximos da margem.  Já a orla junto ao Parque da Harmonia e ao Gasômetro, são totalmente “atirados”, feios, sem estrutura alguma, mas que as pessoas acabam utilizando pela total falta de outros lugares em áreas centrais da cidade. Antes o “Gasômetro” do que nada. Grande parte das pessoas deve pensar desta forma. Mas esta forma de pensar é um tanto cômoda e indigna.

É ESTA A ORLA QUE VOCÊ QUER ?

É ESTA A ORLA QUE VOCÊ QUER QUE OS OUTROS VEJAM QUANDO VISITAREM A NOSSA CIDADE ?

Claro, Porto Alegre tem que ser preservada, deixada suja, sem urbanização, favelas, orla abandonada, sem segurança, feia …

DEPOIS VAMOS PASSAR O FINAL DE SEMANA EM PUNTA-DEL-ESTE… lá sim é bonito !

Tem mais condições ? Vamos para MIAMI ENTÃO, ou CHICAGO, ou BARCELONA, ou PARIS para passar as férias.

Porto Alegre nao tem nada de bom para ver… e não quero que ninguém venha visitar a cidade. Ela não merece. Ela tem que ficar suja, sem atrações turísticas e continuar voltada de costas para o Guaíba….

VEJA UM POUCO DO RESTO DO MUNDO AQUI:


BARCELONA, ESPANHA

CHICAGO, EUA

 

MONTEVIDÉO, URUGUAI


KELOWNA, UMA PEQUENA CIDADE DO CANADÁ


OUTRA PEQUENA CIDADE NO CANADÁ, COBOURG


UMA PEQUENA CIDADE DA ÁFRICA DO SUL

SALÉ, ARÁBIA SAUDITA

SYDNEY, AUSTRÁLIA


PONTA NEGRA, MANAUS, BRASIL 


LONG BEACH, CALIFORNIA, EUA


MARABÁ, PARÁ (RIO TOCANTINS), BRASIL


RIO DE JANEIRO, BRASIL

Por que eu mostro todas as estas fotos de orlas pelo mundo ?

Por que me parece que o desenvolvimento das orlas faz parte das culturas do mundo inteiro. Por que Porto Alegre não ?

36 respostas

  1. Felizmente a orla está sendo qualificada a despeito das críticas dos “caranguejos ” de sempre. A vila da Assunção que não vejo solução tão cedo. Se houvesse projeto para sua remoção a gritaria contra seria imensa.

  2. Bem como sempre a alegação que não tem verbas etc… etc…. mas estão jogando dinheiro fora com a copa, pois o que foi gasto para 6 dúzia de jogos não é mole ( sem contar com o superfaturamento = caixa 2 etc… ) com 1/10 do que se gastou até agora, e ficou tudo pela metade se faria uma das mais belas ORLAS para o povo e visitantes ( obras concretas para 70/80/100 anos ou mais , mas o importante é gastar milhões e milhões para 6 dúzia de jogos, e não venham dizer que ficara legado para o futuro ( ficará é rombo na saúde , segurança , educação etc…).

  3. Porto Alegre tem potencial turístico incrível, porém, desperdiçado, tanto por autoridades do município quanto por parcela da população local por sua hipocrisia e por ser de esquerda (caviar, talvez?). Se cada estado brasileiro tivesse a autonomia legal dos EUA (cada estado tem suas leis) e a autonomia político-econômica da Rússia (repúblicas e distritos autônomos), queria ver se não haveria incentivo para transformar a orla do Guaíba numa coisa melhor. O que é do RS fica no RS e não vai para o governo central em Brasília. Acredito que, com isto, daria para reformar e despoluir o Guaíba e esse seria acessível, elegante e com padrão de primeiro mundo, pois teria dinheiro para investir.

  4. Realmente é uma vergonha uma orla totalmente abandonada. A chamada vila dos pescadores na verdade é uma especulação imobiliária de baixa renda. Onde a maioria das casas foram aumentadas e construídas sem licença. São hoje locadas para pessoas que utilizam a via pública como lixeira e sem contar que colocam seus dejetos diretamente no rio. Não pagam impostos mas tem regalias como se pagassem. A região não possui calçadas e utilizam essa área como garagem. As pessoas que ali circulam a pé tem que caminharem no meio da rua. Bagunça instituída.

  5. Legal, mas em Ipanema, ao longo da avenida Coronel Marcos, há o mesmo problema que na Assunção. A diferença é que neste há favelas obstruindo a vista do Guaíba e em Ipanema lindas mansões que tomam pra si toda orla.

Trackbacks

  1. Orla do Guaíba: Incompetência, hipocrisia e oportunismo na campanha eleitoral | Luíz Müller Blog

Faça seu comentário aqui: