Introdução

Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

Com uma população de cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes nos seus limites e 4,2 milhões na área metropolitana, Porto Alegre é o quarto maior aglomerado urbano do país e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul.

A estratégica localização da capital gaúcha a coloca no centro de negócios da rota do MERCOSUL – Mercado Comum do Cone Sul, do qual fazem parte, além do Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

Porto Alegre é reconhecida como uma das capitais de maior influência européia do país, tendo acolhido grandes levas de imigração no século XIX, principalmente de italianos e alemães.

Entretanto, a população da cidade é fruto de mais de 25 etnias, entre elas, a polonesa, a portuguesa, a japonesa, a espanhola, judeus, árabes, etc.

Também a arquitetura, inspirada em padrões europeus, é resguardada como fruto dos mais de 2 séculos de história da cidade e, em contraste com a silhueta de modernas edificações, projetam a capital como um importante centro cosmopolita.

Privilegiada pela natureza, Porto Alegre é um encontro de paisagens. Sua geografia é composta de morros que emolduram a cidade e o Guaíba, imenso lago natural onde se vislumbra um dos mais belos espetáculos da cidade: o Pôr-do-Sol.

Uma completa infra-estrutura de serviços básicos, como transportes, comunicações, saneamento, limpeza urbana, dentre outras, tornam a cidade referência nacional ao que diz repeito à qualidade de vida. Movimentadas ruas de comércio, modernos shopping centers, hotéis de categoria internacional, novíssimo aeroporto internacional, restaurantes, teatros, centros culturais, completam este cenário de alto padrão, colocando a cidade, atualmente, como o maior centro econômico, cultural, político e comercial da Região Sul do país.

LOCALIZAÇÃO

localizacao

%d blogueiros gostam disto: