Pular para o conteúdo

Porto Alegre – A Modernidade Suspensa

Livro de Adeli Sell, vereador de Porto Alegre.

A capa do livro de Adeli Sell

Neste livro, Adeli analisa a cidade em que vivemos, sua vocação e potencialidades. Mas ele não se contenta apenas em constatar os problemas. Fazendo uso de sua experiência de vereador da cidade há quatro mandatos, de ex-secretário da SMIC, professor, livreiro e, sobretudo, por seu compromisso de político engajado na construção de alternativas sociais, vai atrás de soluções, propondo uma gestão pública que pense no futuro sem deixar o cotidiano de lado.

O livro propõe que haja planejamento estratégico urbano, ambiental e econômico que vá além do período de mandato de cada gestor, projetos e ações que pensem a cidade nas próximas décadas, em sua globalidade. Pois, para Adeli, não basta trocar os problemas de lugar ou maquiar o que está estragado, pois “se a cidade não for pensada como um organismo vivo e íntegro, com todos os seus órgãos saudáveis e concatenados, a capital dos gaúchos seguirá fragmentada e as desigualdades e exclusões serão cada vez mais dramáticas”.

No livro, Adeli aborda temas como a cidade legal e a cidade ilegal, mobiliário urbano, circulação e transporte, a exclusão e a inclusão social, a participação popular, além de apresentar um projeto de qualificação estética da capital, o “Pinta Porto Alegre”.

“Com este livro, tenho a pretensão de entrar em campo, jogar o jogo para vencer, sem desprezar adversários e ideias daqueles que pensam diferentemente de mim. Quero dialogar com os diferentes para construir o novo”, diz Adeli.

O livro é inteiramente ilustrado com fotos de Porto Alegre, em preto & branco, de Gilberto Simon, do Site Porto Imagem.

Algumas fotos do livro:

 

 

 

Share

3 Comentários leave one →
  1. 01/02/2011 10:22

    Obrigado por expor meu livro
    Quem quiser receber meu livro é só enviar um e-mail para
    adelisell@camarapoa.rs.gov.br
    que mandarei, sem custos, para seu endereço
    Adeli Sell
    Vereador

    • 19/11/2011 22:58

      Olá Adeli,
      É muito confortante ver que a política – feita por todos nós – não tem como representantes apenas ratos corruptos, mas pessoas como tu estão aí para colocar peso na balança do bem. Gostei muito da tua maneira de pensar descrita nesse blog.

  2. Anderson Furtado Link Permanente
    11/03/2011 11:57

    Como corretor de imóveis acho muito importatnte esta tipologia literária que nos remete a pensar os nossos conceitos urbanísticos, e adoro esta conversa entre os diversos nichos da nosssa capital onde observamos os luxuosos e pomposos designes arquitetonicos e os singelos detahes da arquitetura neo classica da nossa area central Porto Alegre,esta na hora de repensar as diretrizes evolutivas com relação a uma area central pulsante e povoada onde podemos nos sentir em casa a qualquer hora do dia ou da noite, esta nos faltando olhar para um futuro com mais liberdade onde ruas iguais a rua dos Andradas melhor dizendo, entre as rua Caldas Junior e rua General Câmara, podessem contar com bons restaurantes que nos oferecessem serviços de qualidade com mesas ao ar livre onde podessemos curtir a vista da bela praça da Alfandega com suas belas flamboian vermelhas, é isso sim é qualidade visual e bem estar, acho que devemos viajar mais para sentirmos o quanto é bom estar em casa.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.169 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: