Pular para o conteúdo

SIM ao Pontal

Esclareça suas principais dúvidas por meio do FAQ SIM ao Pontal

O que exatamente será votado no dia 23 de agosto?

O empreendimento Pontal do Estaleiro prevê a construção de prédios comerciais na área do Pontal. A construção dos prédios comerciais já está aprovada e os prédios serão levantados naquela área. Não será construído um Parque. A consulta do dia 23 vai perguntar para a população de Porto Alegre se será permitida a construção de prédios residenciais junto aos prédios comerciais já aprovados.

Se o projeto de construção de prédios residenciais não for aprovado, a área será preservada e mais nada será construído ali, certo?

Errado. O projeto de construção de prédios comerciais já está aprovado desde 2002 e as edificações serão levantadas independentes do resultado da votação do dia 23.

Se o projeto de construção de prédios residenciais no Estaleiro Pontal for aprovado o impacto ambiental na área será negativo?

Por ser localizado próximo da orla é comum imaginar que a poluição do Guaíba será grande. É importante lembrar que bairros como Sarandi, poluem o Guaíba mesmo estando afastados da orla. O impacto com o Meio Ambiente é uma das principais preocupações do projeto. O empreendimento será o único condomínio de Porto Alegre a possuir sistema próprio de tratamento de efluentes cloacais. O empreendimento ainda prevê a circulação de ar, de pedestres e áreas verdes. O impacto ambiental será próximo de zero.

Com a construção dos prédios residenciais a avenida Diário de Notícias comportará o aumento do fluxo de circulação naquela área?

O aumento do fluxo de veículos em uma área é atraído principalmente por empreendimentos comerciais, como o Barra Shopping que se localiza em frente da área. Áreas residenciais não influenciam de forma expressiva no trânsito de veículos. Como os prédios comerciais serão construídos na área do Estaleiro, o projeto já resolveu o problema do fluxo de trânsito com a construção de uma via interna com vista para o Guaíba com quatro pistas de cada lado. Ou seja, o fluxo de trânsito por conta dos edifícios residenciais será irrelevante.

Com a área residencial implantada ali, serei impedido de trafegar nas vias públicas próximas ao empreendimento?

De forma alguma. Por lei, a orla é um bem público, de titularidade difusa, o que significa que pertence a todos. Ela não pode ser privatizada. Entretanto, atualmente é impossível à população a possibilidade de usufruir do terreno devido à falta de infraestrutura. O empreendimento prevê a doação de uma área de mais de 33 mil metros quadrados para a população de Porto Alegre e também a urbanização de áreas subjacentes ao empreendimento, que hoje é mato, totalmente sem acesso de público e ponto de abrigo para moradores de ruas, usuários de drogas e bandidos. É impossível chegar-se a orla hoje, em qualquer ponto do Bairro Cristal. O Pontal do Estaleiro terá esta parte da orla, junto ao Guaíba, equivalente a 54% da área total do empreendimento. A orla não será privatizada. Será livre, tal qual uma praça qualquer da cidade.

Este projeto é legal?

Sim, a Lei n.º 470, de 2 de janeiro de 2002 prevê a construção de prédios comerciais e serviços. O que está em votação é somente a inclusão de prédios residenciais. Portanto, caso vença o SIM, serão construídos prédios residenciais e serão totalmente legais. O projeto manterá a região viva.

O visual do pôr-do-sol e do Guaíba serão prejudicados?

Não serão prejudicados. Serão melhorados.  Hoje não se tem acesso a esta área. Há somente ruínas de prédios do ex-Estaleiro sem acesso. Com a conclusão do empreendimento, haverá acesso em 54% da área (mais da metade). Hoje, a área é 100% privada e o empreendedor doará 54% à população.

Para onde será direcionado o esgoto cloacal de todos esses prédios?

O estudo do Pontal do Estaleiro prevê a instalação de um complexo de tratamento de esgotos proveniente dos prédios. Será o único condomínio da cidade que terá sistema próprio de tratamento de efluentes cloacais. Será construído pelo empreendedor segundo normas internacionais. As normas estão de acordo com a Prefeitura e o sistema será operado pela prefeitura.

Onde posso votar pelo SIM ao Pontal?

Veja lista completa dos 89 locais de votação em: https://portoimagem.wordpress.com/onde-votar-pelo-sim-ao-pontal/

Como posso ajudar?

Além de votar no SIM no dia 23/08, você pode ajudar divulgando a consulta popular aos seus amigos e familares. Conheça nossa campanha de Avatares: https://portoimagem.wordpress.com/2009/08/17/campanha-pelo-sim/

Clique aqui e saiba mais sobre o Pontal do Estaleiro.

81 Comentários leave one →
  1. jussara Link Permanente
    17/08/2009 23:06

    muita palhaçada construir prédios residenciais onde o povo não terá acesso…a orla é nossa e não de alguns riquinhos que podem comprar aptos carissimos…

  2. 17/08/2009 23:08

    manter a região viva??? para alguns previlegiados..esse lugar é de todos e para todos…sem prédios residenciais onde não teremos acesso…..será que a governadora vai comprar um apro lá?? a vista será linda…e quem sabe deputados, vereadores também comprem né???

    • 30/07/2012 22:22

      agora que o pontal não saiu você felizmente terá acesso a sua bela orla.
      sugiro que vc vá lá aproveitá-la muito bem em meio a ratazanas, despachos de macumba, drogados, marginais, lixo… muito lixo e um paisagismo de fazer inveja repleto de mato, quiçaça e lixo. pois bem, leve seus amigos até lá e desfrute da sua orla. ah! não se esqueça de levar um segurança se preza pela sua integridade física…
      obrigado por detonar as boas iniciativas, que poderiam trazer investimentos, saneamento, qualidade de vida para todos… uma cidade bonita e bem urbanizada, melhora as condições de todo mundo.
      outra coisa que vc não deve saber, é que investimento, obras, qualificação urbana geram empregos e impostos.

  3. Gilberto Simon Link Permanente*
    17/08/2009 23:09

    O que é uma lavagem cerebral bem feita hein !

  4. GUSTAVO FERREIRA KAUTMANN Link Permanente
    18/08/2009 2:50

    DIGA NAO!!! quase zero eh bom?? HAHA HA!

  5. Mago Babidi Link Permanente
    18/08/2009 3:16

    A ORLA será de acesso de todos, os prédios não serão. Assim como a minha casa não tem o teu acesso e a sua não tem o meu. É interessante que o nível desce, quando não tem nada a argumentar. Generalizam dizendo que a orla será privada, quando na verdade somente os edifícios serão. Então que acabem com todas as mansões e vilas que beiram a zona sul, afinal, eu não posso entrar lá.

    Ah, observa-se que aqui os comentários são liberados, não como no blog do “NÃO”. Por que? Porque aqui aceita-se opiniões de todos, sem receio. É claro que no blog deles eles tem que analisar, já que algum pode postar a verdade e tentar abrir os olhos.

    Não sou da empreiteira, mas trabalho na construção civil. Tenho certeza que não ganharei 1 centavo da obra, aliás, ela até prejuízo poderia me trazer, já que será concorrente na hora de escolher residência. E cá estou, defendendo essa bela obra, que – cegos por partidos, desinformação ou apenas por baderna – muitos porto alegrenses (e não) são contra.

    Respeito a opinião de todos, mas está na hora de repensarem o que vocês estão defendendo e por que(m)?

    Abraço a todos os leitores.

  6. Mago Babidi Link Permanente
    18/08/2009 3:21

    Ah, Maria. A vista dos prédios na Rua Casemiro de Abreu (Bela Vista), é linda, assim como diz o bairro. Acho um pecado tirarem ela de todos nós. Vamos desapropriar prédio por prédio então. Ou quem sabe desapropriamos aqueles prédios de luxo da Rua Engenheiro Álvaro Nunes Pereira, no morro Ricaldone (Moinhos de Vento). Lá também tem uma vista do Guaíba que vou te contar, hein.

    O que vocês deveriam proteger, que é meio-ambiente de verdade, é o Morro do Osso, na Zona Sul. Lugar lindo, cheio de árvores, com vista privilegiada de boa parte da cidade, mas que está sendo invadida por mansões e casas de alto nível.

    Reflita.

  7. Mago Babidi Link Permanente
    18/08/2009 3:23

    Nota-se também que jussara = maria, só pelo horário das postagens!

  8. Gabriela Link Permanente
    18/08/2009 23:55

    Porquê não arrumam o lugar preservando a natureza? Se a orla do guaíba fosse mais cuidada não estaríamos aqui discutindo isso.

  9. Mago Babidi Link Permanente
    19/08/2009 0:43

    Gabriela, a prefeitura nunca investirá nisso, até porque não terá dinheiro para a manutenção. É dinheiro totalmente de outro. A Goldzstein fez um bairro inteiro, criou ruas, praças. A Rossi vai fazer a mesma coisa, na Ipiranga. Vão fazer protesto lá também, já que estarão na “orla do Dilúvio”?

  10. 19/08/2009 2:50

    Mago, realmente a Maria e a Jussara possuem como origem o mesmo IP. Se não é a mesma pessoa, comentaram na mesma máquina praticamente ao mesmo tempo….

  11. 19/08/2009 2:52

    E o Morro do Osso, que foi invadido por “índios” que se dizem donos da área, como fica? Como assim donos da área ? O Morro do Osso é uma unidade de conservação, parque natural. Porque eles podem ficar lá e ninguém fala nada ?
    Onde estão os ditos ambientalistas que nada fazem e falam do Morro do Osso ?
    Por sinal, não sei de onde vieram estes “ambientalistas” oportunistas …

  12. 19/08/2009 10:33

    Quem diz que este lugar é de todos obviamente não deve saber nem onde fica o Estaleiro. Hoje a região está largada às traças, ninguém anda por lá, até porque, se andar, vai ser morto, assaltado, etc.

    Dizendo sim no domingo, a população EFETIVAMENTE vai ganhar o local de volta, com parques, áreas de lazer, segurança…

    Outra: E se o não ganhar? Qual será a perspectiva? Qual será o projeto? Tenho certeza absoluta que, se não forem construídos prédios ali, ninguém vai revitalizar aquela área e continuaremos com o estaleiro abandonado como está hoje. :(

    Antes de militar pelo não, as pessoas deveriam se informar melhor para não sair por aí dizendo bobagens como “a área será privatizada” e blábláblábláblá… Parque público é área privatizada por acaso?!? Quem diz não nem conhece o projeto!

  13. Leandro Bouza Link Permanente
    19/08/2009 10:40

    Quando o dinheiro fala mais alto e “bucha”…
    Querem mudar o projeto inicial a qualquer preço, tornando comercial/residencial, mais lucrativo não lhes parece??? Será q tem algum blog tipo: pontal NÃO ??? rsrsrsr

  14. 19/08/2009 20:19

    Me entristece profundamente que esse momento democrático seja palco para tamanha IGNORÂNCIA e falta de informação.

    Me dá MEDO ver que pessoas que são consideradas a ELITE intelectual da cidade, apareçam em um video no youtube falando tantas besteiras e falácias, propagando a ignorância de forma irresponsável.

    E me desestimula ver que, em Porto Alegre, qualquer assunto se converte em um GRENAL com tintes ideológicos. Bom, cada povo tem o que merece.

  15. 20/08/2009 1:40

    diga NÃO aos burgueses que julgam serem a “nata” do Rio Grande do Sul.

    Os queremos LONGE daqui, NÃO TOMANDO O QUE É DO POVO!

  16. Cássio Fernades Link Permanente
    20/08/2009 2:40

    Voto pelo sim. Esse pessoal que é contra é sempre gente revoltada com a vida do tipo “LuciAnta” Genro. São a favor do Hugo Chavez e Fidel Castro e vivem falando em “Democracia”. Esse pessoal é sempre do contra, para eles quanto pior, melhor. Na hora de explicar o gasto do nosso dinheiro com passagens, a “LuciAnta” soube muito bem usar em favor do partido dela e “privatizar” o nosso dinheiro para levar o ROUBAina num evento para apoiar o Hugo Chavez na Venezuela. Isso eles não explicam…

  17. 20/08/2009 2:44

    Só queria acrescentar que EU (e só posso falar por mim) NÃO curto luciana genro, NÃO sou a favor nem de fidel nem de chavez, não curto che guevara, e todos outros lances desse tipo.

    APENAS PENSO. E é o que todos deveríamos fazer.

  18. Genésio Gomes Link Permanente
    20/08/2009 2:49

    É verdade esse negócio da Luciana Genro. E também também o caso das ruas de Porto Alegre. Quando o PT era o partido que estava na Prefeitura de Porto Alegre, eles privatizaram as ruas com a Área Azul e a Luciana Genro, então do PT, não fez nada para impedir essa privatização. O Pedro Ruas também não fez nada… Agora são contra o projeto para se dizerem à favor do povo de Porto Alegre…
    Quando eles chegarem ao poder vão dar às costas para os otários que votaram neles, como acontece hoje com o Lula… Devem até abraçar o Sarney e o Collor como está fazendo o PT de hoje…

  19. Jonatas Freitas Link Permanente
    20/08/2009 3:48

    O Não vai dar uma bela lavada no sim, vide qualquer pesquisa em sites. A não ser que o grupo RBS manipule resultados, assim como sua “irmã” rede BOBO, digo globo gosta de fazer !

    DIGA NÃO !!!!!!!!!!!

  20. Patricia Braga Link Permanente
    20/08/2009 8:55

    EU VOTO NÃO

    Eu aprovo a utilização do Pontal para projetos comerciais (já aprovados) e espaços públicos – restaurantes, bares, parques e cafés – que vão embelezar a região e proporcionar novos locais de lazer para os porto-alegrenses.

    Eu NÃO aprovo a utilização RESIDENCIAL daquela área.

  21. 20/08/2009 9:18

    RESIDÊNCIAS VITALIZAM ESPAÇOS
    Eu voto SIM ao Pontal, pois os prédios residenciais manterão os espaços vivos durante as 24h do dia. É conhecimento de todos que áreas estritamente comerciais são esvaziadas após as 19h – vide o centro da nossa cidade, e com o tempo acabam “morrendo”. Além disso, o empreendimento terá 54% de áreas públicas que poderemos desfrutar. Será mais um espaço de lazer com segurança para os fins de tarde e finais de semana, tão raros em nossa cidade.

  22. 20/08/2009 9:24

    E respondendo ao Jonatas, talvez o não dê mesmo uma lavada no SIM, afinal o pessoal do contra está usando de má fé e informando erroneamente à população, levando-a a crer que o não significa que não haverá construções no local, o que não é verdade.

    CONSTRUÇÕES HAVERÃO, a decisão é apenas se serão só comerciais ou mistas. Não fosse este engodo, a maioria da população iria preferir que as construções fossem comerciais e residenciais, o que obviamente é melhor para o local.

    É lamentável a estratégia utilizada por este pessoal do contra, mas demonstra bem que tipo de gente são. Honestidade passa longe deles.

  23. 20/08/2009 9:54

    VOTO SIM!

    VOTO SIM pelo progresso, pela bela arquitetura, pela renovação de Porto Alegre, VOTO SIM por que será gerado emprego antes, durante e depois da construção, VOTO SIM pelo simples motivo de hoje não ter o direito de usufruir daquela área, pois não existe acesso, atrativos e segurança para levar a familia e contemplar o belo local, VOTO SIM pela democracia e do direito que tenho de desejar boa sorte a este empreendimento.

  24. 20/08/2009 10:06

    Porto Alegre PRECISA de um empreendimento destes. A cidade vai se equiparar às melhores do mundo. Engraçado o pessoal falar tanto da revitalizacao do porto e quando surge esta oportunidade de avançar ficam trancados numa burrice sem fim. O mais interessante é que as pessoas nem leram sobre o que votarão. Já é GARANTIDO que teremos prédios comerciais lá. Porque não podem morar pessoas também?

  25. 20/08/2009 10:18

    Querem fazer residencial para dar mais vida pro local!! Quantos de voces vai dar uma volta no nosso maravilhoso centro (area comercial)!! Aquilo la fica morto aos finais de semana!!
    Quem acha que vao privatizar a orla estao errados…Estao reclamando de uma area que nunca usaram e sempre foi jogada as traças!!
    A nossa orla é o maior disperdicio ja visto nesta cidade. Somos umas das poucas cidades no mundo que cresceu dando as costas para o rio!
    EU VOTO SIM PQ TO CANSADO DE NAO APROVEITARMOS AS BOAS OPORTUNIDADES QUE APARECEM DE INVESTIMENTOS PARA EVOLUIRMOS!! O RS POR ESSE PENSAMENTO PEQUENO TA CADA VEZ MAIS FICANDO PRA TRAS EM CRESCIMENTO!

  26. Filipe Wels Link Permanente
    20/08/2009 11:12

    Tauico

    Eu quero um, só UM argumento de que o Pontal vai ” tomar o que é do povo”. Repito: UM argumento real. Nao as mentiras que o pessoal do nao espalha.

  27. Henrique Link Permanente
    20/08/2009 11:21

    DIGA SIM, pelo desenvolvimento da região, independente de poder morar ou não nesse local, é muito melhor ver um local aprazível e ofertará a população de um novo local de lazer, pois será permitido acesso a todos os portoalegrenses e visitantes, do que ver um área abandonada, que não permite acesso a ninguém, em plena orla, em um dos locais mais bonitos de nossa capital. E os que eram contra o shopping, o que falam agora? Veja a nova diário de noticias, o seu entorno, e o que poderá ficar ainda melhor com a implantação desses prédios comerciais/residencias no pontal.
    VOTE SIM.

  28. 20/08/2009 11:36

    Porto Alegre e a cidade mais feia, entre as capitais do Sudeste e do Sul do Brasil.
    Seus prédios nos principais corredores são velhos, fachadas sem conservação.
    Temos que mudar e com empreendimentos como este e que valorizarão e embelezarão nossa cidade. Morei a vida toda na zona sul(Tristeza), e sempre achei a área do “Pontal do Estaleiro”, como esta ate hoje, horrorosa e ridícula.
    Um empreendimento como este de escritório já aprovados, e com prédios residenciais(que serão aprovados com certeza na consulta popular), se dara o inicio da recuperação da orla do Guaíba. Na Zona Sul, a muito tempo, esta cheia de residências na orla, basta andar nas margens do Guaíba e verificar,(da Vila Assunção ate Itapoá), portanto, toda a população vai concordar com este lindo e útil projeto, e será beneficiada com “marina publica”, “parque publico”, etc. que serão mantidos e conservados pelo empreendimento a ser construído. Parabéns a população da Zona Sul que aprovara definitivamente este empreendimento, e Porto Alegre começará a mudar sua cara.”
    VOTE SIM

    • Angelo Feliche Link Permanente
      13/09/2011 14:44

      Otima colocacao, voto SIMMMMMMMMMM!!!

      • Henrique Borges Link Permanente
        14/09/2011 9:27

        Não vota mais…

  29. Carlos de Leon Link Permanente
    20/08/2009 13:16

    Voto sim !! pelo progresso de porto alegre
    quem vota não são os eco chatos, pseudo socialistas o guaiba tem 72 vejam bem 72 km de orla e tao reclamando so dali
    é um desrespeito ao direito de propriedade privada !!!
    associação dos moradores da rua gonçalo de carvalho, que nao tem nada a ver com o pato ta votando, gente que nem sabe onde fica o pontal ta votando falta de consciencia !!!

  30. Paulo Dias Link Permanente
    20/08/2009 13:36

    Digo SIM. E só diz não quem quer o atraso e as lixeiras á porta só porque não conseguem entender que o progresso traz muitas melhorias de condição de vida que eles próprios não querem para continuar a dominar os seus pares no obscurantismo.

    Digo SIM. Porque independente de ter ou não possibilidade de comprar um AP no local, sempre será muito melhor do que a forma em que está – aliás, qualquer coisa é melhor do que a porcaria que é hoje esse local.

    Sigo SIM. Porque acredito que o futuro é melhor do que o passado. Só diz NÃO quem tem medo de ficar para traz por preguiça ou pura burrice.

  31. Diego Rosa Link Permanente
    20/08/2009 13:59

    SIM!

    Será que as pessoas são burras?? Não entederam que os prédios vão ser erguidos mesmo que o NÂO da ignorância vença? Que a orla seja revitalizada, que Porto Alegre cresça!! Se somente uma parcela da população vai ter condições de comprar imóveis no empreendimento, que diferença faz é assim em qualquer lugar do mundo. Agora fica a pergunta: os ambientalistas e a favor do NAO fizeram o que para retirar a antiga vila cai-cai da orla?? Que poluia o nosso Guaiba de maneira descomunal??
    SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!

  32. Pedro de Pacas Link Permanente
    20/08/2009 14:08

    Ora, tenhamos um pouco mais de cuidado com o que é dito. O local (Estaleiro Só) NÃO é área pública! A área foi comprada em 2001, se não me engano, pela iniciativa privada. Portanto, parem com a bobagem de que ‘é do povo’, ‘não poderemos entrar lá’ e coisas do gênero. A área é privada HÁ muitos anos! E, como tal, o proprietário pode fazer (quase) o que bem entender. Quero deixar claro que não estou nem defendendo nem apoiando a alteração que foi proposta. Clamo, tão-somente, para que conheçamos um pouco mais do assunto antes de dar opiniões (furadas).

  33. Tatiana Link Permanente
    20/08/2009 14:20

    É incrível a ignorância e a falta de informação passada para a população, a questão é: se haverá ou não predios residenciais junto aos comerciais, como foi comentado não haverá falta de projeto pq o projeto já foi aprovado. O problema é que a expeculaçao imobiliaria enganou o povo, compraram uma area com percentual construtivo baixo e agora querem vender cada apartamento pelo mesmo valor que compraram a área toda, mas é claro que isso o pessoal do SIM não fala. E a poluição nula é piada né? já o percentual de área preservada só deixaram pq sao obrigados e não pq sao a favor da preservação.. VOTE NÃO!!!

  34. 20/08/2009 14:40

    Tatiana, que diferença faz para nós, que não vamos comprar imóveis na área, o preço que o empreendedor cobrará pelos aptos? Ele comprou a área pelo preço que lhe venderam, houveram muitos leilões antes e ninguém se habilitou.

    A mim interessa apenas a cidade de Porto Alegre e o que é melhor pra ela. Sem dúvida um projeto misto será melhor para a vida do local.

    O empreendedor vai ganhar dinheiro de qualquer modo, vendendo imóveis comerciais ou residenciais. Quem poderá perder nesta história é a cidade se o NÃO prevalecer.

    É realmente uma pena a ignorância e a falta de informação.

  35. Pedro de Pacas Link Permanente
    20/08/2009 14:41

    Pois é, a discussão está descambando para um lado muito político e pouco racional. Antes de iniciar o debate, algumas premissas deveriam ser estabelecidas, como: a ocupação da área é realidade. Vai acontecer independentemente do resultado da votação. O ponto é: haverá ocupação residencial ou tão-somente comercial? Portanto, não pensemos que, se vencer o ‘não’, o espaço destinado as eventuais construções residenciais será deixado ‘em branco’. É evidente que SE o ‘não’ vencer, todo o espaço será ocupado pelas contruções COMERCIAIS.

    Torno a dizer: a discussão está tomando um rumo muito político e pouco prático. Vamos debater o impacto AMBIENTAL que ocorrerá, e não a burguesia capitalista que dominará a área e não deixará ninguém entrar.

  36. Rafael Germano Link Permanente
    20/08/2009 15:34

    A Rbs está brincando, ta certo que tem muita gente ignorante, mais fazer campanha para o SIM é demais.
    Vocês deveriam informar melhor o povo, parar de apenas falar do governo federal e falar um pouco mais e mostrar as coisas podres da dona governadora aqui no estado.

    EU VOTO NÃO!!!!!!!!!!!!

  37. tatiana Link Permanente
    20/08/2009 15:36

    Zeli, acontece que ninguem se interessava pela área pq o indice de aproveitamento do local era baixo, após a compra mudaram esse indice, o que quer dizer que a politica podre privilegiou só quem vai lucrar e não a populaçao, pq se n fosse isso poderiam ter vendido a area para alguem que fosse investir em algo para a população. Agora se fizerem bares e restaurantes na area a população vai aproveitar em varios horarios dando vida ao lugar como foi feito no porto madero se é que alguem tem o conhecimento disso. VOTE NÃO!!!

  38. 20/08/2009 15:56

    A solução poderia ser aquela tipicamente porto-alegrense, adotada pela maior parte da sociedade local e utilizada em larga escala pelo poder público: deixar tudo como está agora, no máximo por uns tapumes na frente pra que ninguém veja, fique escondido, como as vilas atrás dos morros, do povo orgulhoso por sua cidade.

    Essa consulta é uma grande palhaçada! Só em POA, com sua prefeitura secreta (aquela que não se tem notícia nem se sabe o que faz, fora multar e cobrar impostos) poderia ser realizada uma votação na qual nem se sabe direito no que se está votando, onde as pessoas não têm conhecimentos técnicos para tomar uma decisão e ficam a mercê de uma guerra particular de grupos distintos. Os vereadores e o prefeito não foram eleitos e são remunerados para discutir isso por acaso??? Ridículo! É a capital dos patetas…

  39. 20/08/2009 15:59

    Não entendi onde estaria o benefício da população ou acreditas mesmo que alguém investiria o seu capital próprio para construir algo apenas em benefício do povo? Santa ingenuidade. É claro que o empreendedor irá lucrar e para mim tanto faz que seja muito ou pouco. O que ocorre é que em contrapartida ele precisará entregar 54% da área, urbanizada, em forma de ruas, esplanada, praças, ciclovia, marina e outros equipamentos públicos, para uso de toda a população, tornando aquele local, hoje abandonado, num espaço fantástico para todos nós.

    E a propósito, o estudo atual prevê bares e restaurantes, além dos prédios comerciais e residenciais.

    Me dá uma única razão aceitável para votar não. Eu ainda não encontrei nenhuma.

  40. Filipe Wels Link Permanente
    20/08/2009 16:30

    Tatiana;

    é só ver o ultimo post:

    ” que ocorre é que em contrapartida ele precisará entregar 54% da área, urbanizada, em forma de ruas, esplanada, praças, ciclovia, marina e outros equipamentos públicos, para uso de toda a população, tornando aquele local, hoje abandonado, num espaço fantástico para todos nós.

    Isso NÃO vai existir sem o uso misto .O maximo é bares e restaurentes. Porque o empreendedor vai investir em construir isso num lugar que so vai ter gente na hora do espediente? Sendo que ninguem mora la perto? O Parque da Redencao é tao movimentado por estar cheio de residencias em volta. O Puerto Madeiro, que vc mesmo citou, tem uso misto! Existem residencias no Puerto Madeiro, bem como prédios de 200 metros de altura ( e ainda dizem que os predinhos nanicos do Pontal sao “espigoes… como o normal em qualquer outra metropole do Brasil é 30 andares pra cima, dariam risada disso…)

  41. Mago Babidi Link Permanente
    20/08/2009 16:51

    É lamentável a opinião. Me decepciono cada dia mais com a esquerda que há poucos dias simpatizava. Hoje, no ônibus, vi um garoto com um adesivo “VOTE NÃO AO PONTAL….” e adivinha que partido estampava o adesivo, sim, a estrelinha.

    Agora, se pergunte, se a estrela estivesse brilhando no momento, no lugar do Fogaça, achas que iriam ser do contra? Iriam impedir o progresso da cidade?

    Não estou falando que o Fogaça é um bom prefeito, longe disso. O problema é que a oposição sempre tenta ferrar quem está no poder, de alguma forma. É a política no Brasil. Olhe para os Estados Unidos, John Mccain não está trabalhando junto com o Obama? Política é união.

    Não há como discutir o pacto ambiental, pois o ambiente que lá se encontra, cheio de lixo e sujeira nunca foi debatido. E não venham com o papo de fazer parques, pois a prefeitura não terá como manter. E outra, o Marinha é BEM grande, e são poucas pessoas que o frequentam, quando comparado a Redenção/Parcao.

    A construção mista é algo que impede o que acontece no centro da cidade; funciona de dia, de noite fica vazio.

    Ninguém tá aqui para discutir de comprar ou não apartamentos lá. Então vamos proibir construções residenciais no Bela Vista, pois me desagrada. Não é assim que as coisas funcionam. O fato de você não ter poder aquisitivo para comprar um bom apartamento não é motivo para impedir os outros. E não estou fazendo apologia às construtoras e visar lucros.
    Da mesma forma se retira um comentário anterior, que falava sobre “lucros”. Caro leitor, uma empresa sempre visa lucros, progresso. Ou então vamos proibir um advogado de abrir outro escritório porque ele vai ganhar mais dinheiro. É uma analogia a ser feita.

    Estão dando para a população mais da metade da área, que hoje é privada. Ninguém nunca vai lá.

    Se é proibido residências na orla, que comecem a demolir as mansões e as favelas que prevalecem às margens do Guaíba na Zona Sul.

    Esse povo que está fazendo barulho, deveria fazer por outras coisas, a exemplo da governadora. Porque não fazem barulho quanto ao caso dela? É de certa infantilidade, não saber o que será bom ou ruim pra população.

    Ah, pergunte ao Luis Fernando Veríssimo se ele gosta de Miami, ou Buenos Aires, como foi dito. Certamente ele freqüenta esses lugares, que tem uma orla linda com belas construções.

    E antes de votar pense no que você esta votando e porquê. E reflita também porque você está com opinião formada, e quem fez a sua opinião.

  42. tatiana Link Permanente
    20/08/2009 17:05

    até parece que o local com bares e restaurantes será sustentado apenas com os moradores do pontal…isso é ridiculo…a população tera que ir ateh lah…entao para que colocar predios residenciais se não servirao para nada? deixem só comercial se não tem mais jeito mesmo…VOTE NÃO!!

  43. Sim ao desenvolvimento Link Permanente
    20/08/2009 17:18

    Votem sim ao Pontal. Recebam o mundo em 2014 e sejam reconhecidos como capital modelo. Precisamos de desenvolvimento, progresso e evoulução agora. Votem não e sejam riscados do mapa. Não aos retrógrados, aos autoritaristas, aos hipócritas, aos oportunistas, aos ignorantes do século passado. Não ao feudo. Sim ao primeiro mundo.

  44. Lauro Antonio Link Permanente
    20/08/2009 17:27

    Será a unica forma que poderei levar as minhas filhas para passear na orla com segurança, pois hoje é impossivel. Cade os defensores que deixaram a prefeitura junto com a câmara doar aquele nobre terreno(Beira Rio esquina com Av.Ipiranga)para a federação Gaúcha de Futebol para explorar estacionamento e futuramente construir um prédio, terreno do povo entregue de mão beijada, e ninguém se manifestou. VOTE SIM a construção mista, pois é a de menor impacto principalmente para a população do cristal.

  45. tatiana Link Permanente
    20/08/2009 17:27

    e outra estão falando que quem defende o NÃO é soh petistas, sou arquiteta e não sou ligada a nenhum partido, pelo contrario sou contra todos, só que por ter conhecimento da área sabemos do que é o melhor para a cidade, no meio academico por diversas vezes discutimos sobre o assunto. E tudo que é discutido e o potencial do lugar para ser explorado com lucros obviamente, pq ngm investirá sem lucrar, vemos que há inumeras formas de qualificar o pontal sem a construção de predios resedenciais que irão afastar ainda mais a população dali, ou vcs acham que os ricos que ali morarem vão gostar de gente por perto? ou que não irão cercar a área, que irão deixar a entrada do predio deles livre para as pessoas? santa ingenuidade!! que lucrem sem passar o povo para trás pq essa area era do municipio e foi cedida ao estaleiro, entao nada mais que justo q com o estaleiro falido q a area volte para a população, pois a area soh foi vendida para poder pagar as dividas trabalhistas das pessoas que trabalharam no estaleiro. se informem um pouco mais antes de falar tanta asneira por aqui!!! VOTE NÃO!!!

  46. 20/08/2009 17:49

    Não toleraremos palavrões e/ou ofensas pessoais. A leitora marina falou um palavrão, está sendop deletado agora. Aqui você fala o que quiser, mas com educação e argumentos. Gilberto Simon. Editor do Blog.

  47. 20/08/2009 17:54

    Digo NÃO ao Pontal, simplesmente porque este é um projeto para meia-dúzia de granfinos que vão fechar toda aquela área pra fazer marinas, shoppings, condomínios fechados. Não se enganem, depois de aprovado esse projeto, pé-rapado como eu não bota mais o pé lá dentro. Quero a orla do Guaíba para TODOS, e não para a elite porto-alegrense e pra RBS.
    NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO!!!!!!!!

  48. 20/08/2009 18:01

    Visitem esse link (http://www.youtube.com/watch?v=6ES79OfSKsw) para ajudar na sua tomada de posição. NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ORLA DO GUAÍBA!!!

  49. Sim ao desenvolvimento Link Permanente
    20/08/2009 18:25

    A Zona Sul de Porto Alegre está literalmente abandonada. Salvo um shopping center e uma fundação cultural que deram o pontapé inicial ao progresso e desenvolvimento da região. Projetos como este do Pontal visam lucros, isso é óbvio, mas também visam o processo evolutivo que tanto a população almeja mas muitas pessoas não admitem que se realizem, por medo, falta de informação técnica, retrogradação, ou apenas prazer em ser do contra. Como já disseram aqui neste site, votar sim ou não, não fará muita diferença, pois o projeto (comercial e revitalização) já está aprovado. É só pensar (no sentido e tradução da palavra). Porto Alegre está horrível, suja e degradante em grande parte dela. Votem SIM para deixarmos esta cidade com cara de metrópole, não com cara de favelas, locais sujos e abandonados, bandidagem e odores fecais. SIM PARA O PONTAL E O QUE MAIS O DESENVOLVIMENTO TROUXER.

  50. 20/08/2009 18:39

    Tatiana, é obvio que a entrada do prédio dos moradores será cercada, afinal de contas, que prédio ou casa não é cercada hoje em dia em porto alegre… Para a segurança dos moradores, a entrada do prédio será cercada sim, mas isso não faz a menor diferença para a população, já que a entrada do prédio fica a mais de 60 metros da orla. Teremos estes 60 metros de esplanada com um calçadão, ciclovias, bancos e arborização. Sem falar na avenida que separa a esplanada do início dos prédios. A distância é bem grande e ao contrário do que falaste, “os ricos” que ali morarão não serão necessariamente pessoas anti-socias a ponto de “não gostarem de gente por perto”, como disseste. Muito pelo contrário, quanto mais movimentado, mais seguro para os moradores do local e para a população que frequentará a esplanada.

    Se este projeto não for aprovado, o empreendedor acabará construindo apenas prédios comercias, o que desvalorizará completamente o local, que será frequentado apenas durante o dia! E os belíssimos bares e restaurantes que serim construidos?? Vamos abrir mão desses incríveis locais de lazer apenas por recalque de não podermos adquirir um apartamento nessa área?? Deixem esse recalque de lado! Pensem no progresso da cidade e no prazer que teremos em frequentar esses lugares incríveis e belíssimos!

    VOTE SIM PELO PROGRESSO!

  51. 20/08/2009 19:13

    PC que lavagem cerebral te fizeram, credo!!!

    É preciso ser muito crédulo para se deixar enganar tanto assim. Será que vocês não conseguem ver que cercar tudo, proibir o acesso de pessoas aos locais doados ao município é impossível, ilegal e imoral. Nem a rainha da Inglaterra conseguiria proibir o acesso de pessoas aquela área depois que se tornar pública. Por enquanto é que acessar a área é impossível pois é propriedade particular e necessita autorização para tal.

    Após a aprovação do projeto e entrega das obras, os 54% de área remanescentes serão da população e ninguém poderá impedir-nos de frequentá-la, assim como não se pode proibir ninguém de ir na Redenção, no Parcão, no Germânia ou noutro espaço público.

    Quanta ignorância, é de dar pena.

  52. 20/08/2009 19:54

    Tatiana, para seu governo estou muito bem informada sobre o assunto, tenho acompanhado de perto desde que o Gilberto Simon começou a discutir o assunto no blog. Me informei a respeito da negociaçõ da área, examinei o estudo para o empreendimento, acompanhei a alteração da lei, fui na audiência pública, enfim, procurei conhecer o máximo possível para poder opinar.

    Custo a crer que és arquiteta, porque qualquer arquiteto sabe que espaços mistos tem mais vida, mas……

    Vamos esclarecer alguns pontos:

    1º – nunca pensei em os bares e restaurantes serem sustentados apenas pelos moradores locais, o que disse e continuo afirmando é que empreendimentos mistos, comerciais e residenciais, mantém os espaços com mais vida. Repito, vide o nosso centro.

    2º – quanto a área retornar para o município, só se a Prefeitura desapropriar o terreno (não sei com que dinheiro), pois como bem dissestes a área foi vendida para gerar os recursos necessários ao cumprimento das obrigações trabalhistas da massa falida. O empreendedor PAGOU pela área, investiu o seu capital no negócio e está buscando o melhor retorno. No nosso regime, isto é o esperado e o desejável.

    3º – quanto a cercar os prédios e os ricos afastarem a população de lá, já foi muito bem respondido pela sra. Carla.

    Vou repetir as tuas palavras: se informem um pouco mais antes de falar tanta asneira por aqui.

  53. Filipe Wels Link Permanente
    20/08/2009 20:00

    Tatiana, entao sugiro que voce estude tambem o Direito, alem da Arquitetura, para saber que a orla é, por lei, de acesso público.

    Porque o centro de POA é perigoso de noite, fica um deserto? Ja experimentou andar no centro as 10 da noite? A resposta é simples: porque ninguem quer morar lá! O uso misto no Pontal vai justamente garantir o movimento e a segurança que precisamos.

    Se voce conhece o projeto, sabe que, alem dos predios, sera construida uma rua de 4 faixas. Os ” ricos” que comprarem os predios vao tambem fechar a rua so pra eles, entao? Porque so assim podem barrar o acesso á área de laser.

    Pense, refilta! Tenha um pouco de razao e busque analisar um pouco o outro lado! Deixe de ser movida por ideologias, dogmas, argumentos e pensamentos doutrinarios! Um pouco de razao e de auto-crítica nao faz mal a ninguem.

    Como disseram em cima” hoje o lugar é público, amanah será privado!”. Sabemos que nunca foi publico. Nao ha nenhum, repito, nenhum argumento coerente a favor do Nao. O que sao paixoes ideologicas e doutrinárias.

  54. Carlos Gasparetto Link Permanente
    20/08/2009 22:01

    Santa ignorância!!! Primeiro, parabéns ao Gilberto Simon, pelo trabalho nessa campanha, assim como pelo Porto Imagem, o melhor site de imagens de PoA. Infelizmente, acho q ganhará o não. É triste ler algumas coisas como “riquinhos com dinheiro para comprar apartamentos caríssimos”, “burgueses que querem tomar o que é nosso”… é mta besteira. Esse pessoal (certamente de esquerda) não quer desenvolvimento para a cidade. É o cúmulo da inveja, “se eu não posso, não quero q ninguém possa”, chega a ser infantil… eu mto pelo contrário, adoraria ver a área abandonada há decadas, transformada em empreendimento de 1º mundo… mesmo não tendo condições morar lá. Eu me pergunto pq ninguém é contra a vila q toma conta da Av. Guaíba e tira a “vista pro rio”? Pq são pobres? Chega desse coitadismo… obra social tem q ser grandes empreendimentos, que geram empregos e renda e não esmola no estilo “bolsa família”. Chega de viver na cidade de prédios velhos, sujos e abandonados, como os que dominam a paisagem do centro. Olhem as cidades desenvolvidas com orlas… a população respira, vive a orla. Eu mesmo serei dos primeiros a visitar o restaurante à beira do rio ali no pontal, se Deus quiser!!! Ao pessoal da esquerda, o pessoal do não… adotem algumas das 600 praças atiradas aos marginais, drogados, ao lixo nessa cidade… preservem o q já existe, ao contrário de invejar e botar minhoca no pouco q fazem de bom por aqui… ou senão quiserem, mudem-se pra Cuba… lá é tudo bem abandonado e Havana tem uma baita orla todinha pra vcs. Boa viagem e mandem um postal!

  55. 20/08/2009 23:05

    se seis prédios de 42 metros de altura forem construídos ali, o precedente estará obviamente aberto. e aí acabou a nossa orla – prédios por todos os lugares, pois não se enganem, esses caras são insaciávaies, querem dinheiro a toda custa, querem shoppings, etc… se quiserem construir ali um prédio de 3, 4 andares, vão em frente. agora, 40 metro tchÊ! isso é palhaçada! e a ilha de calor para quem mora ali atrás? e construção de vias, com asfalto que impedem a absorção se água para o solo, não poluem? impacto ambiental quase zero? pelo amor de deus, não sejam ingenuos de acreditar nessa piada…

  56. 20/08/2009 23:34

    A área em questão não foi uma concessão da prefeitura para o estaleiro usar ? ? não seria mais correto criar áreas de passeio para população e uma área comercial com bares, restaurantes de concessão publica sem prédios, o que geraria mais empregos, ja vão construir mais espigões ao lado do shopping, há necessidade de mais prédios na área? !! o empreteiro vai é encher o bolso isso sim !! vai ser uma tranqueira de trânsito vai ser feio eu prefiro NÃO……

  57. Genésio Gomes Link Permanente
    20/08/2009 23:35

    Voto SIM. Odeio a ignorância desse pessoal da esquerda que é sempre contra a evolução de tudo. Vocês tem que estudar mais para ver o que o socialismo trouxe de atraso para os países comunistas e para o “povo”. Se vosse pela vontade deles, eles construiriam um muro de Berlim alí no pontal…

  58. Fernando Gusmão Link Permanente
    20/08/2009 23:39

    Em relação ao Projeto Pontal do Estaleiro, parece ser muito bom para a nossa cidade, o que poderia revolucionar o desenvolvimento, o crescimento, a cultura, o turismo, tudo…
    Eu achei maravilhoso. O Guaíba poderia ser mais valorizado, prestigiado e quem sabe, mais limpo!!!
    Hoje só vejo lixo, mau cheiro, perigo, há ladrões, drogados em quase toda a orla do Guaíba!!!
    Não consigo entender a sua opinião das pessoas de serem contra, sei que falam de questões ecológicas. Mas, seria só um pedaço desse lugar, não é toda a orla… que é enorme… Mas, vejo as pessoas que são contra: NÃO HÁ ARGUMENTOS convincentes!!! São poucos, muito poucos… contra os benefícios que esta cidade pode ganhar com esse Projeto!!!

    Eu voto SIM !

    SIM ao progresso,
    SIM ao desenvolvimento sustentável,
    SIM ao emprego,
    SIM a renda,
    SIM ao turismo,
    SIM a segurança,
    SIM a valorização da orla,
    SIM ao PONTAL !!!!!

  59. Mago Babidi Link Permanente
    20/08/2009 23:41

    Tatiana seria uma arquiteta ulbra? Sem ofensas!

  60. Cássiano Moraes Link Permanente
    20/08/2009 23:43

    Pq vocês sempre são contra as coisas bem feitas? Vocês devem achar bonito as favelas da Ilha dos Marinheiros pq é do povo…
    Ninguém se preocupa em deixar um lugar mais bonito como é feito nos países mais evoluídos. Sob a alegação que é um espaço público (o que o pontal não é…) tem que deixar o lugar feito para que seja do povo…
    Vocês merecem um lugar feio para morar mesmo. Lugares como Cuba…

  61. Hélio Castor Link Permanente
    20/08/2009 23:49

    Voto pelo bonito…
    Voto pelo moderno…
    Voto pelo novo…
    Voto pelo racional…
    Voto por um Guaíba mais bonito…
    Voto por uma cidade mais bonita…
    Voto SIM!!!

  62. Mago Babidi Link Permanente
    21/08/2009 1:08

    Não posso votar porque meu título não é de POA.
    Se estivésse, seria SIM!

  63. 21/08/2009 1:38

    Entrei no blog e fiquei perplexo ao me deparar com alguns depoimentos. Como é possível alguém ser contrário a um empreendimento deste quilate?

    Voto SIM por um crescimento sustentável da nossa cidade. SIM AO PONTAL.

  64. Denise-SIM! Link Permanente
    21/08/2009 11:45

    Voto SIM.
    Voto pelo progresso. E um recado para os que votam pelo Não: o PT era governo municipal na época do leilão. Se fossem a favor de que o espaço, agora tão defendido, fosse de uso público, deveria ter tomado atitudes em defesa do mesmo naquela época.

  65. AcesHigh Link Permanente
    21/08/2009 12:10

    Respondendo ao post do João

    “se seis prédios de 42 metros de altura forem construídos ali, o precedente estará obviamente aberto. e aí acabou a nossa orla – prédios por todos os lugares”

    Bobagem. Poderia-se dizer que o precedente já foi aberto pela construção dos prédios (mais altos) ao lado do shopping Praia de Belas e do Barra Shopping Sul. Ou pelos hoteis que o Inter pretende construir ao lado do Beira Rio.

    Ou pelo CENTRO de Porto Alegre, que tá cheio de prédio nas margens do Guaiba.

    “pois não se enganem, esses caras são insaciávaies, querem dinheiro a toda custa”

    hmmm… qto discurso ideológico furado.

    “se quiserem construir ali um prédio de 3, 4 andares, vão em frente. agora, 40 metro tchÊ! isso é palhaçada!”

    só em POA mesmo pra achar alguem achando muita coisa um prédio de QUARENTA metros de altura.

    ” e a ilha de calor para quem mora ali atrás?”

    pelo jeito tu NEM MESMO conhece a área… NINGUEM mora ali atrás… tem um MORRO atrás do Pontal, e o morro é mais alto que os prédios que serão construídos!

    ” e construção de vias, com asfalto que impedem a absorção se água para o solo, não poluem?”

    já tem uma via asfaltada ali…

    “impacto ambiental quase zero? pelo amor de deus, não sejam ingenuos de acreditar nessa piada…”

    pode deixar, não serei ingenuo de acreditar na piada do NÃO.

  66. 21/08/2009 15:21

    Meu Deus! Quanta ignorância… Voto pelo SIM porque não tenho complexo de inferioridade (adoraria ter um milhão de reais para adquirir apto naquele local).
    Adoro o sucesso, a beleza, o bom gosto, o chic, a inteligência. A turma do atraso é contra o projeto porque eles não têm cacife social e invejam os que têm. Faço minhas as palavras de Hélio Castor e de todos os que, de forma inteligente, se manifestaram pelo SIM.
    Abaixo a ignorância, o atraso e a inveja…

  67. Mago Babidi Link Permanente
    21/08/2009 15:25

    Se as construções residenciais do pontal não saírem, ADEUS construções residenciais do Beira-Rio também. Entro na briga!

  68. 21/08/2009 15:43

    Mas quanta asneira dessa gente ao afirmar que a construção de prédios altos no Pontal irá comprometer a luz solar, os ventos, a fauna, a flora, hahahahahahahah. Existe mais gente de viseira do que eu pensava…Preferem aquele lixão, mendigos, drogados, marginais…Por acaso o povão costuma frequentar aquele espaço? Me poupem, por favor…
    A orla tem 72 km e toda essa polêmica é apenas por causa daquela pequena ponta…
    Isso é que é “nivelar por baixo”.

  69. 22/08/2009 0:39

    Por favor me ajudem…………………….

    Se a minha sessão eleitoral não está na lista, eu posso votar em qualquer uma outra??

    • 22/08/2009 16:40

      Olá Ramone!
      Não é pela seção eleitoral, e sim, pela ZONA. Vc ve na lista onde tem locais para a sua zona e pode ir em qualquer colégio que estiver na lista daquela zona. Por exemplo, eu voto na zona 113ª, seção 189. A seção 189 não interessa saber. Vou na lista e procuro o 113ª. Na lista, há vários colégios. Pode ir em qualquer um deles. Espero que tenha ajudado. Abraço

  70. Vinicius Link Permanente
    23/08/2009 0:32

    kra, pelo q entendi até agora, vai ficar assim…

    vão reformar a orla, vai ter a parte publica pra acesso a todos juntamente com as lancherias ou seja lah o q for, e uma area com edificios onde vão ter moradores, na qual eu ñ vejo problema de ter, vai ser até bom pra ser um ponto turistico,podendo gerar mais renda, pra mim ta bom, pois é só akele local q eu ñ gosto e passo td o fds d bike,

    meu voto é sim!!!!!!!!!
    só esse negocio de impacto ambiental axo q deveria ser mais divulgado q é mais importante…

  71. Guilherme Link Permanente
    23/08/2009 10:40

    Voto sim.
    e convoco a todos que votarão não a ir no dia 30 de agosto (domingo que vem) fazer um mutirão de limpeza e retirada de entulhos e que fiquem la de noite vigiando a area, pois dai sim, eu irei la tomar meu mate tranquilo junto com toda a população que “vai ter tirada seu direito de ir e vir”, combinado?
    PS> isso parece uma criança gritando por que a outra pegou seu brinquedo que estava largado em um canto, mas que agora quer brincar…

  72. 07/01/2011 10:06

    Sou de NH, mas adorei o Blog. Fico possessa quando trago amigos pra conhecer o Sul e não tenho pontos turísticos seguros para levá-los. E o que terei para mostrar aos meus amigos que moram nas belas capitais nordestinas? O que afinal tem aqui que os gaúchos se orgulham tanto, eles devem se perguntar sem ter respostas.
    Me assusta a quantidade de pessoas desinformadas que não se dão ao trabalho de ler sobre o projeto e ficam xingando e falando bobagem.
    O projeto visa Revitalizar uma área que hoje está sucateada e justamente oferecer infra-estrrutura de lazer com segurança para a cidade.
    Parabéns à equipe do blog! Vejo este blog como uma crítica muito edificante, os textos aqui deveriam ter ummaior alcance para informar a população e fazercom que a mesma pressione e cobre os legisladores para que estes efetivamente façam algo pela Capital dos Gaúchos e pelo RS!

  73. 03/02/2011 22:05

    Primeiro a orla era mato e um estaleiro-ferro-velho, agora vai ser prédios e hotéis à beira-rio. Ou todos estavam dormindo até hoje, ou ninguém tem imaginação para criar projetos que melhorem nossa cidade. Instalar shoppings e hipermercados nas áreas que poderiam servir para múltiplos fins (cultural, estético, ecológico, esportivo, econômico…) é a pura expressão da burrice.

  74. 14/02/2011 14:53

    Por que nao protestam contra shoppings e condomínios horizontais q proliferam na Zona Sul, nos quais o impacto ambiental é muito maior q o do Pontal?

    É indispensável a presença de moradores locais para q haja movimento 24hrs por dia. Além de promoverem a manutenção e a limpeza do local, será dificultada a presença de mendigos, vândalos e usuários de drogas durante a noite.

    Os parques e praças mantidos pela prefeitura encontram-se degradados e decadentes, sem qualquer tipo de fiscalização. Precisamos de mais um espaço desses?

  75. 19/02/2011 9:03

    Nossa como existe gente ignorante em Porto Alegre.

    Deveriamos batizar a cidade novamente para Jurasic Alegre.

  76. Henrique Borges Link Permanente
    13/09/2011 13:52

    Pessoal, ando meio desinformado… Alguém pode me dizer como está o andamento disto?

  77. Angelo Feliche Link Permanente
    31/07/2012 8:44

    Realmente e lamentável que pessoas sem qualquer conhecimento decidam por uma maioria omissa, continuando assim Porto Alegre sera o que e hoje, a Capital mais feia e atrasada do sul do Brasil, com uma geografia privilegiada e um povo tao medíocre e contrata tudo. Enquanto o mundo vai para frente Porto Alegre e um caranguejo, so vai para trás. Devemos ter leis que sejam a favor da cidade. O velho estaleiro so, e hoje um deposito de lixo de ratos de restos de macumba, que votou contra o projeto Portal do Estaleiro deve estar muito satisfeito, segundo sua ótica e lógica medíocre. Parabéns ao blog por levantar questões tao relevantes e importantes com a tentativa de conscientização da população, para que Urbanisticamente andarmos para frente, e melhorar e embelezar nossa cidade, ao invés de festejar “(NOIS NAO DEICHA ELES FAZER NADA, COMPANHEIROS PETRALHAS”)….Abraço a todos…Angelo

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.160 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: