Mais de 45 mil atividades econômicas foram impactadas pela enchente em Porto Alegre

Cerca de 17% das empresas de Porto Alegre ficaram debaixo d’água
Foto:  Gustavo Garbino/ PMPA

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), divulgou um balanço do impacto econômico da enchente que atingiu 30% da capital. Foram impactados, diretamente, 45.970 CNPJs, dos bairros Sarandi, Anchieta, Humaitá, Farrapos, São Geraldo, Navegantes, São João, Floresta, Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Cidade Baixa, Vila Assunção, Cristal, Lami, Serraria, Arquipélago e Ponta Grossa. 

O segmento de serviço foi o mais afetado, com 29.048 estabelecimentos. A indústria teve 5.496 empresas impactadas e o comércio, 11.320. Agricultura e pecuária tiveram 106 locais atingidos diretamente. Os números representam 17% das empresas de Porto Alegre e 35% da força de trabalho da cidade, cerca de 310 mil trabalhadores formais. 

A SMDET estima que as perdas nas atividades econômicas, nos últimos 10 dias, estão em torno de R$ 500 milhões. Levando em conta cada segmento econômico, calcula-se a perda direta de R$ 1,5 bilhão por cada mês que estas empresas ficarem sem operar.

Na terça-feira, 14, cerca de 70 representantes de entidades, da iniciativa privada e da prefeitura estiveram reunidos para alinhar ações emergenciais de curto prazo visando a retomada da cidade no pós enchente. A reunião foi organizada pelo Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico, na sede do Sinduscon.

Na reunião, o executivo municipal também apresentou o site prefeitura.poa.br/inundacoes que traz mapas e painéis interativos com simulações do alcance das inundações e impactos na infraestrutura da cidade. A plataforma foi desenvolvida por várias secretarias, entre elas a de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Tela do site mostrando área central de Porto Alegre com
cota de 5,35 de inundação do Guaíba

Link: https://prefeitura.poa.br/smdet/noticias/mais-de-45-mil-atividades-economicas-foram-impactadas-pela-enchente-na-capital



Categorias:Catástrofe Climáticca, Economia da cidade, Enchente

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui: