E o Pontal do Estaleiro? Que fim levou ?

Em meados de agosto, saiu na grande imprensa que em 30 dias seria apresentado um projeto para o novo pontal do estaleiro, com prédio comercial, um shopping (mais um), cuja loja ancora seria uma Leroy Merlin.

E então, estamos quase em dezembro e nada até agora.

Deverá ser um projeto meia boca, muito pior do que seria o original Pontal do Estaleiro. Os ambientalistas, no ano passado, enganaram a população e a fantástica porcentagem de 1,8% da população da cidade foi votar contra o projeto, decidindo o futuro da área. Mal sabiam eles que estavam votando apenas contra os prédios residenciais.

Os prédios residenciais não podem mais sair, e nenhuma infra-estrutura que foi prometido pelos empreendedores.

Perdeu a cidade, perdeu a população, perdeu todo mundo.

E agora, o que será que vem ? Por que o mistério ?

Fiz uma pequena simulação do que espero que venha: um pequeno shopping em formato de caixa, 1 ou 2 prediozinhos de 5 andares, com escritórios, um estacionamento, e um espaço livre, mais ou menos 50% da área toda. SEM MARINA, SEM PIER. SEM PROJETO OUSADO. Nas margens, apenas areia, vegetação, nada de urbanização de primeiro mundo como seria se o projeto fosse como o original. É triste ver uma população enganada. E ser definido os rumos da cidade por que 18 mil pessoas assim preferiram, num universo de mais de 1 milhão de eleitores. Preciso falar mais ?

Vejam o meu modelo do projeto (apenas simulação, essa imagem não é oficial):

Comparem com o original:

Como está a área hoje:

Foto: Ivo Gonçalves - PMPA

 

Share



Categorias:Pontal do Estaleiro

Tags:,

11 respostas

  1. Que eu saiba só foram vetados os prédios residenciais, todo o resto da montagem não tem porque não sair…

    Curtir

  2. Um mosquito me falou que quer indenização pra sair dali…

    Curtir

  3. “é preciso acabar com os extremismos, se não anda nunca vai para a frente.”

    Os extremismos não são o problema. O VERDADEIRO problema é que aqui nessa terrinha…não há quem MANDE. Não há quem diga: agora vai ser assim! Isso aqui é CTG sem patrão. Até um bordel tem cafetina.
    Nunca se constroi nada quando se pede opinião pra todo mundo e se tira o rabo da reta pra não se comprometer.
    O Executivo – executa. Faz. Não pede opinião. Governante com convicção e com assessoramento técnico capacitado, simplesmente decide e implementa os projetos…dita as mudanças as serem feitas. Isso é planejar..isso é pensar..isso é intervir na cidade.
    Se tem convicção…pois então que trate de colocar as ideias em prática..em vez dessa babaquice de Consultinha Popular e OP. Isso é coisa de quem não tem culhões pra assumir as ideias. Claro que há outros interesses bem mais nefastos nessas ondas de populismo. Há todo um curral eleitoral envolvido. É por isso que na hora da onça beber água (ou seja..na hora de construir tecnicamente uma cidade), eles(os gestores públicos)não sabem nem por onde começar. Se desacostumaram a pensar e sentem-se mancos sem as suas tradicionais politicagens eleitoreiras.

    Curtir

  4. Plausível sempre é, basta ter lideres serio e competentes, o que a partir do ano que vem não teremos mais, por no minimo 4 anos.

    Esse povo que é contra tudo tem muita força porque eles são organizados a muito tempo, com base nos ideais do greenpeace, wwf, etc…, que são organizações que eu sipatizo, mas as pessoas pegam esses ideais e distorcem, atrapalhando o desenvolvimento, se tornando contra absolutamente tudo que poderia acontecer na cidade. Fazem manifesto até contra a compra das girafas, que eu saiba isso não é problema em nenhum outro lugar do mundo, um zoologico ter girafas. É preciso preservar, e é preciso projetos grandiosos, basta um pouco de boa vontade e dialogo, porque querendo ou não os dois grupos querem o melhor para a cidade, é preciso acabar com os extremismos, se não anda nunca vai para a frente.

    Curtir

  5. Agora vão ficar acreditando na Indy em Poa até o final dos tempos. Mas que saco! Essa porcaria de cidade, com sua porcaria de administração não consegue nem fazer um quilometrozinho de pista no aeroporto..e lançam essa U T O P I A safada da fórmula Indy aqui….e ainda vem uma cambada de inocentes achar que é uma coisa plausível.

    Curtir

  6. Até a cidade de Guaíba votou em quem expulsou a Ford… A pressão ecoterrorista dá frutos… Não se fazem obras icônicas por medo, e se passa a simpatizar com o agressor = síndrome de Estocolmo.

    Mas ainda acho que pode sair algo bom no Pontal.
    Rezemos.

    Curtir

  7. Não nutro esperanças.

    Os “abraços” continuam !!! Agora foi no morro Santa Tereza.

    Olhem em quem o povo tá votando – na turma que expulsou a Ford.

    Olhem as reduções que tão fazendo no projeto do Cais.

    Cadê projetos de hoteis em locais cujo local é atração turistica ? Não temos nenhum hotel cuja localização seja um atrativo em si. E lugar deslumbrante não falta.

    Cadê projeto pro Santa Teresa ? N.E.N.H.U.M

    Cadê os projetos pra orla ?????

    Nem com a Copa estamos vendo nada disso.

    Curtir

  8. GILBERTO, EU VOTEI MESMO SABENDO QUE IA PERDER…É POR ISSO QUE O VOTO NO BRASIL TEM QUE SER OBRIGATÓRIO…OS GRUPOS ORGANIZADOS IRIAM GANHAR SEMPRE, POIS A POPULAÇÃO NÃO IRIA SAIR DE CASA P/VOTAR…SE O PLEBISCITO FOSSE FEITO JUNTO COM UMA VOTAÇÃO NORMAL(EXECUTIVO E LEGISLATIVO) , O RESULTADO SERIA OUTRO…MAS O MAIS ENGRAÇADO FOI LER ALGUNS “COLUNISTAS” DA NOSSA MÍDIA DIZENDO QUE A “MAIORIA” DA POPULAÇÃO DE PORTO ALEGRE TINHA EXERCIDO O SEU DIREITO DE ESCOLHA…

    Curtir

  9. Parece até que esses esquerdopatas e econazistas gostam mesmo é de uma favela. Aposto que se não fosse um projeto de prédios de luxo, mas um conjunto habitacional nos moldes da vila dos papeleiros e das novas vilas dique e nazaré para realocar os moradores da vila Padre Cacique não iriam abrir a boca para se manifestar contra a “privatização da orla”.

    Curtir

  10. Imagine a Fórmula Indy em um circuito que compreendesse o Novo Cais Mauá, a orla inteira revitalizada, inclusive no que toca o belo projeto do S.C. Internacional, passando pelo Iberê Camargo e retornando pelo Pontal do Estaleiro tal como foi concebido originalmente, tendo como plano de fundo o lago Guaíba e seu inigualável pôr-do-sol. Cenário de sonho! É uma pena que a cidade desperdice todo este potencial.

    Curtir

  11. Olha, eu fui lá e votei a favor do projeto original mas sinceramente duvido que sairia tão maravilhoso quanto os renders deles, aquilo devia ser folder para vender a idéia.

    MAS… que fique claro que eu acho a solução de uso misto melhor.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: