Porto Alegre e o Estado são evoluídos? E estarão sempre no topo?

 UMA REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO  DE PORTO ALEGRE E O RS

Veja dois comentários muito pertinentes de dois leitores do Blog Porto Imagem, sobre o desenvolvimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul

 “E o pior é que a classe média porto-alegrense (ainda existe?) se porta como se vivessem naquela época: como europeus brancos, olhando para o resto do país como “os brasileiros”. Enquanto isso a cidade vira ruína.

Criticamos tanto os argentinos (cujo país se arruína, enquanto eles acham que ainda são a Europa do Sul) pela sua empáfia. “Macaquitos” nos chamam.

Não seremos iguais em relação ao resto do país “os baianos”, sem olhar para a própria decadência”

( Escrito pelo leitor JD )

“Interessantes palavras, JD. Já havia pensado nisso: Porto Alegre e o Rio Grande do Sul se orgulham por ter altos desenvolvimento e qualidade de vida.  

Porém, há um dado muito importante, que ninguém encherga: o Estado, e a Capital também, estão melhorando seus índices econômicos e sociais quase insignificadamente.

Enquanto isso, outros estados – e outras capitais – estão evoluindo muito, muito mais acentuadamente. Já houve um ano em que Curitiba ultrapassou Poa no IDH. Depois Poa voltou à sua posição – que não é novidade, pois o detém essa posição desde os anos 70.

O  Paraná também está alcançando o RS em diversos índices economicos e sociais. Sem falar em várias capitais que estão evoluindo a olhos vistos, com conquistas sociais, estão se tornando mais belas, estão dando saltos em urbanismo, turismo crescendo acentuadamente, etc. E enquanto isso, Poa está  sempre  parada .

Outra: estamos assistindo a um escalada de guerra política, com a oposição querendo minar tudo que não for seu gorverno.

Por tudo isso, é importante saber: não basta ser o mais desenvolvido social e economicamente: tem que EVOLUIR.

Essa lição a   Argentina   está dando ao mundo.  Décadas de desmandos estão transformando aquele, que já foi o país mais  pujante  da América Latina, em obsoleto  e mais pobre.   Justo eles , que “SE ACHAM OS MELHORES” ”

( Escrito pelo leitor Jackson )

___________________________________________

Esses comentários foram em reposta à matéria abaixo, reproduzida aqui novamente para os leitores entenderem seu contexto:

Porto Alegre era descrita, em 1932, como  “a terceira cidade do Brasil, seja pela importância econômica, seja pela beleza”.

Ao apresentá-la, o boletim especial produzido pela Camera di Commercio Italiana di Rio de Janeiro afirma que, com 200 mil habitantes a capital rio-grandense era  “uma cidade imponente”

Fonte: Bolllettino Ufficiale Della Camera di Commercio Italiana di Rio de Janeiro, 1932

Almanaque Gaúcho ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

4 respostas

  1. Pois se Porto Alegre imitasse Cuba, estaria até melhor. Como bem lembrou essa matéria, havana tem hotéis na orla, tem orla urbanizada, tem feito de tudo pra chamar turistas… completamente ao contrário da “Capital do Não”.

  2. Ainda falta muito não só pra PoA, mas sim, para Sao Paulo sonhar em se comparar a Buenos Aires.

  3. PERFEITA COLOCAÇÃO! Bom saber que não estou só.

    Muitas vezes me perguntei se o problema era comigo, pois enxergava uma cidade e estado sucateados enquanto muitos diziam que aqui era maravilhoso. Existem, sim, lugares belíssimos mas existem muitos problemas também e que não são solucionados por causa do orgulho gaúcho. Já coloquei críticas severas aqui ao chamado “ORGULHO GAÚCHO”.

    Sou gaúcho da gema e anos atrás queria que nosso estado fosse separado do resto do país porque achava que éramos melhores, mais inteligentes, mais trabalhadores, mais isso ou aquilo.

    Com os anos percebi que não era bem assim e que fui ensinado a acreditar que aqui tudo era perfeito.

    Basta viajar pelo nosso país para passar a admirar a cultura e o povo brasileiro. Os outros estados estão cada vez melhores, mais modernos e avançados. E nós? A passos de tartaruga. Isso que nem citei viajar para o exterior, pois seria uma tortura fazer uma comparação com outros locais de países emergentes.

    Aos que amam tanto o comunismo e o anarquismo, por que não viajam para Cuba e Coréia do Norte e ficam por lá… terão uma noção do verdadeiro comunismo.. Irão implorar para poder comer um macarrão com queijo, um chocolate, comprar um roupa bonita, andar de carro novo, etc…

  4. Ótimo exemplo o da Argentina. Porto Alegre, cujos habitantes “se acham” e acham a capital uma “cidade superior”, está se argentinizando.
    Porto alegre, cujos habitantes vão tomar chimarrão na cartão postal do Gasômetro achando tudo LINDO e MARAVILHOSO, na paisagem assustadora o bar flutuante caindo, barro e matagal digno de costa abandonada africana, estão todos se argentinizando.

    Porto Alegre, cujos habitantes que arrotam superioridade e politização fazem protestos contra o Pontal, contra a Ford e GM, e a favor das ruínas do Estaleiro e a orla abandonada, estão se cubanizando.

    Oh, desculpe Argentina e Cuba. Argentina dá belas demostrações de urbanismo em Buenos Aires e Rosário. E Cuba, até Cuba, tem feito de TUDO pra incentivar turismo, pra construir belíssimos hotéis na orla. Até Cuba.

    Já aqui na Capital do Não… a Capital da Resistência tem tido uma EVOLUÇÃO que assustaria até Havana.

Faça seu comentário aqui: